“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

- Olimpíco 100 anos de História.

No dia 16 de agosto de 2019 recebi em nossa residência as 13:30 horas , a Camisa "100 Anos" do Clube Grená - Grêmio Esportivo Olímpico de Blumenau. Foram confeccionadas apenas 100 camisas. A honra foi me concedida pelo atual presidente do Clube Grená Braulino Pontes, que já foi Goleiro do Fluminense RJ, Figueirense, Blumenau Esporte Clube entre outros clubes. 
 
História: 
O Olímpico foi fundado em 14 de agosto de 1919, e desativou seu futebol profissional em 1970. Este foi o palco que viu por duas vezes a única equipe de futebol de Blumenau ser campeã do Estado, em 1949 e 1964.
Neste belo estádio e com um gramado invejável, atuaram grandes jogadores do futebol brasileiro: Pelé, Garrincha, Zito, Barbosa, Belini, Paulinho de Almeida, Sabará, Teixeirinha e tantos outros. Clubes como : Santos, Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo, Fluminense, Grêmio....
Hino do Olímpico: Autor do Hino Márcio Volkmann/Edson da Silva
Forte és, alvi-grená
Por tua história, teu valor
Pela camisa reluzente
Pelo grito do torcedor
Estribilho
Olímpico, Olímpico,
O teu verbo é vencer
Olímpico, Olímpico
És a razão do meu viver
A baixada das conquistas
Na Alameda das vitórias
Fez surgir esse gigante
Uma paixão de muitas glórias
(repete o estribilho)
Para quem quiser ouvir,
Com orgulho vou cantar
É grená meu coração
Para sempre vou te amar.
(repete o estribilho)
Antiga arquibancada do G.E. Olímpico Arquivo: Evelin Koterba
Pelé e Garrincha jogaram no tapete verde da Baixada. Pelé jogou pelo Santos contra o Olímpico de Blumenau no dia 30 de agosto de 1961. O placar foi 8 a 0, com cinco gols marcados pelo rei. Já Garrincha, "o anjo das pernas tortas", atuou no Estádio da Baixada com a camisa do Olímpico no dia 30 de agosto de 1969. O adversário foi o Caxias de Joinville. Torneio chamado "Vera Fischer" homenagem a então eleita Miss Brasil de 1969 - moradora do bairro Velha em Blumenau.
O Olímpico não foi só forte no futebol, mas também no amadorismo. A história de Waldemar Thiago de Souza confunde-se com a do atletismo catarinense. Nascido em 1926 , na localidade de Espinheiro (Ilhota), veio para Blumenau ainda jovem. Durante décadas foi o quase que imbatível atleta fundista de 5 mil e 10 mil metros. Representou Santa Catarina pelo Brasil, levando o nome de Blumenau além-fronteiras na década de 40 Ele representa todo o sucesso do Clube Grená no atletismo, como a família Belz , Paulo Zimmer, Mara Furmann e tantos outros.
Vídeo dos 3 gols de Rodrigues na final de 1964 - Narração Alvaro Correia e Edemar Annuseck
Para saber mais acesse : - “O Foot-Ball Club Blumenauense”.
Arquivo de Adalberto Day

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

- Pelé, o livro!

- Rádio Blumenau "Arca da Aliança"
No dia 21 de outubro/2010, fizemos uma visita surpresa ao Programa Show de Bola dos amigos Amauri Pereira e Marciano Régis. O programa é realizado pela dupla dinâmica do Rádio futebolístico blumenauense de segunda/sexta na Rádio Blumenau - Arca da Aliança AM 1260 , sito à Rua Dr. Amadeu da Luz,31 Sala 3, - Centro - Blumenau, SC - das 17:00 as 19:00 horas.
Obs:. lamentavelmente demitidos assim como todos da equipe a partir do dia 23 de janeiro 2015;  Uma grande perda de audiência para emissora e para a comunidade de Blumenau.
Amauri - Adalberto - Marciano
Na oportunidade, entregamos um livro da autobiografia do Rei Pelé.
Amauri Pereira nos presenteou com um livro 50 anos JASC - Arthur Schlosser e a criação dos  JASC - jogos abertos de Santa Catarina.
Marciano Régis nos entregou um belo distintivo do XV Indaial - antigo XV de Outubro da cidade de Indaial.
__________________________
Durante 1 hora podemos discorrer sobre esportes em geral de nossa cidade.
Comentamos sobre a vinda de Pelé que jogou em Blumenau em 30 de agosto de 1961, e na oportunidade o Santos derrotou o Olímpico por oito a zero, com 5 gols de Pelé e 3 de Cabralzinho. Segundo muitos que assistiram o jogo, na realidade 1 dos gols atribuído a Pelé, foi de Formiga .
Porém na revista Placar consta 5 gols de Pelé conforme imagem a esquerda.
Destacamos grandes craques do passado, e estádio do Amazonas. Relembramos que após o jogo contra o Santos, no dia 1º de setembro de 1961, o Olímpico é campeão da cidade na prorrogação vencendo o Amazonas por 1x0, gol de Orio. No tempo regulamentar o placar foi dois a dois. Nos dois jogos anteriores o Olímpico venceu o primeiro jogo por 2x0, no segundo jogo o Amazonas deu o troco no estádio da Empresa Industrial Garcia vencendo ao time Grená pelo placar de 3x1.
Destaque negativo do jogo derradeiro onde o Olímpico se tornaria campeão da cidade, foi que após o gol de Orio na prorrogação, um torcedor do Olímpico morre de um ataque fulminante do coração. A arquibancada e todo estádio estavam lotados neste dia.
Falamos sobre o BEC - Palmeiras, Metropolitano, Olímpico principalmente do ano de 1964, quando o clube grená da baixada derrotou o Internacional da cidade de Lages pelo placar de três tentos a um - gols de Rodrigues, sagrando-se pela segunda vez campeão estadual. O jogo foi realizado no dia 25 de abril de 1965.
Também fizemos um relato da passagem dos 90 anos de história do Clube Náutico América, completados dia 20/outubro. Uma história que se mistura a cultura e tradição de nossa gente.
Durante a entrevista/visita, nosso amigo Vascaíno Valmir "Verde que te quero Verde" ligou, como também o Sérgio de Oliveira, que fez um breve comentário elogiando nosso trabalho perante a cultura de nossa cidade.
Agradecemos a acolhida da diretoria e funcionários da Rádio Blumenau - Arca da Aliança e em especial ao Amauri Pereira e Marciano Régis que nos ofertaram um delicioso café no intervalo, para a Oração da Ave Maria do nosso querido Padre João Bachamnn.
___________________________
Acesse :

Pelé, simplesmente ele!
PARTICIPE dessa lembrança sobre a vinda de Pelé em Blumenau. Faça seus comentários no BLOG e inclua suas informações que serão importantes para nossa história.
Curiosidades: Pelé recebeu este nome em homenagem a Thomas Edison, o inventor da lâmpada.  Seu Dondinho pai de Pelé, colocou o nome de Edison pois a energia elétrica estava chegando a região. Sim na certidão original de Pelé está o nome de Edison, e não Edson, como também por erro a data de nascimento que aparece na certidão é o dia 21/outubro/1940. Faleceu em 29 de dezembro de 2022 aos 82 anos  , em São Paulo no Hospital Albert Einstein as 15:27min. Causa da morte, falência múltipla dos órgãos. O velório em Santos no Clube Santos Futebol Clube.
No carinho da família, Pelé era simplesmente o "DICO".
Cinco Sim
O pesquisador Adalberto Day, que tem vasto material sobre a passagem de Pelé pela cidade, afirma não haver dúvidas sobre os cinco gols do Rei naquele jogo. Mais tarde, garante, surgiu a história de que um gol marcado por Formiga teria sido dado a Pelé. - Mas valem os registros. Na súmula do jogo e na contagem dos 1.000 gols de Pelé, constam cinco gols marcados por ele neste jogo - destacou.
Garoto propaganda
Adalberto Day lembra também que, após a partida, Pelé esteve na Artex (atual Coteminas), fazendo fotos para uma ação publicitária das toalhas da empresa.
Publicado no Jornal de Santa Catarina páginas 28,29 Esportes, sábado e domingo 23/24/10/2010. Jornalista Everton Siemann.
Observação : Comentei ao jornalista que Pelé esteve na Artex, mas foi antes do jogo. Quanto a ele Pelé ter feito cinco gols, não afirmei, apenas disse que assim me foi relatado e que na revista placar e na contagem dos 1.000 gols de Pelé, constam 5 gols do Rei neste jogo.
Arquivo de Dalva e Adalberto Day

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

- TV em SC !

TV EM SANTA CATARINA !
Por :Carlos Braga Mueller (foto) (Jornalista e ex-apresentador da TV Coligadas)
O pioneirismo em comunicações na cidade de Blumenau começou com a instalação da primeira estação de rádio no Estado: a PRC-4 Rádio Clube de Blumenau, nos anos trinta do século passado. Decorridos mais trinta e poucos anos, outro pioneirismo: a inauguração oficial, inaugurada (31 agosto de  1969, em caráter experimental a partir de 06 de maio de 1969) e foi ao ar oficialmente  no dia 1º de setembro de 1969 em Blumenau com o nome de TV Coligadas canal 3. , primeira emissora de televisão catarinense a emitir sinais locais para uma plateia que até então só recebia imagens de canais paranaenses ou gaúchos. A TV Coligadas passou por muitas mãos desde que foi inaugurada, mudou de nome, hoje é a NSC-TV Blumenau. Mas naquele longínquo sessenta e nove, quando o rock e a bossa nova faziam sucesso, foi a iniciativa de três ousados blumenauenses que proporcionou o surgimento da TV Coligadas: Caetano Deeke de Figueiredo, que na época era empresário do ramo de cinemas; Wilson de Freitas Melro; um dos proprietários da rede de emissoras de rádio conhecida como "emissoras coligadas de Santa Catarina", e Flávio Rosa, também sócio dessa rede. Logo veio juntar-se a eles Flávio de Almeida Coelho.
Tal ação era resultado de um trabalho hercúleo: a equipe para irradiar essas imagens tinha que enfrentar a tortuosa subida do Morro do Cachorro, onde o transmissor já estava instalado, e dali, numa pequena construção que abrigava os equipamentos, faziam a transmissão.
A imagem criada por Beto Fausel no final dos anos 60 mostra o logotipo da TV Coligadas, canal 3, de Blumenau. 
Mas em 1º de setembro de 1969 o estúdio instalado na Rua Getúlio Vargas, nº 32, no centro de Blumenau, tinha sido dotado de tudo o que uma emissora precisava; a programação havia sido contratada com uma rede que tinha apenas cinco anos de vida e havia sido batizada de Rede Globo; a equipe de apresentadores e técnicos estava afiada, depois de treinar durante trinta dias sem parar. Os noticiários e programas de variedades eram apresentados por gente nossa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...