Mais uma participação na Revista Almanaque Bela Vida - bairros Garcia e Glória.
A Revista como sempre trás belas reportagens e destaques de nossa comunidade.
Nesta edição de Setembro/Outubro/2010, Garcia-Glória - página 06 e 7, em curiosidades Falamos sobre a Rua da Glória antiga Gruta e a Rua Amazonas Festas Populares - no Grande Garcia - Distrito do Garcia.
_________________________________________
Bela Curiosidade: Glória
Almanaque Bela Vida
Antiga Gruta
Na imagem da gruta da década de 1950, a padroeira da Igreja Nossa Senhora da Glória, com Frei Raul Bunn, Amolda, Águida e Nadir.
A Gruta pertencia à Igreja Nossa Senhora da Glória, e se localiza aos fundos no alto do morro. A Igreja Nossa Senhora da Glória (pedra fundamental em 1942) foi inaugurada em 16 de março de 1947.
Nas décadas de 50 a 70 era comum procissões e romarias de fieis até a gruta para cumprir promessas e pedidos dos fieis devotos à Santa.
Hoje, a gruta com a imagem da padroeira pode ser vista ao lado da Igreja.
Bela Curiosidade: Garcia
Festas Populares
A imagem mostra um desfile de funcionários fantasiados de indígenas da Empresa Industrial Garcia em 1968. Era comum essas apresentações teatrais ao vivo, organizadas pela direção da empresa, e, sempre a frente, o senhor José Pera, que além de motorista era treinador do Clube Amazonas. O local das apresentações era em desfiles pelas Ruas da Glória, Amazonas e culminando no estádio do Amazonas. Grande parte da comunidade blumenauense prestigiava o evento, chegando a lotar o estádio, com cerca de 5 mil pessoas.
______________________
Fonte: Adalberto Day/Cientista Social e pesquisador da História
- www.adalbertoday.blogspot.com
Almanaque Bela Vida Setembro/Outubro/2010 - ano 1 - nº 3
Editora Bela Vida
Diretor: Edson Peres Gonçalves
Coordenação Geral: Lilian Peres Gonçalves
Revisão de texto: Madalena Parisi Duarte
Foto: arquivo de Dalva e Adalberto Day
Prezado Adalberto,
ResponderExcluirNa gruta da Rua da Glória joguei muita bola, com a turma dos coroinhas da igreja. Quantas vezez descemos para buscar a bola, e as subidas com as traves. Grandes lembranças do Padre Gustavo, do Reinaldo Nunes, do Carlos Kaufamann, do Sérgio Hering, do Osvaldo Malheiros(filho) entre outros. Isto sem contar as piadas que corriam de depois de cada festa na Igreja.
Abraços.
Beto Tillmann