DOCUMENTOS HISTÓRICOS
A BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU
EXCERTO EXTRAÍDO DAS COLEÇÕES EXISTENTES NO ACERVO PARTICULAR DE NIELS DEEKE
Mensagem de HERCÍLIO DEEKE
Qualificação: Prefeito Municipal de Blumenau
Local: Gabinete do Prefeito Municipal
Tema : Mensagem encaminhada à Câmara Municipal de Blumenau, acompanhada do Projeto de Lei que instituiu a
BANDEIRA DE BLUMENAU (1)
À CÂMARA MUNICIPAL DE BLUMENAU
“Senhor Presidente: Tenho a honra de submeter à consideração e aprovação dessa Colenda Câmara o incluso projeto de lei que institui a BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU. Somente os que não podem compreender o sentido do verdadeiro patriotismo discutem, ainda, a conveniência dos símbolos municipais para estimular, no cidadão, o amor à Pátria, sempre mais acrisolado e sincero. Esses símbolos, brasão e bandeira, desde tempos imemoriais, pertenceram antes que a Estados e Nações, às comunas e aos municípios. Realmente é ensinando o indivíduo a amar e defender o seu céspede natal, a sua “Pequena Pátria”, na feliz expressão de Marcos Konder, a felicitar-se com as suas alegrias e a entristecer-se com as suas dores, que se lhe incute o verdadeiro amor à Pátria comum. O cidadão não pode se sentir empolgado por sentimentos de afeição e de carinho para com o país que o viu nascer, sem que manifeste, antes, entranhado amor ao pedaço de terra em que veio à luz, onde passou a sua infância, a sua mocidade, aconchegado à ternura maternal e sob a solícita vigilância de pais extremosos. É a natureza que cerca a nossa aldeia natal; são os encantos das suas matas, das suas flores, dos seus rios, do seu sol e do seu céu; é a bondade da sua gente e o equilíbrio dos seus homens públicos, e o civismo dos seus soldados que acendem em nossos corações a centelha de patriotismo capaz de todos os sacrifícios, de todas as renúncias pela grandeza e felicidade da Pátria. Foi animado por esse pensamento que determinei a elaboração de um projeto de bandeira para o nosso município, inspirado em razões sentimentais e históricas. Na verdade os motivos e cores do modelo, que junto, não foram escolhidos a esmo. As cores vermelha, branca e amarela, foram as mesmas das fitas e laços com que, em 1865, as mulheres blumenauenses enfeitaram a bandeira imperial que os 56 voluntários, que Blumenau mandou aos campos do Paraguai, levaram consigo para o teatro das lutas, em defesa da honra, do brio e da dignidade do Brasil. Não poderiam, portanto, serem outras as cores escolhidas para a Bandeira Municipal. Presentes, continuamente, aos olhos e ao coração dos munícipes, das crianças e da juventude das escolas de um modo especial, essas cores nos apontarão sempre o caminho do dever para com a Pátria estremecida, desde o do esforço físico e intelectual para fazê-la grande, forte e respeitada, até a suprema renúncia da própria vida para vê-la sempre respeitada e digna do seu passado inconspurcado e das suas tradições gloriosas. Apresento a V.Exa. com minhas saudações, as expressões da minha estima e consideração. HERCÍLIO DEEKE – Prefeito Municipal”.
O Projeto de Lei que institui a Bandeira do Município, tem redigido seus artigos da seguinte forma :
Artº 1º - Fica instituída a Bandeira de Blumenau que, juntamente com o Brasão adotado pela Lei nº 19, de 21 de junho de 1948, passará a ser um dos símbolos do Município.
Arº 2º - A Bandeira de Blumenau obedecerá aos tamanhos regulamentares e consistirá em campo de quatro listas vermelhas e três brancas, em sentido horizontal, tendo ao centro, sobreposto a uma esfera amarela, o Brasão do Município, em suas cores oficiais.
Artº 3º - O uso da Bandeira de Blumenau será obrigatório em todas as repartições escolas municipais, observadas, quanto ao seu hasteamento e ordem de precedência, as leis e determinações federais e estaduais.
Gabinete do Prefeito Municipal de Blumenau , em 15 de novembro de 1964
HERCÍLIO DEEKE – Prefeito Municipal
Referenciais : Atos Administrativos do Prefeito Hercílio Deeke ano 1964
Mensagem de HERCÍLIO DEEKE
Qualificação : Prefeito Municipal de Blumenau
Local : Gabinete do Prefeito Municipal
Tema : Mensagem encaminhada à Câmara Municipal de Blumenau, acompanhada do Projeto de Lei que instituiu a BANDEIRA DE BLUMENAU
Data : 15/10/1964
Documento : Cópia, produzida por papel-carbono, datilografada da mensagem. Uma folha estampada com o escudo armorial e o timbre municipalidade, datada de 15/10/1964 – constante no documentário “ O Executivo em Foco” – atos administrativos do prefeito Hercílio Deeke. Colecionada por Niels Deeke, integrando o espicilégio de Discursos de Hercílio Deeke. Arquivo Particular Niels Deeke.
Y
Notas – Escólios de Niels Deeke
1) A revista “AGORA” editada em Florianópolis pela “Associação de Amigos do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina” ; ano I, nº 1, junho de 1985, páginas 27 a 32 ( Exemplar constante do acervo de Niels Deeke) , em artigo sob o título “A Bandeira do Município de Blumenau” (Y)- trabalho de autoria do eminente heraldista doutor Edison Mueller (Y), contém em parte de seu texto a seguinte informação : “A nossa bandeira foi instituída pela Lei municipal nº 1.287, sancionada em 20 de novembro de1964 (Y), pelo saudoso Prefeito e benquisto cidadão sr. Hercílio Deeke. Porém, ela só foi apresentada aos munícipes blumenauenses (Y) e desfraldada publicamente pela primeira vez em cerimônia realizada no dia 04 de abril de 1965. Nessa data, em ato solene e a convite da Câmara de Vereadores, a esposa do citado Prefeito Municipal, Sra. Namy Deeke, confiou a primeira bandeira do município, ricamente confeccionada em gorgurão de seda, a uma “guarda de honra”, composta de moças da sociedade blumenauense, que, marchando à frente da “Banda de Música Municipal”, percorreu as principais ruas da nossa cidade, sob aclamação geral. No dia seguinte a “Bandeira do Município” foi hasteada na fachada do edifício da Prefeitura, juntamente com a “Bandeira Nacional” e a “Bandeira do Estado de Santa Catarina (Y) “.
----------------------------------------------------
A BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU. Instituída pelo Pref. Hercílio Deeke através da Lei nº 1.287 de 20/11/1964 Vide Rel. Neg. Adm. Pref. Hercílio Deeke ano 1964 p. 21 e 22.
BANDEIRA DE BLUMENAU. Foi pela primeira vez apresentada ao público em 04/4/1965. Vide Relatório dos Negócios Administrativos do Prefeito Hercílio Deeke ano 1965 p. 100 – acontecimento do dia.
ESCUDO ARMORIAL DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU : Adotado através da Lei nº 19 de 21/6/1948. Vide Rel. Neg. Adm. Pref. Hercílio Deeke ano 1964 p. 21. Vide p. 01à 04 do Livro do Centenário de Blumenau- título : “ O Escudo d’Armas do Município de Blumenau”- texto de autoria de José Ferreira da Silva.
LEI MUNICIPAL Nº 1.287, SANCIONADA EM 20 DE NOVEMBRO DE1964 . Somente referida como instituída, in relatório Neg. Adm. Pref. Hercílio Deeke ano 1964 p. 114- acontecimento do dia.
APRESENTAÇÃO DA BANDEIRA DO MUNICÍPIO : Em 04/4/1965 foi apresentada ao público, por Dona Namy Deeke, esposa do Prefeito Hercílio Deeke- que encontrava-se ausente no Rio de Janeiro - a Bandeira do Município de Blumenau Vide Relatório dos Neg. Administrativos do Prefeito Hercílio Deeke ano 1965 p. 29 onde consta a descrição da cerimônia levada a efeito.
----------------------------------------------------
Y BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU. Instituída pelo Pref. Hercílio Deeke através da Lei nº 1.287 de 20/11/1964 Vide Rel. Neg. Adm. Pref. Hercílio Deeke ano 1964 p. 21 e 22.
Y BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU.. Foi pela primeira vez apresentada ao público em 04/4/1965. Vide Relatório dos Negócios Administrativos do Prefeito. Hercílio Deeke ano 1965 p. 100 – “Acontecimento do dia” Apresentação da Bandeira do Município de Blumenau : Vide Relatório dos Negócios Administrativos do Prefeito Hercílio Deeke -ano 1965 p. 29 onde consta a descrição da cerimônia levada a efeito.
y BANDEIRA DE BLUMENAU.. Foi pela primeira vez apresentada ao público em 04/4/1965. Vide Relatório dos Negócios Administrativos do Prefeito Hercílio Deeke ano 1965 p. 100 - acontecimento do dia.
y BRASÃO DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU : Adotado através da Lei nº 19 de 21/6/1948. Vide Rel. Neg. Adm. Pref. Hercílio Deeke ano 1964 p. 21. Vide p. 01à 04 do Livro do Centenário de Blumenau- título : “O Escudo d’Armas do Município de Blumenau”- texto de autoria de José Ferreira da Silva.
y DR. EDISON MUELLER . Polígrafo, Heraldista, Artista Gráfico. Sócio Benemérito do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. O Dr. Edison Mueller, nascido a 23/4/1938, filho do Sr. Deoclydes Muller, este nascido em 17/01/1909 e falecido em 12/7/1969 e de Rosa Ruth ( Roza Ruti Mueller - Rosinha) do Nascimento, nascida em ...............e falecida, aos 88 anos de idade, em 08/6/2008 em Blumenau SC. Edison Mueller foi registrado como Mueller enquanto seu pai constava como Müller. Dentre as variadas atividades exercidas, como renomado heraldista e escritor blumenauense, foi também Vice-Presidente da “Fundação Casa Dr. Blumenau” nos anos setentas ( 1972-1977).
y LEI MUNICIPAL Nº 1.287, SANCIONADA EM 20 DE NOVEMBRO DE 1964 . Somente referida como instituída, in Relatório Neg. Adm. Pref. Hercílio Deeke ano 1964 p. 114- acontecimento do dia.
y APRESENTAÇÃO DA BANDEIRA DO MUNICÍPIO : Vide Relatório dos Negócios Administrativos do Pref. Hercílio Deeke ano 1965 p. 29 onde consta a descrição da cerimônia levada a efeito.
y BANDEIRA DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Logo após o Golpe de Estado em 10/11/1937 (Quarta-feira), deflagrado por Getúlio Vargas, o ditador, num primeiro e muito simbólico ato “Solene” do Estado Novo, determinou a “queima” de todas as Bandeiras dos Estados em 19/11/1937.
Niels Deeke memorialista em Blumenau Santa Catarina
Arquivo de Adalberto Day