“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

domingo, 20 de janeiro de 2008

- Na Baixada: Olímpico x Santos F.C.

A primeira imagem mostra o time do Santos de 1962: em pé - Lima, Zito, Dalmo, Calvet, Gilmar e Mauro. Agachados : Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

A segunda imagem mostra o time do Santos de 1972: em pé - Cejas, Orlando, Oberdã, Paulo, Clodoaldo e Zé Carlos. Agachados: Edu, Afonsinho, Alcindo, Pelé, e Ferreira.

- Santos F.C. em Blumenau

- Foi no dia 30 de agosto de 1961, que o famoso time do Santos de Pelé jogou em Blumenau, no estádio da Baixada. O jogo foi contra o Grêmio Esportivo Olímpico, o placar 8x0 em favor do time do rei Pelé. Na oportunidade Pelé marcou cinco gols e Cabralzinho três, embora alguns afirmem que foram quatro gols e não cinco os tentos anotados por Pelé. Um dos gols teria sido marcado por Formiga (segundo meu amigo Arno Buerger, que assistiu o jogo)e atribuído ao rei do futebol. Mas vale os registros, e na súmula do jogo e também na revista Placar e incluído na contagem dos “1000” gols, constam cinco gols de Pelé neste jogo. Faleceu em 29 de dezembro de 2022 aos 82 anos  , em São Paulo no Hospital Albert Einstein as 15:27min. Causa da morte, falência múltipla dos órgãos. O velório em Santos no Clube Santos Futebol Clube.

Um lance do jogo com Pelé

- Gols: Pelé aos 25 min, 30 min, 40 min, 58 min e 88 min, Cabral aos 27 min. 29 min. e 60 min.
- Olímpico(SC): Nazareno (Alemão); Hélio (Acari),Nilson Greuel e Romeu Fischer (Vinícius); Mauro e Garoto; Milton, Valdir (Tião), Orio (Herondi), Aducci (Norberto) e Risada (Matos).
- Santos (SP): Laércio (Silas); Figueiró, Mauro (Calvet) e Décio Brito; Zito (Jorge) e Formiga (Roberto); Tite, Jorge (Juninho), Cabral, Pelé e Pepe (Osvaldo).
Recorte de um jornal de Santos - comentando sobre o 2º jogo do Santos em Blumenau. arquivo de Júlio Diogo/Santos/S.P.
- O Santos voltou a jogar no Estádio da Baixada no dia 05 de junho de 1966, e novamente venceu o Olímpico por 2x0, sem a presença de Pelé. Gols de Coutinho e Amauri.
- No famoso time do Santos de Pelé, jogaram dois Catarinenses Mengálvio e Oberdã.
Mengalvio formou o famoso ataque Santista, o maior de sua história: Dorval, Mengálvio, Coutinho Pelé e Pepe.
Arquivo Adalberto Day Colaboração Júlio Diogo/Santos São Paulo

15 comentários:

  1. Beto
    - Meu pai teve a oportunidade de ver esse jogo em que o Santos ganhou de 8x0 do Olímpico, e ele disse que Pelé fez cinco gols. Também comentou que em certo momento a torcida cobrou do Pelé para jogar melhor, e logo veio o primeiro do Rei aos 25 - é uma excelente matéria até para resgatar e mostar aos jovens que já tivemos bons clubes, como o Olímpico, Palmeiras, Amazonas, Guarani e Vasto Verde - Agora somos BEC - mas até o seu estádio acabou...
    Parabéns
    Um torcedor que ainda acredita em futebol em Blumenau.

    ResponderExcluir
  2. Peculiaridades à respeito do jogo Santos F.C. x G.E. Olímpico


    Há alguns dias atrás tive a oportunidade de ler uma das muitas reportagens brilhantes do Sr. Adalberto Day, em seu famoso Blog, sobre o jogo amistoso entre o glorioso Santos F.C. de Pelé e o G.E. Olímpico da nossa cidade de Blumenau.
    Gostaria de acrescentar algumas peculiaridades à esta excelente reportagem, com a devida permissão do meu amigo Beto, já que eu participei deste evento esportivo como espectador.
    Durante a semana que antecedeu ao jogo tive oportunidade de ouvir, através das emissoras locais, algumas reportagens sobre o evento. Em uma delas o repórter, que cobria o jogo, perguntou a um torcedor do Olímpico, qual a sua expectativa quanto à atuação do seu clube perante a esquadra santista e, o mesmo respondeu o seguinte: “Se o Nilson Greuel estiver nos seus melhores dias, Pelé não vai ver a cor da bola”. Faço questão de lembrar deste fato, pois ele viria a ter, ironicamente, um destaque importante no decorrer da partida, envolvendo esses jogadores.
    Quanto à divergência de opiniões sobre o número de gols marcados por Pelé, não tenho dúvida alguma que foram no total de 5(cinco), já que em nenhum momento da partida, o jogador Formiga, participou diretamente nas jogadas que resultaram em gol, do famoso jogador santista.
    Assisti a partida próximo à baliza que ficava na direção do portão de entrada do estádio do G.E. Olímpico e me lembro, perfeitamente, dos cinco gols feitos por Pelé. Num deles o jogador Tite cruzou da ponta direita para Pelé, que concluiu, magistralmente de cabeça, para o canto esquerdo do goleiro, que ficou estático, assistindo a bola entrar.
    Quando a partida estava chegando ao seu final, com o placar de 7 a 0, eis que a torcida começou a se manifestar, pedindo mais um gol do Pelé. O mesmo não se fez de rogado e, atendendo ao apelo dos torcedores, protagonizou uma das melhores jogadas da partida e que resultou, aos 88 minutos, no último gol.
    “Pelé” recebeu a bola no meio do campo e partiu para cima da defesa do Olímpico, deu um lençol no jogador Acari, em seguida fintou o zagueiro central “Nilson Greuel” que tentou segurá-lo pela camisa, mas o atacante santista não se perturbou com o fato, arrastou o zagueiro do Olímpico até as imediações da pequena área adversária e, na saída do goleiro Alemão, deu um lençol no mesmo, resultando no oitavo e espetacular gol da partida.
    Agradeço a oportunidade que me foi dada para contribuir com esta brilhante reportagem e espero ter alcançado o objetivo, que era o de realçar alguns fatos marcantes do evento pelo seu lado pitoresco e, para mim, inesquecível.


    Edson Luiz de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. BLOG ADALBERTO DAY
    È muito bom...
    É aula de conhecimento histórico.

    SÉrgio de Souza
    TÉCNICO EM CONTABILIDADE

    ResponderExcluir
  4. Que beleza Adalberto ! Que beleza ! Isso sim é que é preservar a história. Esse jogo de 30 de Agosto de 1961 eu não só presenciei como trabalhei de repórter pela Rádio Nereu Ramos atrpas do gol de entrada. Na época eu estava colaborando com a rádio sem ser funcionário. Depois de passar pelo Plantão Esportivo, tornei-me repórter de campo. Mas, só fazia meta (completava a narração do locutor atrás do gol). Neste jogo tive que me jogar para o lado em várias ocasiões por o Pepe soltava cada tijolo que não era fácil. Aliás, a alguns anos cometei isso com o próprio Pepe, que se tornou meu conhecido e amigos quando eu trabalhava na Jovem Pan. A grande ausência dessa partida foi o Coutinho que fazia a dupla com o Pelé. O jogo de 1966 eu transmiti pela Nereu, era o locutor titular da época.Teve um jogo em Taió, no aniversário da cidade entre Santos e combinado Palmeiras/Olimpico. Foi em 1966; o Brasil tinha sido eliminado da Copa da Inglaterra; a delegação do Santos desceu no Aeroporto da região (pista de terra) num avião Hércules da Força Aérea. Lembro que o Pelé não jogou porque estava machucado deste o Mundial. Nos primeiros 15 minutos o combinado Palmeiras/Olimpico bombardeou o Santos, mas, Gilmar o grande Gilmar defendeu tudo. Aí o Santos começou a jogar e pelo que me recordo venceu o jogo por 9 a zero. A Rádio Nereu Ramos foi a única rádio que tinha linha de transmissão no estádio. de Taió prá fóra só tinha uma linha. A Rádio Mirador de Rio do Sul transmitiu com transmissor. Colocaram arquibancadas de madeira no estádio local que ficou lotado. Acho que tinha umas 10 mil pessoas. Em 1972 o Santos jogou no Estádio Adolfo Konder onde hoje se localiza o Shoping Beira Mar Norte em Floriansópolis e venceu por dois a um. Pelé jogou e marcou. Trasmití esse jogo também; foi numa tarde de quarta-feira.
    Acho que por hoje chega né Adalberto. Um grande abraço e parabés pela matéria.
    Edemar Annuseck

    ResponderExcluir
  5. Olá galera
    Meu pai foi Nilson Greuel, zagueiro do Olímpico em 1960 e foi campeão catarinense com o Olímpico.
    Diego Ribeiro Greuel

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado Sr. Adalberto ... Eu tinha 08 anos, vendia torradinho e vi este maravilhoso jogo ... Mas triste, já que o meu time do coração é e sempre será o G E.OLIMPICO ... Abraço

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti esse jogo eu tinha 18 anos eu jogava no juvenil do Palmeiras,eu sou conhecido em Blumenau com o apelido de cará fui treinador do juvenil e diretordefutebol amador do Palmeiras quando Pimpão era presidente do Palmeiras esporte clube ok abrs

    ResponderExcluir
  8. Osmar Otavio Trierweiler
    Eu assisti na entrada dos vestiários abaixo das arquibancadas, jogava nos juvenis do Olimpico.

    ResponderExcluir
  9. João Luiz Gonzaga Floriani
    Eu tive a felicidade de assistir esse jogo do Olímpico X Santos!
    Foi um espetáculo! O Santos tinha um time mágico. Saudades!

    ResponderExcluir
  10. Celso Machado
    Estava lá com meu vizinho da rua Capinzal. Tínhamos 10 anos de idade, tentando ver o jogo espremidos no alambrado que dava para a beira do rio Garcia.

    ResponderExcluir
  11. Marco Antonio Schroeder
    Nós atravessamos o Ribeirão Garcia sobre uma pinguela e pulamos o muro para assistir a esse inesquecível evento.

    ResponderExcluir
  12. Mariano Davila
    NESTE JOGO EU FUI O GANDULA...LEVEI UM CASCUDO DO GOLEIRO ""NAZARENO ""QUE DOI ATÉ HJ..PORQUE EU DEVOLVIA A BOLA MUITO RÁPIDO..(, KKKKK)...

    ResponderExcluir
  13. Nelsinho Pereira
    Muito estranha essa afirmação do amigo Mariano Dávila!
    Pois neste jogo, eu (Nelsinho) e o meu Primo Neni, fomos os gandulas...Inclusive, a figura do gandula no Estado, apareceu pela primeira vez neste jogo e meu Primo e eu, fomos os protagonistas!

    ResponderExcluir
  14. Rai Fernandes
    Esse jogo não ví, mas Nazareno que por sinal é meu tio disse que foram vaiar o Pelé que veio pra fazer festa, passou a jogar e o pato ele pagou com umas quatro buchas, não mais porque frearam um pouco! Kkkkk.

    ResponderExcluir
  15. Renato Mauro Schramm
    Assisti esse jogo na arquibancada ao lado do meu amigo Élcio Xavier Tarnowski. Fomos com.seu cunhado Dr. Djalma Virmond Leitão de saudosa memória. Também jogava no juvenil do GE OLIMPICO.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...