quarta-feira, 5 de setembro de 2012
- Blumenau anos 90
As imagens mostram um pouco dos eventos, da cidade e sua
propaganda muito bem elaborada na década 90 (século XX.) em Blumenau.
Por José Geraldo Reis Pfau/Publcitário em Blumenau
Há mais de 20 anos (anos 90 Século XX) surgiu da Comissão de
Turismo que a ACIB ativou para buscar resgatar o Conselho de Turismo um grupo
de empresários com foco no turismo, o objetivo era reviver os investimentos que
funcionaram na promoção de Blumenau nos anos 70. Da iniciativa surgiu o
“Kongressbureau Blumenau” que com representantes do comércio – Emílio Schramm,
da indústria - Mário John, do turismo - Jorge Barouki, de empresas aéreas -
Julio (Varig), da hotelaria - Rosolfo de Souza Neto, dos restaurantes - Darci
Peters, da propaganda - José Geraldo Reis Pfau e de outras tantas atividades
próximas, teve o propósito de divulgar turisticamente Blumenau e captar
eventos, feiras e congressos para realização na cidade. Alinhados
nacionalmente, na sequencia o “bureau” passou a se chamar Blumenau Convention
Bureau, mais tarde Blumenau Convention & Visitors Bureau. O nosso bureau é
o pioneiro de Santa Catarina e um dos primeiros nacionalmente.
Blumenau é perto de tudo. Num lugar romântico com gosto e
cheiro da Europa.
Tendo a qualidade como a marca de tudo o que faz. Terra de
produtos com marcas fortes, de gente tranquila e que tem a Oktoberfest como a
sua maior festa. Dispõe de uma estrutura hoteleira e de eventos, pronta para
transformar qualquer oportunidade num centro de negócios, num encontro
agradável com clientes. Fica próximo da maior rodovia do sul, a BR – 101,
servida por dois aeroportos, com mais de 20 mil leitos na região. Junto das
melhores praias do litoral sul brasileiro, vizinha do Parque temático Beto
Carrero.
O Blumenau Convention & Visitors Bureau tem a nobre função de
vender, mostrar esta proposta através da captação de eventos, abrindo as portas
para que Blumenau, possa ser a sua paixão. Vale a pena conhecer Blumenau, sua
estrutura e sentir o que se oferece como diferencial em qualidade. Faça em Blumenau
seu próximo evento, nós temos com certeza a
melhor estrutura promocional para viabilizar sua ideia.
Texto José Geraldo Reis Pfau
As Imagens são do
folheto da divulgação da cidade como destino e o que se oferece para a
realização de eventos, congressos e feiras produzido com patrocínio da EMBRATUR
pela PFAU Comunicação. .
9 comentários:
Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A Comissão Municipal de Turismo em Blumenau, na verdade surgiu há passados cerca de 48 anos
ResponderExcluirExcertos comprobatórios:
Conselho Municipal de Turismo (CMT- criado pelo teu do Decreto nº 504 de 20/5/1964
CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE BLUMENAU: Consta In : Relatório dos Negócios Administrativos do Município de Blumenau referente ao ano de 1964, apresentado as Câmara Municipal de Blumenau pelo Prefeito Hercílio Deeke- pág. 27 - título : Conselho Municipal de Turismo : “ Em cumprimento ao disposto no artigo 3º e seus parágrafos da lei nº 1.169 de 27 de junho de 1963, criei, pelo Decreto nº 504 de 20 de maio deste ano ( 1964), o Conselho Municipal de Turismo, órgão para, em caráter consultivo, assessorar o Departamento Municipal de Turismo, opinando, sugerindo e colaborando, da melhor forma possível, no sentido de atingir-se o objetivo visado, isto é, o incremento do turismo em nossa terra. O CMT constituir-se-á de até 15 membros, a saber........” seguem-se transcrições do texto da lei adiante transcrita.
Transcrição da integra do texto constante da Resenha dos Atos Administrativos do Prefeito Hercílio Deeke, intitulada “O Executivo em Foco” – editada na data de 04/6/1964 :
Criado o Conselho Municipal de Turismo em Nossa Cidade . Pelo Sr. Prefeito Hercílio Deeke foi criado, através o Decreto nº 504 de 25/5/1964, o CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO, cuja função é a de assessorar o Departamento Municipal de Turismo – D.M.T. Por tratar-se de assunto bastante interessante, vamos transcrever os artigos que compõem o mencionado DECRETO nº 504 e que são os seguintes :
( Texto de continuidade in arquivos Niels Deeke)
BLUMENAU VISTA POR UM URUGUAIO – Extraído de “O Executivo em Foco” – Resenha dos Atos Administrativos do Prefeito Hercílio Deeke, datado de 29.10.1964.
ResponderExcluirO Prefeito Hercílio Deeke recebeu do Sr. José Petraglia, residente em Montevidéu – República Oriental do Uruguai, uma carta, que diz respeito ao Departamento Municipal de Turismo, cujo teor é o seguinte :
“Tive a oportunidade de permanecer algumas horas em Blumenau, e ali, no Hotel Rex e também o Sr. Klemz do Hotel Rodoviário, me informaram da existência do Departamento Municipal de Turismo e da elevada missão que ele cumpre na orientação do turismo na região, sob a segura e eficaz direção do Sr. Prefeito Municipal. É por esse motivo que me dirijo a V.S. para solicitar-lhe a fineza de remeter-me todo o material de propaganda de que dispõe com referência à beleza da cidade de Blumenau e planos para visitas excursões por todo o Vale do Itajaí e demais cidades dessa próspera e pitoresca região. Muito agradeço à sua gentileza de atender o meu pedido e aqui, em Montevidéu, penso publicar em jornais e revistas algumas coisas sobre a breve visita que realizei há alguns dias por essa rota do litoral atlântico, a qual é praticamente desconhecida do turista uruguaio, assim como sobre a grata impressão que recolhi da beleza, organização, trabalho e prosperidade, que caracterizam essas cidades. Fico à sua disposição para que possa ser útil a V.S. na delicada missão que cumpre e aproveito a oportunidade para saudá-lo com a minha respeitosa consideração. Ass. José Petraglia – Montevidéu- Uruguai. Nota: Sugiro a possibilidade de canalizar correntes de turistas uruguaios pela rota do litoral atlântico, isto é : Montevidéu – Porto Alegre – Florianópolis- Itajaí- Blumenau- Joinville- Curitiba , etc. Indubitavelmente seria necessário propaganda pois essa rota é desconhecida no Uruguai. “ Ao pé exarado o despacho do Prefeito : Encaminhe-se ao Diretor do Departamento Municipal de Turismo ( José Ferreira da Silva) para as devidas providências. Ass. Hercílio Deeke.
Usando o mote de “Blumenau vista por um uruguaio”, descrevo o abaixo:
ResponderExcluirBlumenau vista por um carioca:
- Blumenau: mulheres, comida & cerveja. Não necessariamente nessa ordem!
Blumenau vista por um paulista:
- O melhor lugar que tem para ... Trabalhar.
Blumenau vista por um curitibano:
- É igual a Curitiba... só falta o mar!
Blumenau vista por um gaucho:
- Mas-bá-thê!! Blumenau num tem cavalo baio... Num tem invernada... Nem charqueada... Mas em compensação tem cada prenda! E o chimarrão lá é muito bom, eles chamam de... Chopp!
Blumenau vista por um brusquense:
- Tudo que não tem em Brusque... Tem em Blumenau!
Blumenau vista por um gasparense:
- Gaspar não existe... Eu sou mesmo é blumenauense!
Blumenau vista por um alemão:
- In Blumenau ist alles blau!
Blumenau vista por todos nós:
- A Oktoberfest só tem um defeito... Deveria durar o ano inteiro!
Blumenau vista por um florianopolitano:
ResponderExcluir- Blumenau cria polêmicas demais, "seu istepô".
Estou com o "Anônimo" pois há muitos anos também participei quando o Presidente era o Herbert Muller Hering e faziam parte o Augustinho Schramm e Heinz Hartmann.Lembro que as reuniões eram ou na casa do Herbert ou no restaurante do velho Rogoshin no Grande Hotel.
ResponderExcluirComo sempre,é muito bom relembrar tudo isso.Parabens Adalbeto.
ResponderExcluirEm 20/9/1964 foi, a cidade de Blumenau, escolhida para sediar a PRIMEIRA CONVENÇÃO HOTELEIRA DO SUL, que realizar-se-ia em novembro. Em 15/11/1964 Teve início, em Blumenau, a 1ª CONVENÇÃO HOTELEIRA DO SUL, perdurando até 22/11/1964.
ResponderExcluirSÉTIMA EXPOSIÇÃO DE FORNECEDORES DA HOTELARIA : A exposição foi realizada paralelamente à Primeira Convenção Hoteleira do Sul, e aconteceu por mostra em artísticos estandes no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. Junto à exposição apresentou-se a Banda Municipal de Blumenau.
ANO 1964 - “BLUMENAU E O TURISMO – Ultimamente a nossa cidade vem sendo objeto de constante reportagens e comentários por parte da imprensa brasileira. Ainda está bem viva na lembrança de todos a reportagem publicada no dia 28 de fevereiro passado (1964)no “ O Estado de São Paulo”, um dos maiores diários da América latina e na qual a jornalista Clycie Mendes Carneiro, num tópico do seu magnífico trabalho, assim se refere à nossa cidade: « Onde o Turismo faz sentido : - Debruçada sobre as águas calmas e barrentas do Itajaí Açu, Blumenau possui – na sua fisionomia urbana, na sobriedade dos costumes, na operosidade do seu povo, nos diversos ramos de atividade industrial, comercial, cultural e recreativa, nas construções originais e nos blocos graníticos modernos entre remanescentes da arquitetura colonial, nas flores de seus jardins e na impressionante limpeza de ruas e praças públicas, no nível de seus estabelecimentos hoteleiros e, sobretudo, na imponência de sua Igreja-monumento – características suficientes para atrair e fixar o visitante por longos dias. E para induzi-lo a voltar muitas vezes. É uma cidade que sabe receber, que sabe conquistar, que conhece a arte de cativar o turista. Do moço do hotel, do garção do restaurante, do balconista das grandes e pequenas lojas, do guarda de trânsito, do diretor de empresa, do motorista ou do transeunte anônimo, recebe-se sempre uma resposta cortês, uma palavra amiga, uma tenção especial”.
ResponderExcluirE é também de autoria de Clycie Mendes Carneiro, do jornal “O Estado de São Paulo”, o trecho que passamos a reproduzir e que faz menção ao nosso “Departamento Municipal de Turismo” : “Departamento que funciona : —Embora esteja longe de atingir o ideal e preencher totalmente a sua finalidade, o Departamento Municipal de Turismo de Blumenau não é fantasma, como tantos outros que encontramos pelo Brasil afora. Órgão recentemente criado, demonstra bastante dinamismo e vontade de acertar, por parte de seus diretores. Coloca-se à disposição do turista para a solução de qualquer problema, para esclarecimentos sobre assuntos locais de todo o Vale do Itajaí, para indicação e reserva de hotéis, para proporcionar-lhe acesso às fábricas, para sugerir-lhe roteiros e para quaisquer informações pessoais ou por correspondência que tenham relação com o município. No setor de divulgação já fez imprimir folhetos e guias elucidativos. O seu endereço é Alameda Duque de Caxias, 68. Caixa Postal 425, Blumenau , Santa Catarina.”
AINDA SOBRE TURISMO- ANO 1964. A professora Dona Maria da Glória de Lima Torres, do Grupo Escolar “José Brás”, de São João Nepomuceno, Minas Gerais, publicou, recentemente, um belo livro a que deu o título de “Rabiscos sobre os Joelhos” e no qual enfeixou notas apanhadas na viagem de turismo que empreendeu ao sul do país, numa caravana organizada pela empresa “ Camilo Kahn”.
ResponderExcluirEm estilo bem original e agradável, a autora registra as impressões que lhe iam ficando da sua passagem pela Guanabara, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. A nossa cidade mereceu de Dona Maria da Glória conceitos que muito nos envaidecem. No capítulo relacionado com Blumenau, a distinta educadora registra passagens como estas, que transcrevemos por inteiro, para os nossos munícipes não apenas tomem conhecimento da lisonjeira apreciação que a autora faz, mas também para que avaliem da beleza e correção do estilo em que todo o livro é vazado :
“Blumenau”, diz Dona Maria da Glória, “amanheceu sorridente e catita na luz de um sol acariciador. Intensa luz a refletir-se no recôncavo da nossa alma. Alma, muitas vezes, inclinada a fechar-se na semi- obscuridade. Quanta emoção me trouxe a linda cidade catarinense ! Faz-me lembrar Petrópolis da minha idade de menina-moça. Sua graciosidade e beleza, a meu ver, muito superam a cidade serrana. Serrana e fluminense, predileta do Imperador. A linda princesa do Sul, banha-se, gentilmente, nas tranqüilas águas do Itajaí, esse rio que tanto me impressionou, Blumenau é a cidade perfumada pela essência leve de seus eternos jardins. Seu nome bem o indica : Blumen – flores; Au – prado, ou seja cidade ou prado em flores. Quanto carinho mereceu do imortal e grande Pedro II. Foi ele que, apesar de ser brasileiro, amigo da Pátria, incrementou a colonização germânica no sul do Brasil. Justamente por muito amar seu berço natal, tudo procurou para erguê-la na comunidade das nações”.