quarta-feira, 14 de novembro de 2012
- Ligueli e o automobilismo em Blumenau
Em histórias de nosso
cotidiano apresentamos o famoso e conhecido taxista e automobilista
blumenauense Carlos
Federico Mertens, também
conhecido como Ligueli ou
Ligueligue para a maioria Lig Lig (faleceu
em 2004) - e outros participantes.
Quem nos enviou as fotos
foi seu Neto Felipe Mertens Brancher.
Introdução: José Geraldo Reis Pfau/publicitário em Blumenau
Corridas
Blumenau
esteve no circuito nacional de competições de automobilismo de rua no centro de
cidade nos anos 19(60).
Na
época as cidades promoviam corridas de rua como aconteceu nos 200 km de Joaçaba
em 1965, Lages com 500 km em 1966, Chapecó com 4 horas em 1967 e Blumenau foi
palco num destes espetáculos. Com carros e pilotos catarinenses e de outros
estados brasileiros.
Uma
época que terminou com um desastre com morte e feridos numa prova de rua em
Joinville. A partir daí estas provas só em autódromos.
Na
competição de velocidade tínhamos carros como Simca, DKWs, Fuscas, Gordinis,
Berlinetas Interlagos que eram automóveis da moda no Brasil.
O
envolvimento da cidade era grande e fez despertar o desejo pela velocidade de
muitos blumenauenses. A vitória ficava por conta de uma equipe que teve
reconhecimento nacional e era de Piracicaba (SP) com DKWs comandada por Maks
Weiser. Das cidades de Santa Catarina tivemos pilotos de todas as grandes
cidades como Itajaí, de Lages e Joinville.
De
Blumenau o profissional do volante “Ligueligue” (Simca) liderava o grito da
torcida, e nos DKWs pilotos como Fritz Reimer, Julio Reichow, Sergio Buerger,
Arminio Klotz e outros personagens da rápida história naquela época do nosso
automobilismo. O circuito na sua grande maioria era em ruas calçadas com
paralelepípedos, e em Blumenau incluía o trajeto da Rua 7 de Setembro, com
largada na esquina do Hotel Rex, pelas curvas da Rua João Pessoa, subindo, em
estrada de barro, o morro da Companhia “Hering” , percorrendo no asfalto pelo
bairro Bom Retiro na rua Hermann Hering, entrando no paralelepípedo na Floriano
Peixoto e fechando o circuito com a Rua 7.
Lembro mais um forte candidato
a vencer a prova era o lageano Plinio
Luersen (SIMCA). Outro era um Batistela de Lages com um Willys Interlagos
coupe, de Blumenau tinha um Willys
Interlagos Berlineta prateada cujo apelido do piloto era
"Caveira".).
Pouco
me lembro dos dados desta corrida.Mas
houve uma corrida em Blumenau ano 1969 em que o Max Weiser venceu e que um
Gordini preparado pela engenharia mecânica da UFSC tirou segundo lugar.O
piloto era Luiz Carlos Brasil. ( Luiz Henrique Pfau
Comentário do Pfau Nós, amigos e adolescentes, residentes na região da Rua
Amadeu da Luz, São José e Getúlio Vargas fazíamos parte de um grupo de amigos
com carros (alguns com o carro do pai) que formamos uma escuderia. Escuderia na
época era moda e se colocava um adesivo redondo (30 cm de diâmetro) no vidro
traseiro dos carros para dizer que essa era uma turma organizada e eram da
mesma equipe. Nós criamos a Escuderia Zangão. Aproximamo-nos do Lig Lig e ele
estava viabilizando sua condição de competir e nós nos propomos a
"pintar" o patrocínio, nº, etc., no carro dele e com isso ele
competiu com "Equipe Zangão". (Veja no capô do SIMCA)
Desenho criado por volta do ano de 1963/64 por José Geraldo Reis Pfau
Conta
à história uma parte engraçada. As
emissoras de rádios entrevistavam os pilotos, com objetivo de criar a
expectativa. Numa dessas envolveu os pilotos locais, Ligueligue e Fritz, já com
estabelecida rivalidade, um de Simca, taxista; outro de DKW, proprietário de
uma loja de canetas. Ainda não tinham decidido se corriam por causa da ameaça
do mau tempo. Ao ser informado pelo repórter que Ligueligue iria, sim, entrar
na prova mesmo com chuva, Fritz, com seu sotaque carregado não deixou por menos
e anunciou forte para os ouvintes:
”Se Liclic core, Fritz tampém core”! . A frase entrou para o folclore.
Na internet diz que na prova “Uma Hora de Blumenau” registra como primeiro
colocado foi Mario Wilson Soares, DKW e segundo Arminio Klotz, DKW. Nas Três
Horas de Itajaí o primeiro colocado foi Max Weiser - DKW, 65 v em 3h02m13s
seguido de Otavio do Canto/Dalmir Rocha – DKW + Mario Soares/Artur Fagundes –
Renault + Arno Luersen/Antonio Carlos dos Santos – Simca + Carlos Frederico
Mertnes/Elmar Seidelmann – Simca + Jose Avila dos Santos/Francisco Berti
– DKW + Eloir Ernandi/Olivir Pereira – DKW + Julio Reichow/Vitorinio
Ventura + Errold Klotz/Arminio Klotz – DKW + Helio Sclemper/Albenir Gentil –
Simca.
Arquivo: Família Mertens/Brancher
52 comentários:
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Ótimo resgate da verdadeira história de Blumenau!
ResponderExcluirParabéns!
Abraços
Sensacional ! Parabéns ! Tive o privilégio de assistir algumas destas corridas e conhecer os "ases" do volante, muito bacana !!
ResponderExcluirAbraço
Beto, meu Pai e o lendário Lig-Lig trabalharam juntos, tive o prazer de conhece-lo e sou amigo de uma das suas filhas. Nota 10
ResponderExcluirMauro Bremer
Eu conheci pessoalmente o Lig Lig, este era o nome a que ele respondia, exelente taxista/empresario, òtimo piloto de automoveis, e uma pessoa maravilho Alcides Ferreira sa
ResponderExcluirPaulo Bento O apelido Lig Lig ou Ligue Ligue , não sei a grafia certaivo, e por qual motivo foi dado devido ser na época grande moda a existência de um brinquedo deste nome, compostos de iguais e pequenos pedaços de plastico flexível e de diversas cores que eram ligados nas pontas dando formato de peças tipo bola, rodas, óculos, canudos e etc. Foi o precursor de brinquedos de montagem tipo play mobil e seus antecessores. O Cara era muito bom no volante e andava bem.Quando em serviço era extremanente cuidadoso e responsável.
ResponderExcluirRubens Heusi tenho filme 8mm de algumas corridas pela 7 e morro da Cia,inclusive o capotamento do Serginho com o seu Vemaget defronte ao Bar Sonia na esquina da 7 com a Floriano,e eu estava lá,filmando...
ResponderExcluirFico super feliz em poder ver sobre meu Vô aqui.
ResponderExcluirMe lembro das histórias que ele contava quando eu era pequeno, sobre as corridas de Blumenau.
Muito obrigado.
Abraços
Lembro particularmente de uma corrida destas . A Arquibancada popular e melhor para ver a corrida era em um barranco no "morro dos padres" ao lado do hoje Shopping Neumarkt. Todos os garotos comentavam entre si que havia também carro que ia correr sem amortecedor. Ninguem sabia o que era um amortecedor, mas era o papo de corrida. Quanto ao barranco, era de barro vermelho e fora das temporadas de corrida era um ótimo escorregador para a gurisada. E claro que chegávamos em casa, vermelhos da cabeça aos pés.
ResponderExcluirMeu pai adorava falar sobre as corridas de Blumenau. Medalhas, fotos e trofeus são as grandes lembranças que ele tinha.Meu pai Liguili era demais mesmo. Sinto muio saudade dele e me orgulho muito sobre a educação que nos deu e por ser um verdadeiro pai.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPessoal, quem tiver material como fotos e videos destas corridas gentileza fornecer ao Professor Adalberto para incluir neste post, inclusive o filme de 8mm que o Rubens Heusi comentou que tem. Apenas uma sugestão.
ResponderExcluirObrigado pelo material Prof. Adalberto, de um simples pergunta minha surgiu este incrível conteúdo que conta um pouco da historia da cidade, e pelo jeito muita gente gostou e tem um pouco para contar do assunto.
Douglas J Mesquita
Caros Adalberto e Pfau,
ResponderExcluirÓtima postagem, no mesmo nível que a "entortada" do Fusca nº 7. Resgata lembranças da época que se corria pelas ruas das cidades com carros que ainda habitam nosso imaginário, que formaram pilotos como Emerson, Pace e tantos outros.
Flavio Monteiro
ResponderExcluirAdalberto O senhor sabia que quando comecei no táxi, o Lig lig era meu colega de pto? Aprendi muito com ele e ainda trabalho no mesmo local
Darlan Pacheco
muito bom mesmo esse resgate, valeu
ResponderExcluirAdilson Busnardo
Jair Bernardes
ResponderExcluirAmigo Day ! Vi o Lig-Lig correr em Blumenau. Ele era taxista. Estava eu no morro da Cia.Hering vendo a corrida... Q tempos...
Blumenau sempre inovava ! Parabéns pela postagem do nobre Amigo e Professor Adalberto.
ResponderExcluirMeu caro Adalberto,
ResponderExcluirAo lado de Álvaro Correia, Nelson Tófano e outros companheiros transmiti uma dessas corridas pela Rádio Nereu Ramos. Lembro de um grito do Nelson Tófano quando um piloto fez um cavalo de pau saindo da Floriano Peixoto para a Sete de Setembro e quase entrando no Bar Sônia. O Nelson Tófano nãop se conteve e gritou: "Meus DEUS do Céu". Graças a DEUS foi um grande susto mas nada além disso. O Lig-Lig sempre era um bom papo sobre automobilismo e esporte. Peguei algumas corridas com ele especialmente em dias de chuva.
Muito boa a matéria. Parabéns.
Edemar Annuseck
São Paulo - SP
Amigo Adalberto,
ResponderExcluirA memória me traz de volta a uma prova que era conhecida como as "12horas de Lages", em 13 de Novembro de 1966. Eu tinha ido a Lages para transmitir um jogo pelo Campeonato Catarinense e em companhia do primo Harry Annuseck e familia fomos ao o entorno de Lages presenciar durante algumas horas essa prova sensacional. Ela começou a meia noite de sábado e terminou ao meio dia de domingo. Vitória de Plínio Luersen com o Simca número 35. Ele era o bam-bam-bam das provas de rua da época e tinha como parceiro o pilôto Osni Pilar. Em segundo com Interlagos chegou Luizinho Pereira Bueno e Luiz Schmit de São Paulo com um carro da marca Interlagos. Na prova estiveram vários pilotos do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo e é claro de Santa Catarina. Quem também esteve conosco assistindo a prova foi o Marcos Tiefensee que era parente do primo Harry. Ao meio dia de domingo nos postamos na Avenida Presidente Vargas no Centro para ver a chegada dos pilotos.
Foi uma prova sensacional com predominância dos carros Simca, Gordini, Vemag e Interlagos.
Edemar Annuseck
São Paulo - SP
Em tempo:
ResponderExcluirHarry Annuseck meu primo - já falecido - era Gerente das Lojas A CAPITAL na cidade de Lages.
Também a esposa prima Wally faleceu no ano passado.
Edemar Annuseck
São Paulo - SP
Saudosos e bons tempos ! O Ligue Ligue era bom demais ! E seu motorista no táxi na Praça Dr. Blumenau, o Alidor também era muito bom e gente fina !
ResponderExcluirReinaldo Klueger
ResponderExcluirqueria ter vivido esses tempos adoro esportes a motor porque hoje em dia aqui nem em sonho
Carlos Alberto Cardozo
s Percurso incluía até o morro da cia. Hering e centro... e a curva do bar Sonia (Floriano c/ 7 set.) era show....
ResponderExcluirCesar Telle
r Eu ficava sentado com o meu pai no posto do automóvel clube, no trevo da velha, vendo os simcas, dkws, fuscas, gordinis acelerando da rua joão pessoa para a rua 7...
ResponderExcluirEdson Luiz Trierweile
Adriana Mertens Andrade Meu amado pai ! Saudades !Ligue Ligue
ResponderExcluirParabéns pelo resgate histórico.
ResponderExcluirMeu pai, Luiz Carlos Brasil, corria de gordini, à época, e até hoje conta as histórias e estórias dos tempos do automobilismo catarinense.
Grande abraço,
Valmor Pinheiro Boas lembranças bons tempos.
ResponderExcluirLudgero Amorim Que belas lembranças, eu assisti essa corrida, não lembro de muitos detalhes, más sei que estava lá.
ResponderExcluir
ResponderExcluirJulio Costa Verdade Adalberto Day me lembro bem era o nosso Ligui-Ligui as crianças todas queriam ser Ele.Bem lembrado
Élbio Lopes Este da foto é o Lig Lig, eu o conheci muito bem. Morava na ponta aguda, numa casa bem pertinho da ponte da estrada de ferro, próxima ao túnel.
ResponderExcluirItelvina Lucia Malheiros Achei sensacional !!! Ótima reportagem. Abraços Blog Adalberto Day
ResponderExcluirMassa. Show de bola recordar essa épocas e ver o nome do meu pai e do meu tio que participavam dessa época de circuito de rua... Obrigada pela lembrança.
ResponderExcluirCatarina Tecla Mistura Muito bem lembrado, sensacional!
ResponderExcluirParabéns e obrigada Adalberto, por essa reportagem, e sempre nos lembrando de um passado maravilhoso...
Airton Pereira VERDADE ADALBERTO, FOI DO MEU TEMPO. ÉPOCA DE OURO QUE INFELIZMENTE NÃO TEM COMO VOLTAR NÉ ADALBERTO .
ResponderExcluirAndre Carvalho Assistia as corridas do Ligue Ligue, com sua Simca, na rua João Pessoa, em frente a Padaria Reprise.
ResponderExcluirIlson Borba Tive a oportunidade de assistir, quando criança, na rua 7 de setembro, próximo o colégio Bom Jesus
ResponderExcluirMuito bom
Ainda era criança, mas meu pai nos levava para assistir parte das corridas, pois meus avós moravam bem próximo a um ponto de passagem dos "bólidos", perto das esquinas da Amadeu da Luz com a 7. Minha mãe morria de medo de algum acidente, mas tínhamos vista privilegiada. E mais tarde,meus irmãos estudaram com filhos do famoso Lig-lig. Era uma personalidade muito conhecida!
ResponderExcluirJairaobrecho Do Motociclista
ResponderExcluirCampeão das ruas chava .Ligue Ligue Sérgio Burgertambem corria comprei o Gordini dele da última corrida
Luciano Rassolin
ResponderExcluirMuito legal, já conhecia a história dos taxistas que ganhavam essa corrida. Ouvi de um taxista passando pelo mLuciano Rassolin
Muito legal, já conhecia a história dos taxistas que ganhavam essa corrida. Ouvi de um taxista passando pelo morro da CIAorro da CIA
Henrique Santos
ResponderExcluirMeu pai tinha táxi e trabalhou junto com ele no mesmo ponto, primeiro na Floriano Peixoto, depois ao lado do hotel Plaza hering, bons tempos
Lauro Augusto Fiedler
ResponderExcluirConheci o ligueligue.tinha ponto de táxi em frente à antiga prefeitura. Pessoa fantástica. É era muito bom de volante. Tinha atitude.bons tempos que se foram.
Aloisio Jose Prim
ResponderExcluirConheci o sr Ligueligue, pai dos filhos maravilhosos e esposa/mãe exemplar...mas nao tive a oportunidade de assistir as corridas, mas tive o prazer de saber das suas peripécias...
Celso Machado
ResponderExcluirO jornal "A Cidade de Blumenau" onde trabalhei no início dos anos 70, era propriedade do jornal "A Notícia", de Joinville. E impresso lá, de segunda à sexta- feira. Certo dia nosso motorista, doente, não pode viajar Aí, contrataram o Ligue-Ligue ( era com esse nome que o conheciamos), taxista com uma Simca Chambord, se bem me lembro. Fui junto porque sabia o endereço, nem se pensava, à época, em GPS. Sei lá a quantos quilômetros/ hora andamos pela Jorge Lacerda e BR-101. Mudei de cor, de um avermelhado para branco- fantasma.
Adriana Mertens Andrade
ResponderExcluirMeu saudoso pai ! Saudade eterna .
Curt Nees
ResponderExcluirGente finíssima, grande profissional
Rosane Mertens
ResponderExcluirComo é gratificante ver tantos comentários bons em relação ao meu pai. Foi um grande homem é um pai maravilhoso. Sempre Saudades❤️
Arthur Weiler
ResponderExcluirAdriana Mertens Andrade Tive o prazer e a alegria de conhecer o grande profissional e corredor apaixonado que foi o Ligue -Ligue . De saudosa memória .
Raquel Gastaldi
ResponderExcluirGente ... Adorava ver as corridas no morro da Cia Hering... Era uma festa, para nós crianças...
Parabéns Adalberto Data, pela doce lembrança...
Rute Azevedo
ResponderExcluirMe lembro desde criança morávamos na mesma rua. Foi ele que levou vestida de noiva ligue ligue muita boa gente .saudades
Orlando Da Silva
ResponderExcluirera espetacular essas corridas de rua ligue ligue era o cara
Maria Eunice Simão
ResponderExcluirAmável ligue ligue,acho que o primeiro ponto de Taxi dele era Praça Dr Blumenau junto com meu pai Genesio Alfredo da silva
Ligiomar Vargas
ResponderExcluirO Ligue, Ligue nessa foto tá parecendo mais o Doutor Brown numa de suas viagens pelos quadrantes do futuro e do passado. Observem bem!
Clovis Leopoldino
ResponderExcluirLembro bem ,corrida passava pelo morro da Cia. @ Hering decia pela velha e eu pegava a rua sete,o lig lig era muito bom mais a sensação era o galo cego, de Rio do Sul.