“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

- Antigamente "Era Assim" em Blumenau

Frases e programas que ficaram famosas nas Rádios de Blumenau, principalmente nos anos dourados de 1950/1990.
FRASES FAMOSAS:
- Antigamente era assim: "A vida com alegria é outra coisa", Conversando com o turista”, “Tempo e Placar no Dêba”, Só porque hoje é sábado, Blu é uma parada, Blumenau cidade que eu amo, "Alô torcedor Boa tarde" (Amauri Pereira e Marciano Régis, Show de Bola),
"Tá entendendooo..." (Hamilton Antonio), O Esporte Anda e a Nereu Comanda, Nereu 820, muito mais prazer para o ouvinte.
PROGRAMAS FAMOSOS:
- A Marcha do Esporte (Rádio Clube, Tesoura Jr.)
- “Pick-up da frigideira” ( Rádio Clube (Nereu) apresentado por Nelson Rosembrock). Na Nereu o Nelson Tófano tinha um programa semelhante, grande apresentador, ambos se dirigiam as casas do ouvinte com uma lambreta.
- Carta Aberta: (Rádio Nereu Ramos apresentado por Danilo Gomes).
- Programa Antônio Rocha (Apresentado sempre aos sábados a tarde a partir das 13 Horas/17 horas apresentado desde dezembro de 1990 por Antônio Rocha). Sempre com belas frases e palavras de otimismo que tanto o rádio brasileiro necessita. "Programa Antônio Rocha, a diferença você ouve e sente" .... "Aqui na cidade das mulheres mais bonitas do Brasil" são pontualmente 15 horas. E o bailão do Rocha outro sucesso de audiência.  A Palavra de DEUS. Informações, esportes, entretenimento, entrevistas. Um programa feito com muito amor e pesquisas. A partir de agosto/2021 as sextas- feiras a tarde na Rádio Clube de Blumenau. 
- Espaço Comunitário (Radio Nereu Ramos com vários apresentadores após o encerramento do Carta Aberta).
- "SS" na veia - Programa Sábado Show, Foi ao ar até dia 17 de junho de 2017 (retornou em em final de 2020 e seu último programa foi no dia 26 de junho de 2021 quando a rádio Nereu Ramos passa a transmitir em parceria com a Jovem Pan (02/07/2021)., apresentado por Jair Bernardes. Uma espécie de "Boca no trombone" onde o apresentador interagia com os ouvintes. Debates calorosos e acirrados do cotidiano e política. 
- Preto no Branco (Programa de entrevistas comandado primeiro pelo Osni Wilson Jacobsen e depois pelo Lazinho, Também PC - Paulo Cesar da Silva)
- Grande Resenha Esportiva Dominical FORD (Rádio Nereu Ramos)
- Este mundo é uma Bola (Humorístico da Nereu)
- SHOW de butinadas (Humorístico da Nereu nos anos 60)
- O domingo é nosso (Rádio Clube apresentado por Nelson Carlos)
- “Hora do Rei” de manhã na rádio Nereu Ramos.
- Esperando o Futebol (Produzido e apresentado por Edemar Annuseck aos domingos antes das transmissões)
- Bandas e Bandinhas (Edemir de Suza)
- DIA A DIA (Jornalístico comandado por Edemar Annuseck na NEREU de 1992 a 1994)
- Comércio e Indústria Germano Stein S.A. informa a hora certa: em Blumenau:12,00 horas.
(era anunciada a hora certa de meia em meia hora na PRC-4 Rádio Clube de Blumenau).
- Pudim Medeiros, a melhor sobremesa do Brasil! (durante muitos anos, ao término de cada música era dita esta frase na PRC-4 Rádio Clube de Blumenau (anos 50).
- Cabelos Brancos ? Sinal de Velhice. Use Loção Brilhante ! (texto que era lido nos horários comerciais pelos locutores da PRC-4).
- No ar, programa PEÇA SUA MÚSICA.(PRC-4 Rádio Clube de Blumenau, anos 50).
(o ouvinte pagava 5 cruzeiros e pedia uma dedicatória para a música tal. Por exemplo:
"No programa Peça Sua Música vamos ouvir a valsa Branca, que Maria da Silva oferece com muito amor e carinho a sua mãe Dona Francisca, residente na Rua Amazonas, no Garcia, pelo seu aniversário que transcorre hoje").
- "A PRC-4 Rádio Clube passa a transmitir a Missa das 9,00 horas, diretamente da Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo de Blumenau, um patrocínio da Indústria de Móveis Ideal Ltda." (era tradição a transmissão desta missa pela PRC-4, nos anos 50 e 60, e cabia ao Frei Valdemar narrar a liturgia).
- Às 19 horas ia ao ar, durante várias décadas (anos 50,60,70) o Repórter Catarinense, o mais famoso noticiário do rádio blumenauense.
- Farlei J. Santos : Farlei tá falado...Rádios Difusora, Alvorada, Nereu....
"No ar ... (prefixo Radetzky March) o Repórter Catarinense, o mais completo informativo do rádio blumenauense. Patrocínio exclusivo da Drogaria e Farmácia Catarinense." (era muito utilizado o quadro de "perdidos e achados" dentro do noticiário. Todo mundo recorria à rádio para anunciar o que havia perdido, e não precisava pagar).
- Repórter Catarinense em edição extraordinária ! Sempre que era irradiado o prefixo musical do Repórter Catarinense fora de hora, todo mundo ficava atento pois alguma coisa importante, ou tragédia, havia acontecido. Foi assim que a PRC-4 anunciou, em 1958, o incêndio da Prefeitura de Blumenau.
- Às terças-feiras à noite era apresentado pela PRC-4 o programa CINE ATUALIDADES, que comentava os filmes que seriam exibidos durante a semana pelos Cines Busch e Blumenau. Era apresentado, nos anos 50, por Carlos Fernando (Jener Reinert) e Charles Neto (Carlos Braga Mueller).
- Durante as manhãs, na PRC-4 Rádio Clube de Blumenau, nos anos 50, eram apresentados programas musicais variados.
Eram programas de meia hora ou uma hora, que transmitiam músicas específicas: Tangos em Desfile, Relíquias Portenhas, Canta Brasil, Viena Divina Valsa, Músicas do Velho Mundo.
- Em meados dos anos 50 a PRC-4 transmitia rádio teatro local:
Aos sábados a tarde ou em alguns dias de semana, á noite, eram apresentadas novelas com radio atores de Blumenau.
Uma novela que marcou foi "Juramento", escrita, dirigida e interpretada pelo radialista Diógenes Greco, que tinha vindo de São Paulo.
- O Gênio de Bohn - Ludwig Van Beethoven, era um programa apresentado uma vez por semana, à noite, pela PRC-4, patrocinado pelas Lojas A Capital. Os discos eram de propriedade do sr. Cardoso, um dos proprietários das Lojas A Capital, que era apaixonado por Beethoven. A apresentação também era dele. Este estabelecimento comercial funcionava no térreo do prédio onde estava localizada, no segundo andar, a PRC-4 (esquina das Ruas 15 de Novembro e Nereu Ramos.
- Variedades Tell - Todas as quartas feiras ia ao ar nos anos 50, às 21 horas, o programa Variedades Tell, patrocinado pela Indústria de Produtos Alimentícios Tell. O proprietário da empresa, Sr. Teschke, trazia pessoalmente os discos alemães da sua discoteca particular para serem apresentados no programa. Eram discos que não existiam no mercado brasileiro.
Para saber sobre Rádio no Brasil e Blumenau acesse:
http://adalbertoday.blogspot.com/2009/09/o-dia-do-radio.html

22 comentários:

  1. Ai, que saudade!!!! Também tenho coisaradas antigas em casa... além de mim hihihihihihihihiihihhihh Bjkas
    Shirley

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Boa esta postagem.E tem aqueles que dizem que quem vive de passado é museu. E gostei da tirada da Shirley..........

    ResponderExcluir
  3. DickmannjuniorDickmann


    @


    @adalbertoday deu saudades de domingo de manha do picape na frigideira

    ResponderExcluir
  4. leversRafael Evers


    @


    Muito bom ! otima leitura !
    Rafael

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Adalberto. Por sua obstinação em resgatar nossa história e nossa cultura.

    ResponderExcluir
  6. MarcoDemarchiMarco A Demarchi


    @


    @adalbertoday meu pai foi locutor de radio nos idos anos... vou me informar mais e te passo as informações...

    ResponderExcluir
  7. SergioPHSedrezSérgio P H Sedrez


    @


    @adalbertoday @solbrasill @misume @_leleluchini -Parabéns por resgatar parte da nossa memoria.

    ResponderExcluir
  8. GisellelucyGiselle Lucy Janke
    @
    @adalbertoday Boa tarde! Acabei de ler o artigo e lembrei da minha Oma. Ela sempre ouvia o Pick-up da frigideira, me deu saudades!

    ResponderExcluir
  9. amigo adalberto voce vai notar que não estou escrevendo letras maiusculas pois ifeslismente sofri um acidente de trabalho artesanal e tive que amputar o dedo polegar da mão esquerda e o indicador esquerdo esta tambem em recuperação, mas tudo bem o homen quis assim que fazer. adalberto lembrando algo na tua bela reportagem de antigamente não poderia deixar passar em branco, no reporte catarinense quando se ouvia a musica de alerta a gente corria para ligar o radio que sua mãe pedia mas os radios a valvulas demoravan tanto para esquentar as valvulas que quando entrava no ar a noticia tinha passado haaaaa haaaaa,em da citada lojas a capital ao lado da tão famosa churrascaria palmital do grande adolfo hern, tinha tambem o programa de calouro todos o domingo, e na televisão o programa ao vivo de palco do mario wendravel , que eu participava da gincana todos os domingos depois passei a ser tambem em um domingo jurado do programa, e o patrocinador pudim medeiro, era aprasentado pelo grande e famoso artista blumenauense tangara e as irmans pera,que era ouvido por muitos fans as musicas sertaneja ou caipira so par enticar quem não lembra das grandes touradas do circo do famoso palhaço quirela, o e ou toureiro paraiba que trabalhou com um boi com dois punhais amarrados no chifres. grato pela oportunidade o dificil é parar, abrços valdir salvador.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Adalberto, quantas lembranças o Valdir Salvador acrescentou às tuas - e quantas me vieram à memória! Tive o prazer de, com uma entrevista de História Oral, resgatar a biografia do seu Nelson Rosembrock, que depois foi devidamente publicada na revista Blumenau em Cadernos.
    Abração e parabéns,
    Urda Alice Klueger

    ResponderExcluir
  11. maurobremerBremer, Mauro
    RT @adalbertoday: @Dickmannjunior Super Picape, era pequeno ainda mas ouvia sempre com meus pais...muito bom Beto!
    @adalbertoday pra vc ter idéia, o 1o. emprego com vendas do meu pai foi com o Pudim Medeiros....viajava com um Chevrolet 51...tempos mudam..

    ResponderExcluir
  12. Oi amigo Beto. Obrigado por mais uma saudosa pagina da nossa querida cidade. Se a gente le essas passagens com mais pessoas de idade, passa a ser ate interessante. Lembra disso, lembra daquilo, e vêem muitos comentários. Quando são mencionados os personagens, tem-se a impressão que se esta vendo a pessoa naquele instante. Sensação bem típica. Valioso arquivo. Boa noite e bom restinho de semana.
    E.A.Santos

    ResponderExcluir
  13. "Antigamente era Assim" e o pick up do Nelson Rosembrock são marcas registradas de Blumenau. São história. Que bons tempos, Sr. Adalberto.
    Meu pai ouvia rádio todos os dias, e aos domingos nem se fala, ouvia desde cedo até a noite quando eram narradas os jogos de futebol.
    Esses tempos vão ficar vivos em nossa memória. Sou saudosista,sim.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Adalberto
    legal este texto.
    Lembro que meus irmãos gostavam muito do programa "Preto no Branco"; lembro também que gostavam de um programa chamado de "antigamente era assim" (acho que era apresentado na Radio Nereu aos domingos de manhã) e de um programa (não lembro agora do nome) apresentado aos sábados ou domingos a noite pela Sra. Gerda Hofschulte, patrocinado pela Relojoaria e Ótica Schwabe.
    Abraço

    ResponderExcluir
  15. netospenglerNilton Spengler Neto


    “@adalbertoday: @netospengler http://t.co/RB9iSLm” show de bola. Parabens beto

    ResponderExcluir
  16. Meu caro Adalberto, parabéns é o mínimo que posso dizer pela matéria e se vc permitir, vou acrescentar mais alguns detalhes:
    a) - Rádio Seqüências NR, apresentado por Alfredo Otto Flatau na Nereu onde eu era o locutor comercial.
    b) - Grande Resenha esportiva Dominical Ford aos domingos às 22 horas com Álvaro Correia, eu, Edson Luis, Moacir Galiani, Rubens Olbrisch produzindo e apresentando.
    c) - Panorama Esportivo na Nereu das 18h35 às 19 horas.
    d) - Onde está o ouvinte está a Nereu com Nelson Tófano.
    e) - Você faz o programa com Nelson Tófano às 18 horas na Nereu.
    f) - Correspondente Lojas Zadrosny com Virgilio Léo na Nereu de hora em hora.

    Forte abraço,

    Edemar Annuseck
    São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  17. Grande Adalberto,

    Parabéns. Deixei mais alguns detalhes. Sobre a Churrascaria Palmital que colocaram num comentário, o proprietário não era o Adolfo Ern. Ele era dono da Churrascaria Adolfo na Rua 7 defronte o Sagrada Família. Se não me falha a memória o dono da famosa Churrascaria Palmital era o Erwin Neitzke. O filho dele estudou comingo, só que não lembro o nome dele.

    Tinha na Clube aos domingos o MATINADA ALEGRE, programa de auditório.
    Aos sábados depois do sucesso do ANTIGAMENTE ERA ASSIM na Nereu, o Brandino Philips lançou o seu programa de Bandinhas na Rádio Difusora.
    Se lembrar de outros, repasso.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  18. Muito bem lembrado, Adalberto. "Só porque hoje é sábado, Blu é uma parada" era programa obrigatório, mal podia-se esperar o final da semana chegar. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  19. Adalberto o assunto mais uma vez é ótimo, e os comentários acrescentam mais lembranças.
    Abraços
    Arno.

    ResponderExcluir
  20. Se você gosta de saudade, tem um programa na (www.liberdade.com.br)aos domingos, começa as 5 da manha. A mais nova é OUTRAS MULHERES C/CARLOS GALHARDO. Vale a pena.
    Ah, é Rádio AM.

    ResponderExcluir
  21. O nome do colega do Edemar, filho do sr.Erwin Neitzke, é Jackson Wolfgang Neitzke, meu primo

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...