História:
Muita gente pensa que o Carnaval é uma festa típica do Brasil. Mas toda essa farra vem de muito longe, existe desde a Antigüidade. O Carnaval originário tem início nos cultos agrários da Grécia, de 605 a 527 a.C.
Com o surgimento da agricultura, os homens passaram a comemorar a fertilidade e produtividade do solo em forma de festa pagã. O Carnaval Pagão foi iniciado por Pisistráto, que oficializou o culto à Dioniso, na Grécia, no século VII a.C. e termina quando a Igreja Católica adota a festa em 590 d.C.
O primeiro foco de concentração carnavalesca se localizou no Egito. A festa não era nada mais do que dança e cantoria em volta de fogueiras. Os foliões usavam máscaras e disfarces simbolizando a inexistência de classes sociais. Depois, a tradição se espalhou por Grécia e Roma, entre o século VII a.C. e VI d.C. A separação da sociedade em classes fazia com que houvesse a necessidade de válvulas de escape. É nessa época que foi introduzido sexo e bebidas na festa.
Em seguida, o Carnaval chega em Veneza para, então, se espalhar pelo mundo. Diz-se que foi lá que a festa tomou as características atuais: máscaras, fantasias, carros alegóricos, desfiles...
O Carnaval Cristão passa a existir quando a Igreja Católica oficializa a festa, em 590 d.C. Antes, a instituição condenava a festa por seu caráter "pecaminoso". No entanto, as autoridades eclesiásticas da época se viram num beco sem saída. Não era mais possível proibir o Carnaval. Foi então que houve a imposição de cerimônias oficiais sérias para conter a libertinagem. Mas esse tipo de festa batia de frente com a principal característica do Carnaval: o riso, a brincadeira...
Em 1545 a Igreja Católica, através do Concílio de Trento, oficializa que o Carnaval é reconhecido como uma manifestação popular de rua. Em 1582, o Papa Gregório XIII transforma o Calendário Juliano em Gregoriano e estabelece as datas do Carnaval. O motivo da mobilidade da data é não coincidir com a Páscoa católica, que não pode ter data fixa para não coincidir com a Páscoa dos judeus.
O cálculo é um pouco complexo. Determina-se o equinócio da primavera, que ocorre entre os dias 21 e 22 de março no hemisfério norte. Observando a lua nova que antecede o equinócio, o primeiro domingo após o 14º dia de lua nova é o domingo de Páscoa. Como o primeiro dia da lua nova, antes de 21 de março, é entre 08 de março e 05 de abril, a Páscoa só pode ser entre 22 de março e 25 de abril. O domingo de carnaval é sempre no 7º domingo que antecede ao domingo de Páscoa.
O Carnaval brasileiro surge em 1723, com a chegada de portugueses das Ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde. A principal diversão dos foliões era jogar água nos outros. Esta brincadeira é conhecida como Intrudo, e ainda existe em carnavais como o de Laguna, cidade litorânea de Santa Catarina onde, principalmente as crianças, ficam escondidas nas sacadas e jogam sacos plásticos cheios de água nos pedestres.
O primeiro registro de baile é de 1840. Em 1855 surgiram os primeiros grandes clubes carnavalescos, precursores das atuais escolas de samba. No início do século XX, já havia diversos cordões e blocos, que desfilavam pela cidade durante o Carnaval. A primeira escola de samba foi fundada em 1928 no bairro do Estácio, no Rio de Janeiro, e se chamava Deixa Falar. A partir de então, outras foram surgindo até chegarmos à grande festa que vemos hoje! O PHAROL volta na quinta feira. DIVIRTA-SE, EXTRAVASE...SEM EXCESSOS !
Luiz Antonio Silva, palestrante Comportamental, capacitador Educacional, coaching Liderança.
Colaboração: Eutraclínio A. dos Santos
Adalberto
ResponderExcluirO material - imagem e texto foi fornecido pelo amigo Rubens Heusi. Lhe encaminhei como mais um importante documento da vida da nossa cidade. Parte deste grupo pertenciam à Orquestra "Los Guarachos"
Pfau
Adalberto
ResponderExcluirEstava no google pesquisando sobre meu pai quando me deparei com teu site. Lembro-me desta mesma fotografia na casa dos meus pais.
Obrigada por manter viva a memória da cidade.
Cylaine Figueiredo
Gostei da postagem, Beto!
ResponderExcluirSeria o frio, o causador do carnaval mais ameno em Blumenau?
Parabéns Adalberto, por trazer na memória dos Blumenauenses o carnaval da época. Isto sim é história. Abraço Jaime Batista da Silva.
ResponderExcluir...Olá Adalberto, me chamo Carlos Roberto sou de São Paulo, quero dizer logo de cara que admiro e respeito demais sua obra; Você acha possível conseguir alguma informação mais detalhadas sobre alguns antigos e importantes treinadores do futebol catarinense como José Pêra, Hélio Pimentel, Leleco, Foguinho, Badeco, Bagé, Hélio Rosa, Ivo Andrade, Hélio Olinger, Alípio Rodrigues, Newton e Osmar Monguilhot ? Abraço
ResponderExcluir