terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
- Gincana com Lambretas
Histórias de nosso cotidiano
— Alameda
Rio Branco
— Alameda
Rio Branco
Texto
José Geraldo Reis Pfau
Publicitário em Blumenau.
Gincana - Bela lembrança
Pura Nostalgia de nossa querida cidade de Blumenau.
O condutor da lambreta é Vicente
Ladewig - LD (luxo) e a D (stander).
As Lambretas e as Vespas foram representadas notadamente
nesta região pelas Lojas HM (Hermes Macedo) e Prosdócimo respectivamente.
Este tipo de veiculo superou a tradicional motocicleta
pela sua quantidade e uso como transporte e lazer.
As Lojas HM (Lojas Hermes Macedo) durante
algum período nos anos 1950/60 trouxe para os proprietários de
Lambretas e para o público a realização de Gincanas. Estas atividades eram
realizadas nos finais de semana, notadamente em vias mais largas e com piso
regular, como foi o caso em Blumenau na Alameda Rio Branco. Não só como meio de transportes, mas muito também para o
lazer. Era hábito o passeio nos finais de semana ensolarados os apaixonados de
lambretas irem para a praia de Camboriú, sempre em casais. Com a gincana ficou
ainda mais evidente a participação das moças e senhoras nas atividades de
lazer.
O condutor da lambreta é Vicente
Ladewig - LD (luxo) e a D (stander). Nesta foto mais ao fundo de
terno preto o Sr. Osmenio Pfau gerente das Lojas HM, primeiro da (D) para a
(E).
Eram
meia dúzia de obstáculos (conforme fotos) que a dupla deveria percorrer em
determinado tempo. A alegria e o entusiasmo fazia parte da atração das
gincanas. Os jovens com suas lambretas equipadas, com acessórios da
época, se preparavam para a realização das provas. Milhares de famílias com
crianças se divertiam assistindo a promoção.
Publicado no face book por Ellen Crista da Silva
O vencedor era a dupla que
completava as provas em menor tempo. Na foto com o balão o condutor estourava
com um espeto na boca.
Na foto a carona bebia um refrigerante com a
lambreta em movimento. Também havia uma prova do ovo na colher na boca do
carona e a lambreta em movimento numa rampa. A prova que mais atraia o público
era um pote de barro pendurado, com farinha.
O carona com um sarrafo tinha que
quebrar o pote, ao aviso do piloto, com a lambreta em movimento. Geralmente
acertava com o sarrafo na cabeça do piloto.
Arquivo José
Carlos Extin Ladewig
História da Lambreta
7 comentários:
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Boa esta reportagem. Me lembro a que o seu Edelui Massaneiro tinha, e a do Maninho tambem.
ResponderExcluirBela história Professor! !!!
ResponderExcluirGiu Campos
Adalberto
ResponderExcluirEsta foto da Alameda Rio Branco, nos remete aos tempos de jovem, como não tínhamos muitas opções final de semana, ia se Andar de bicicleta na Alameda, mais tarde de carro, o playboy da Garcia, tempo maravilhoso, tudo muito diferente de hoje, lembrando a musica do LILICO, que se ouvia no programa da A praça é nossa, assistido todas as sextas feiras a noite no Bar do Ico Horth na Rua progresso ao lado do bar do Sr. Rosini se não me engano, já vi algo assim no seu blog, a turma: Cornélio de Souza, Flávio Oliveira, Carlos Rosini, Valmor Hofmann, VIlson Dias, no sábado trabalhávamos já as 06,00hs ate 12,00hs, tudo era paz e beleza.
Atenciosamente,
Henry Georg Spring
Bom dia Adalberto
ResponderExcluirlegal esta postagem.
viajei no tempo e lembrei de meus dois irmãos, que tinham uma lambreta e cuidavam muito dela, porque tinham namorada e ter uma lambreta era um orgulho.
Abraço
Adalberto
ResponderExcluirComo falou o Sr. Henry,tenho saudades das tardes de domingo,onde era local de encontro dos Jovens na Alameda,ficavamos nas calçadas admirando os belos Altomoveis,Motos e Garotas é claro.Eu na época não tinha Carro nem Moto,mas estava
sempre la junto com Amigos,que saudades....As gincanas eu não sabia....
Em 1955 vendi ao VICENTE LADEWIG a minha motocicleta marca DÜRKPOPP 7,5 HP.Ladewig era então gerente da empresa NAVITA em Itajaí. Com o produto da venda complementei o valor da aquisição e uma Moto nova marca JAWA -PAL - 12 HP.fabricação especial- assento retilineo,dotada da novidade de possuir em um só dispositivo o pedal de arranque e a alavanca de marchas.O Vicente Ladewig era então um grande aficcionado aos motociclos. Na década de 1970 era proprietário da "Extinfogo" na rua Joinville - Blumenau
ResponderExcluirNaquela época as pessoas eram felizes. Muito melhor do que hoje.
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