Sua família veio residir em Blumenau – bairro do Garcia em abril 1939, seu pai Manoel Luís da Silva era militar (Sargento músico) e foi para a reforma como Major (foi um dos precursores do 32BC estabelecido em 29 de abril de 1939 no bairro Garcia) ano e mês que veio prestar serviços no então 32BC - 23 RI (BI). Moravam em casa alugada do Sr. Johann Magnus Iten (11/07/1882 – 01/09/1956), na Rua Amazonas n. 4.191 (foto) onde nasceu a filha mais jovem Maria da Penha nascida em 17 de fevereiro de 1941, parto efetuado pela Schwester Martha Kunzmann , casa que depois foi adquirida pela família Hinkeldey em 1945, e eles foram morar na parte de trás da residência em uma casa de madeira até 1952. A casa em que morou a família Hinkeldey ainda existe, tombada pelo patrimônio histórico de Blumenau.
O time foi formado por grandes craques que atuaram em diversas equipes de Blumenau.
A base do time: Guy, Nilson Bitencourt, Zezito, Ivo Mass, Nilson Greuel, Nino, Jali, Ipiranga, Osmar Galm (Marinho), Valmor Seiler, Felipinho. Faziam parte do elenco também, Eurico e Gaspar.
Alguns clubes que eles enfrentaram nesta época:
Torino do Centro; São Paulo do Garcia; Bom Retiro; Nacional do bairro Glória.
Alguns nomes que jogaram com sucesso em outras equipes:
- Zezito, meio campista no Juvenil Palmeiras de Blumenau entre 1949/1951, e Club Atlhético Paranaense.
- Ivo Mass, lateral direito, Juvenil do Palmeiras, no Amazonas
Esporte Clube entre 1953/1961 quando faleceu em um acidente automobilístico.
- Nilson Greuel, Bicampeão pelo G.E. Olímpico do campeonato
estadual de futebol de 1964 (faleceu 17 de julho de 2021 aos 86 anos).
- Ipiranga, jogou no Progresso e no G.E. Olímpico, jogador fantástico.
Também jogou basquetebol no clube Ipiranga, onde surgiu seu apelido.
- Valmor Seiler, segundo o senhor José M.L. da Silva, foi um
dos melhores jogadores que viu atuar, depois de Pelé e Garrincha. Faleceu jovem
com 18 ou 19 anos eletrocutado.
- Felipinho, ponta esquerda extraordinário, que atuou no Amazonas
final dos anos de 1954 até 1962. Habilidoso, ligeiro e fazia gols de “Bicicleta”.
- Marinho jogou no Guarani.
Os artilheiros eram: Nilson Greuel, Felipinho, Ipiranga, Valmor Seiler.
Segundo José M.L. da Silva (Zézito), jogaram 47 partidas contabilizando 47 vitórias, a maioria com goleadas.
Fotos do arquivo de Zezito:
O Ipiranga foi o campeão. Final: Ipiranga 34 x 26 Grêmio Estudantil Blumenauense. Zezito foi o cestinha da partida. Da esquerda para a direita: em pé , Staimbak, Néfe, Werner Greul. Agachados: Vila , Zezito e Evaldo.
Palmeiras 3 x 3 Beira-Mar - clube de jogadores adultos da praia da Armação, Novembro 1951, estádio do Palmeiras, que na ocasião havia recebido um Circo para espetáculos noturnos, Da esquerda para a direita : em pé – Bob, Jali , Gordinho , não recordo , Zipf , Darci , Zezito , Baumgarten , Hercílio , não recordo ; agachados : Itinho ( excelente goleiro titular ), Ivo Maas , Marinho , Horst, Luizinho , não recordo e Carlinhos,
¹Coronel
José Manoel Luís da Silva
Graduado pela Universidade Federal do Paraná, em física e matemática.
Depois que foi para a reserva, trabalhou em astronomia e observação, no Observatório Nacional do RJ – entre 1968/1972, pela NASA – E.U.A., onde estagiou em algumas oportunidades. Ainda presta relevantes trabalhos para a NASA, com suas observações. Diretor do Observatório e Planetário do OACEP e Presidente do CACEP.
Fonte; Coronel José Manoel Luís da Silva; arquivo José Manoel Luís da Silva; Adalberto Day
Muito interessante.
ResponderExcluirObrigado por compartilhar.
Abraço
Daniel Minuzzi de Souza
Meu caro Adalberto!! Mais a linda história do nosso glorioso Garcia. Todavia, agora entendo o porquê do texto ( torcedor do Vasco assim como você e meu finado pai), brincadeira a parte, que riqueza de detalhes em sua história, parabéns e muito obrigado por compartilhar!!
ResponderExcluirBom dia Professor e querido amigo Adalberto Day. Quando leio e fico olhando essas fotos históricas,fico triste. Triste por,uma cidade com tanta história e tantos bons jogadores nós não termos uns Grande time em nossa cidade. Time de Série A ou B do Futebol Nacional. Até mesmo ganhando um ou outro Estadual. Não dá pra entender meu querido amigo.
ResponderExcluirEstá parte do River Plate desconhecia. Mas como já tivemos o prazer de conversar pessoalmente, qdo colocamos um assunta à baila ou qdo mostramos para a comunidade, como é o seu caso, que sempre tratou de maneira diversificada suas relações com a maneira de se comunicar com o mesmo, sendo através deste blog e também das saudosas palestras e exposições (e acredito ser o principail historiador e Pesquisador do bairro). Agora nós traz assuntos relatados, de suma importância, pelo senhor José Manoel Luiz da Silva, que vem apenas à ornamentar cada vez mais as suas pesquisas. Parabéns pela contribuição, Sr " ZÉZITO ". Está colocando em boas mãos seus relatos.Expondo cada vez mais relatos como este, se o glorioso quiser, mais histórias e assuntos irão aparecer, para o nosso deleite. E que o projeto que estamos planejando aconteça.
ResponderExcluirOlá Adalberto
ResponderExcluirMuito legal, gostei de rever a foto da casa que era dos meus pais.
Atualmente a proprietária é a Garcia Pneus, o muro não existe mais, como a prefeitura está reurbanizando o Bairro, a calçada está sendo refeita com paver que passa rente a casa.
Não tinha conhecimento deste parto feito por Schwester Martha Kunzmann. O trabalho desta parteira na sua época deve ter sido muito grande. Cada vez mais se tem notícias de outras pessoas.
Um abraço