“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

- Zangão

Publicado no Jornal de Santa Catarina :
08/01/2013 | N° 12773

ALMANAQUE DO VALE | Da editoria de Geral

Anderson Silva
Zangão
O adesivo criado pelo publicitário José Geraldo Reis Pfau é alusivo ao grupo Zangão, turma organizada em Blumenau na década de 1960. O adereço era colado na traseira dos veículos para lembrar a Escuderia Zangão. (Imagem: Arquivo de José Geraldo Reis Pfau/Adalberto Day)
_________________
Texto na integra José Geraldo Reis Pfau
Nós, amigos e adolescentes, residentes na região da Rua Amadeu da Luz, São José e Getúlio Vargas fazíamos parte de um grupo de amigos com carros (alguns com o carro do pai) que formamos uma escuderia. Escuderia na época era moda e se colocava um adesivo redondo (30 cm de diâmetro) no vidro traseiro dos carros para dizer que essa era uma turma organizada e eram da mesma equipe. Nós criamos a Escuderia Zangão. Aproximamo-nos do Lig Lig e ele estava viabilizando sua condição de competir e nós nos propomos a "pintar" o patrocínio, nº, etc., no carro dele e com isso ele competiu com "Equipe Zangão". (Veja no capô do SIMCA)
Desenho criado por volta do ano de 1963/64 por José Geraldo Reis Pfau
Carlos Federico Mertens, também conhecido como Ligueli ou Ligueligue para a maioria  Lig Lig (faleceu em 2004)  -  e outros participantes.
De Blumenau o profissional do volante “Ligueligue” (Simca) liderava o grito da torcida, e nos DKWs pilotos como Fritz Reimer, Julio Reichow, Sergio Buerger, Arminio Klotz e outros personagens da rápida história naquela época do nosso automobilismo.
Quem nos enviou a foto foi seu Neto Felipe Mertens Brancher.

Para saber mais acesse:
Arquivo de José Geraldo reis Pfau/Adalberto Day
Família  Mertens/Brancher

4 comentários:

  1. Como é bom ver historias sobre meu avô. Muito obrigado Sr Adalberto. Toda minha familia agradece.

    ResponderExcluir

  2. Como sempre,prezado amigo e irmão,seu trabalho me faz viajar no tempo.
    Saúde...Saúde...Saúde...
    BAITABRAÇO

    ResponderExcluir
  3. Grato, Adalberto e Zé Pfau, por lembrarem do Lig-Lig. Pertenço a outra geração, mas recordo das corridas e do próprio, que meu falecido pai, Willi Lickfeld, conheceu bem. Lembro bem do tempo em que foi taxista, nas décadas de 1980/1990.

    ResponderExcluir
  4. Oi Beto realmente é uma pena que hoje ja não existe gente como antigamente como por exemplo,um Lig Lig e outros no automobilismo, um Darci Locatelli no ciclismo, um Radke no motociclismo, um Waldemar Tiago no atletismo, campeonato de pesca ao Robalo na Prainha,uma disputa tão séria como um Palmeira e Olimpico, um Prefeito como Hercilio Deeke, e muitos outros, nossa juventude de hoje pensa diferente não tem mais um bom lider, é uma pena que meus netos ainda são pequenos, abraços Valdir Salvador.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...