Os trabalhos de recuperação, que começaram segunda-feira, estão sendo feitos por funcionários da prefeitura e a conclusão está prevista para o dia 26, pouco antes do aniversário do município, em 2 de setembro. A manutenção da máquina inclui a retirada das partes enferrujadas, como caldeira, lataria e assoalho, que foram danificadas pela ação do tempo e serão substituídas por chapas recicladas de metal galvanizado. Os materiais reciclados são placas de sinalização antigas e devem receber emendadas com solda e rebites.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
- Locomotiva passa por reforma
MANUTENÇÃO
Macuca é revitalizada
Partes enferrujadas e esburacadas da locomotiva serão substituídas por chapas de metal reciclado
BLUMENAU - Em nove dias, um dos cartões portais da cidade, a Locomotiva Macuca, ficará nova como em 3 de maio de 1909, quando percorreu pouco mais de 30 quilômetros entre a atual prefeitura de Blumenau e Warnow, hoje Indaial, inaugurando o primeiro trecho da Estrada de Ferro Santa Catarina. A locomotiva foi a terceira a cruzar os trilhos catarinenses. As duas primeiras foram vendidas como sucata na década de 1930.
Quando a Estrada de Ferro Santa Catarina foi desativada, a Macuca já
estava aposentada. Segundo Angelina Witmann, no livro A Estrada de Ferro
no Vale do Itajaí, no dia 13 de março de 1971 o maquinista José Pacheco
dirigiu pela última vez a composição formada pela locomotiva 331, de
fabricação Baldwin, e quatro vagões. Era o fim da nossa estrada de
ferro!
Os trabalhos de recuperação, que começaram segunda-feira, estão sendo feitos por funcionários da prefeitura e a conclusão está prevista para o dia 26, pouco antes do aniversário do município, em 2 de setembro. A manutenção da máquina inclui a retirada das partes enferrujadas, como caldeira, lataria e assoalho, que foram danificadas pela ação do tempo e serão substituídas por chapas recicladas de metal galvanizado. Os materiais reciclados são placas de sinalização antigas e devem receber emendadas com solda e rebites.
Os trabalhos de recuperação, que começaram segunda-feira, estão sendo feitos por funcionários da prefeitura e a conclusão está prevista para o dia 26, pouco antes do aniversário do município, em 2 de setembro. A manutenção da máquina inclui a retirada das partes enferrujadas, como caldeira, lataria e assoalho, que foram danificadas pela ação do tempo e serão substituídas por chapas recicladas de metal galvanizado. Os materiais reciclados são placas de sinalização antigas e devem receber emendadas com solda e rebites.
O processo inclui, ainda, massa para corrigir as emendas e lixa para nivelar a estrutura, pintura total e troca das correntes que delimitam o espaço da locomotiva. O investimento será de R$ 600, pois a mão de obra é própria, as chapas metálicas são recicladas e a tinta preta a prefeitura já possui. A máquina passou por reformas em 1997, março de 2000 e dezembro de 2002.
Conforme o diretor de Patrimônio da Secretaria de Administração, Valdir Loss, a recuperação já estava sendo planejada, pois a estrutura recebe muitos turistas e tinha buracos, o que poderia causar acidentes para os visitantes.
Para o cientista social e pesquisador Adalberto Day, a reforma é importante para que os turistas possam observar a estrutura que alavancou o progresso da cidade, levando passageiros e cargas das indústrias locais. Ele defende a ideia de que a locomotiva seja aproveitada turisticamente como em outras cidades que tiveram estrada de ferro.
– Ela representou o símbolo do progresso de Blumenau, junto com o Vapor Blumenau, que funcionou de 1895 a 1950, e agora está na Prainha – explica.
MORGANA MICHELS
Matéria do Jornal de Santa Catarina do dia 18 de Agosto de 2011 - contra capa e página 16
Para saber mais acesse :
Arquivo Bancos de dados Santa Catarina e Adalberto Day
3 comentários:
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Eu não sabia que era tão velha, 1909 ! Precisa mesmo ser preservada.
ResponderExcluirlgbzb lgbzb
ResponderExcluirAdalbertoday eu brinquei muito nessa locomotiva quando era criança e ela ficava na minha rua, na esquina da R. Sao paulo e Av MartinLuther!
Caro Adalberto, também recordo da pequena locomotiva repousando abandonada na pracinha próximo ao Breitkopf. De acordo com nosso amigo Henkels, da ABPF, incansável defensor dos museus vivos do universo ferroviário, a Macuca poderia, sim, voltar a puxar vagões. Considerando, porém, a prioridade dada à qualidade de vida da nossa população, essencial ao sucesso do Turismo, acredito que ficará onde está, paradinha, à espera do maquinista que não chega, e da próxima reforma, em 2014, 2018... Grande abraço, Wieland
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