"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

quinta-feira, 1 de maio de 2008

- A Vida com alegria é outra coisa



- Hoje novamente vamos apresentar um belíssimo texto da escritora Urda Alice Klueger, falando sobre um tema por demais conhecido principalmente nas décadas 60 e 70, “Pick-up da frigideira”, programa do radialista Nelson Rosembrock, que faleceu no dia 06 de novembro de 2005, aos 78 anos de idade. A crônica foi escrita por Urda antes do Falecimento de Nelson Rosembrock.
Lembranças de nosso cotidiano.
A Vida com alegria é outra coisa:
- Tinha alguém que dizia isto, todos os dias, enquanto eu era criança, lá na década de sessenta. Era um radialista que viera anonimamente para Blumenau lá por volta de 1960, e que, meses depois, em 1961, acabara sendo o herói da cidade, quando perversa enchente tomou conta do nosso vale, deixando gregos e troianos ou submersos, ou ilhados e sem comunicação. Foi aí que entrou em cena o nosso radialista: ele permaneceu 72 horas ininterruptas no ar, transmitindo recados, achando gente perdida, organizando uma campanha de ajuda aos flagelados – enfim, era a única voz que o rádio nos trazia, uma voz que transmitia esperança. O nome desse radialista era Nelson Rosembrock. Ele chegara anonimamente em Blumenau, pouco antes – depois da enchente, passou a ser a pessoa mais conhecida da cidade. Ninguém esquecia do serviço que prestara à comunidade, daquelas 72 horas no ar, da “língua endurecida” que resultou daquelas 72 horas, conforme ele mesmo me contou. As homenagens foram muitas, e seus programas diários transformaram-se em sucesso. Quem não se lembra do “Pick-up da frigideira”, de “Conversando com o turista”, de “ A vida com alegria é outra coisa”? Ele me contou detalhadamente sobre cada programa desses, ano passado, quando tive a felicidade de gravar longa entrevista com ele, para os arquivos de História do município e da FURB. Eu, criança, era contemporânea dos programas dele, e trouxe para a minha vida uma coisa que ele sempre afirmou :”A vida com alegria é outra coisa”. Mais tarde, adulta, passei a classificá-lo como o nosso filósofo blumenauense (embora tenha nascido em Brusque) – quem mais ficara afirmando publicamente, por anos e anos, que a vida com alegria é outra coisa?
Obrigada, seu Nelson Rosembrock, por ter me ensinado isso! Garanto-lhe que ouvi-lo por tantos anos, sempre a repetir tal verdade, fez-me absorvê-la, e tornou muita coisa fosse diferente na minha vida. E se alguém não conhece esse nosso filósofo caseiro, e pensa que ele já dependurou as chuteiras (afinal, ele começou em rádio em 1948), vou dar o mapa da mina : Nelson Rosembrock continua no ar, aos domingos, a partir das cinco da manhã, na Rádio Nereu Ramos. Se você acordar cedo, dê uma ligadinha no programa dele. Quem sabe, como eu, você aprenda que a vida com alegria é outra coisa.
Urda Alice Klueger /Escritora
Arquivo Adalberto Day

6 comentários:

URDA disse...

Adalberto:
Belíssima homenagem ao seu Nelson! Estou tentando, aqui, repassar para a família dele.
Cadastrei o teu endeço, aqui, para receber meus textos semanais para a imprensa. Ficas com liberdade de publicá-los ou não, conforme melhor convier para o teu blogue.
Abração e obrigada,
Urda.

Zé Pfau disse...

Adalberto
muito bom, a Sra. Briguite Fouquet Rosembrock, esposa dele e também escritora que recente lançou o seu livro na Fundação Cultural certamente irá gostar. Vou também tentar fazer chegar nas mãos dela. Acho que é também texto para "Caros Ouvintes"do amigo Antunes Severo.
Um abraço

Renata disse...

Oi,

adorei o escrito. Pena não ter conhecido nem sequer escutado os programas do sr. Nelson (sou de Mafra-SC)!
Um abraço a todos.
Adorei o site Adalberto.

Charles Ringenberg disse...

Me lembro do Pick-up da Frigideira quando era pequeno. Aquelas batidas numa frigideira eram a marca do programa. Não se esquece jamais.

fouquetpoesias@2013 disse...

Obrigado pela belissima homenagem, estamos gratos por sua lembrança!!!

Marcelo Fouquet Rosembrock
Filho de nelso rosembrock

VÂNGELA =) disse...

É com essa e outras tantas histórias que minha definição de vida também... É leva a vida com alegria. Minha admiração pelo senhor Nelson,e também por você por relembrar história que não devem ser esquecidas. Um abraço

"A Vida com alegria é outra coisa"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...