“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sábado, 20 de agosto de 2011

- Um cidadão de belas histórias

Em Histórias de nosso cotidiano, por sugestão de vários amigos, apresento uma pequena homenagem ao Memorialista Niels Deeke.
Adalberto Day
Adalberto e Niels

          O Dia Que Conheci Niels Deeke
Por CAO ZONE
     Acabara de acessar pela primeira vez o famigerado grupo de genealogia SC Gen, e lá estava aquele longo texto, um emaranhado retilíneo, quanto mais se lia, mais se ficava fascinado, uma das marcas que a escrita do dr. Niels costuma infligir aos seus leitores. 
     Tanto nos de primeira leitura, quanto, e principalmente, nos costumasses. 
     O tema não poderia ser mais sui generis, falava justamente sobre o enigmático navegador, Binot Paulmier de Gonneville, provavelmente a última reserva ainda não totalmente decifrada de todas as navegações, cujo mote pode modificar muitos aspectos da história do início do século XVI no litoral sul do Brasil.
     E o portentoso escriba, puxava para si, a dissertação estonteante da possibilidade de que o fleumático navegador normando teria estado na foz do rio Itajaí-Açú. 
     Conjecturava que, as condições adversas de navegabilidade da barra do citado rio, casam, com a descrição do que consta no, "Campagne du navire l´Espoir de Honfleur 1503-1505. Relation authentique du voyage du capitaine de Gonneville ès Nouvelles Terres des Indes. Publiée intégralement pour la première fois avec une introduction et des éclaircissements par M. d´Avezac. Paris: Challamel, 1869."
     Já que ao voltar a expedição sofrera naufragio, e só foi encontrada esparsa documentação, no Almirantado da Normandia, nesse ano que depois foi publicado o relatório do título acima. 
     E tudo que se refere a esse navegador, ainda causa enorme frisson na comunidade de pesquisadores, sendo que, muito ainda, tem-se por desvendar.
     Embora nunca tivesse o prazer de conhecer o dr. Niels pessoalmente, já nos falamos por telefone e trocamos muitos e-mails. 
     Mas falta, é claro, desenvolvermos um projeto em conjunto.
     Enquanto esse sonho não se realiza, continuo considerando aquela aprazível noite na internet de alguns anos atrás, como, o dia que conheci Niels Deeke.
Texto de CAO ZONE/Articulista e Designer
Rio de Janeiro/RJ
Acesse também: 
Arquivo de Adalberto Day

3 comentários:

  1. Prezado Adalberto, muito obrigado por ter lembrado do amigo Dr. Niels Deeke no dia em que comemora a data natalícia. Devo à sua generosidade muito do meu amor pela História e do espírito investigativo que desenvolvo há pouco mais de uma década. Sempre me recebeu com amizade e respeito. Seu humor aguçado, ora dotado de salutares pitadas de sarcasmo, cativa e motiva para o auto-desenvolvimento. Força, saúde e vida longa ao amigo Dr. Niels Deeke!

    ResponderExcluir
  2. Aos AMIGOS Adalberto Day e Niels Deeke sempre ligados em tudo o que se refere à nossa querida Blumenau o meu reconhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Beto,

    Muito importante esta postagem de reconhecimento do teu blog ao memorialista Niels Deeke.
    Niels Deeke possui, além de extraordinária memória, um acervo hitórico que o credencia a descrever, com muita exatidão, fatos importantes do nosso passado.
    Tive a oportunidade de trabalhar na Prefeitura de Blumenau com o saudoso pai dele, prefeito Hercílio Deeke.
    Nos anos de 1963, 64 e 65, eu produzia um programa informativo semanal transmitido pelas cinco rádios AM de Blumenau, no qual eram divulgadas as atividades do Executivo Municipal. O nome deste programa era "O Executivo em Foco".
    O arquivo deste programa, com o relato de tudo o que ocorreu no governo de Hercílio Deeke naquele período, foi resgatado pelo Niels, na sua incansável batalha pela recuperação da nossa história.
    Carlos Braga Mueller
    Jornalista

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...