Os 60 anos da primeira conquista do Olímpico, campeão de 1949
Time do Pirata
Equipe do Grêmio Esportivo Olímpico, campeão de 1949, com o carneiro mascote Pirata. Neste registro, feito em Blumenau, aparecem, em pé (partindo da esquerda), Arthur, Onório, Pachequinho, Jaeger, Oscar e Jalmo. Agachados: Testinha, Nicolau, Juares, Aducci e René. O Olímpico venceu o Avaí por 4 a 1, na final, em Florianópolis. Os gols foram marcados por Juares (3) e Testinha (1). Também atuaram na partida final os jogadores Arécio e Walmor Belz. A decisão ocorreu no dia 7 de maio de 1950. (Foto: Arquivo de Adalberto Day)
A primeira partida da decisão foi em Blumenau no estádio da Baixada e o Olímpico aplicou uma goleada histórica no Avaí, pelo placar de 6x1, esta partida foi no dia 30/ abril/1950, os gols do Olímpico: Juares (2), Nicolau,,René, Walmor e Testinha.
A decisão:
O jogo decisivo foi em 07/ maio/ 1950.
. A equipe do Olímpico estava convicta que poderia conseguir um belo resultado em Florianópolis e trazer o titulo para Blumenau. Os jogadores não mudaram suas rotinas da semana que antecedia a grande decisão em Florianópolis. Além dos treinamentos alguns jogadores cumpriram normalmente seus expedientes nas empresas em que trabalhavam.
A delegação blumenauense viajou para Florianópolis, confiante em realizar uma bela partida.
Hora da decisão Florianópolis havia preparada uma enorme festa, que iniciaria na hora que os jogadores avaianos adentrassem ao campo. Depois do festivo ingresso da equipe da casa ao gramado, sob um ensurdecedor foguetório entrou o Olímpico vaido.
O Avaí parecia ter entrado em campo mais disposto, mas logo o time Grená impôs seu jogo. A Zaga formada por Aducci Vidal e Arécio, se impôs logo na marcação sobre os afoitos atacantes do time da capital., proporcionando assim mais tranqüilidade aos atacantes blumenauenses investirem ao primeiro ataque aos 7 minutos, marcar o primeiro gol da tarde. Testinha consegue um bom arremesso contra a meta do então melhor goleiro do campeonato, Adolfinho, com Juares completando. Juares também em seguida aos 9 faria o segundo gol. A sorte para os blumenauenses estava praticamente decretada e seus jogadores começaram apenas a administrar a vantagem de 2x0 O Avaí chegou a descontar através de Jair aos 19 minutos, Desesperado o Avaí tenta de qualquer maneira chegar ao gol de empate. Porém aos 38 minutos, em uma jogada de René, o Olímpico marca novamente através de Testinha, de cabeça.
Na segunda etapa o jogo foi mais fraco, apesar de que os avaianos esperassem uma reação e a vitória de virada de seu time.No início umas boas jogadas do time da capital, até aos 20 minutos, e então começam a perder o domínio do jogo, com o zagueiro Aducci presente junto com Arécio nas mais fugazes tentativas, constituindo-se ao lado de Juarês na melhor figura do jogo.
Finalmente o Olímpico acabou com todas as esperanças da equipe da capital, aos 20 minutos , em mais uma bela triangulação de Testinha, René e Juares, completaram a goleada de 4x1, com gol de Juares. Finalmente uma equipe de Blumenau, depois de várias lutas travadas ao longo de três décadas conseguia um titulo estadual, fato este repetido em 1964, mas esta é outra história.
Foto: Dr. Walmor Belz
Ficha do Jogo:
Avaí 1 x Olímpico 4
Avaí : Adolfinho, Honduras, Dunda,Guido, Boos,e Jair, Bentevi, Britinho,Nilinho e Saul. Técnico Oswaldo Meira.
Olímpico: Oscar, Aducci Arécio,, Pachequinho, Onório, e Jaeger, Testinha, Nicolau, Juares, Walmor Belz e René. Técnico Carlos de Campos Ramos (Leleco).
Arbitragem : Arthur Lange.
Data:07/maio/1950
Os Campeões de 1949
Oscar , Aducci Vidal, Arécio,, Arthur, Jaeger, Curt, Amauri Pacheco, Honório, , Jalmo, Testinha, Nicolau, Juares, Walmor Belz,Moacir, René , Genésio da Silva, , Waldir Luz. Técnico José Pêra maior parte do campeonato, e nas três ultimas partidas Carlos de Campos Ramos (Leleco), presidente Werner Eberrhardt.
Arquivo de:
Informações dos Craques que passaram por aqui. • Walmor Erwin Belz Adalberto Day/ Fonte 70 anos História do Grêmio Esportivo Olímpico