“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

- A Bandeira do município de Blumenau

DOCUMENTOS HISTÓRICOS
A BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU
EXCERTO EXTRAÍDO DAS COLEÇÕES EXISTENTES NO ACERVO PARTICULAR DE NIELS DEEKE
Mensagem de  HERCÍLIO DEEKE
Qualificação: Prefeito Municipal de  Blumenau
Local:  Gabinete do Prefeito Municipal
Tema :  Mensagem encaminhada à Câmara Municipal de Blumenau, acompanhada do Projeto de Lei que instituiu a
BANDEIRA DE BLUMENAU  (1)
Data:  15/10/1964

À CÂMARA MUNICIPAL DE BLUMENAU

“Senhor Presidente: Tenho a honra de submeter à consideração e aprovação dessa Colenda Câmara o incluso projeto de lei que institui a BANDEIRA DO  MUNICÍPIO DE BLUMENAU. Somente os que não podem compreender o sentido do verdadeiro patriotismo discutem, ainda, a conveniência dos símbolos municipais para estimular, no cidadão, o amor à Pátria, sempre mais acrisolado e sincero. Esses símbolos, brasão e bandeira, desde tempos imemoriais, pertenceram antes que a Estados e Nações, às comunas e aos municípios. Realmente é ensinando o indivíduo a amar e defender o seu céspede natal, a sua “Pequena Pátria”, na feliz expressão de Marcos Konder, a felicitar-se com as suas alegrias e a entristecer-se com as suas dores, que se lhe incute o verdadeiro amor à Pátria comum. O cidadão não pode se sentir empolgado por sentimentos de afeição e de carinho para com o país que o viu nascer, sem que manifeste, antes, entranhado amor ao pedaço de terra em que veio à luz, onde passou a sua infância, a sua mocidade, aconchegado à ternura maternal e sob a solícita vigilância de pais extremosos. É a natureza que cerca a nossa aldeia natal; são os encantos das suas matas, das suas flores, dos seus rios, do seu sol e do seu céu; é a bondade da sua gente e o equilíbrio dos seus homens públicos, e o civismo dos seus soldados que acendem em nossos corações a centelha de patriotismo capaz de todos os sacrifícios, de todas as renúncias pela grandeza e felicidade da Pátria. Foi animado por esse pensamento que determinei a elaboração de um projeto de bandeira para o  nosso município, inspirado em razões sentimentais e históricas. Na verdade  os motivos e cores do modelo, que junto, não foram escolhidos a esmo. As cores vermelha, branca e amarela, foram as mesmas das fitas e laços com que, em 1865, as mulheres blumenauenses enfeitaram a bandeira imperial  que os 56 voluntários, que Blumenau mandou aos campos do Paraguai, levaram consigo para o teatro das lutas, em defesa da honra, do brio e da dignidade do Brasil. Não poderiam, portanto, serem outras as cores escolhidas para a Bandeira Municipal. Presentes, continuamente, aos olhos e ao coração dos munícipes, das crianças e da juventude das escolas de um modo especial, essas cores nos apontarão sempre o caminho do dever para com a Pátria estremecida, desde o do esforço físico e intelectual para fazê-la grande, forte e respeitada, até a suprema renúncia da própria vida para vê-la sempre respeitada e digna do seu passado inconspurcado e das suas tradições gloriosas. Apresento a V.Exa. com minhas saudações, as expressões da minha estima e consideração. HERCÍLIO DEEKE – Prefeito Municipal”.
O Projeto de Lei que institui a Bandeira do Município, tem redigido seus artigos da seguinte forma :
Artº 1º - Fica instituída a Bandeira de Blumenau que, juntamente com o Brasão adotado pela Lei nº 19, de 21 de junho de 1948, passará a ser um  dos símbolos do Município.
Arº 2º -  A Bandeira de Blumenau obedecerá aos tamanhos regulamentares e consistirá em campo de quatro listas vermelhas e três brancas, em sentido horizontal, tendo ao centro, sobreposto a uma esfera amarela, o Brasão do Município, em suas cores oficiais.
Artº 3º - O uso da Bandeira de Blumenau será obrigatório em todas as repartições escolas municipais, observadas, quanto ao seu hasteamento e ordem de precedência, as leis e determinações federais e estaduais.                                              
                                  Gabinete do Prefeito Municipal de Blumenau , em 15 de novembro de 1964

                  HERCÍLIO DEEKE – Prefeito Municipal

Referenciais :  Atos Administrativos do Prefeito Hercílio Deeke ano 1964
Mensagem  de  HERCÍLIO DEEKE
Qualificação :  Prefeito Municipal de  Blumenau
Local :  Gabinete do Prefeito Municipal
Tema :  Mensagem encaminhada à Câmara Municipal de Blumenau, acompanhada do Projeto de Lei que instituiu a BANDEIRA DE BLUMENAU
Data :  15/10/1964
Documento : Cópia, produzida por papel-carbono,  datilografada da mensagem.  Uma folha estampada com o escudo armorial e o timbre municipalidade, datada de 15/10/1964 –  constante no documentário  “ O Executivo em Foco” – atos administrativos do prefeito Hercílio Deeke. Colecionada por Niels Deeke, integrando o espicilégio de Discursos de Hercílio Deeke. Arquivo Particular Niels Deeke. 

Y
Notas   – Escólios de Niels Deeke
1) A revista “AGORA” editada em Florianópolis pela “Associação de Amigos do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina” ; ano I, nº 1, junho de 1985, páginas 27 a 32 ( Exemplar constante do acervo de Niels Deeke) , em artigo sob o título “A Bandeira do Município de Blumenau” (Y)- trabalho de autoria do eminente heraldista doutor Edison Mueller (Y), contém em parte de seu texto  a seguinte informação : “A nossa bandeira foi instituída pela Lei municipal nº 1.287, sancionada em 20 de novembro de1964 (Y), pelo saudoso Prefeito e benquisto cidadão sr. Hercílio Deeke. Porém, ela só foi apresentada aos munícipes blumenauenses (Y) e desfraldada publicamente pela primeira vez em cerimônia realizada no dia 04 de abril de 1965. Nessa data, em ato solene e a convite da Câmara de Vereadores, a esposa do citado Prefeito Municipal, Sra. Namy Deeke, confiou a primeira bandeira do município, ricamente confeccionada em gorgurão de seda, a uma “guarda de honra”, composta de moças da sociedade blumenauense, que, marchando à frente da “Banda de Música Municipal”, percorreu as principais ruas da nossa cidade, sob aclamação geral. No dia seguinte a “Bandeira do Município” foi hasteada na fachada do edifício da Prefeitura, juntamente com a “Bandeira Nacional” e a “Bandeira do Estado de Santa Catarina (Y) “.
----------------------------------------------------
A BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU.  Instituída pelo Pref. Hercílio Deeke através da Lei nº 1.287 de 20/11/1964 Vide Rel. Neg. Adm. Pref. Hercílio Deeke ano 1964 p. 21 e 22.
BANDEIRA DE BLUMENAU. Foi pela primeira vez apresentada ao público em 04/4/1965. Vide Relatório dos Negócios Administrativos do Prefeito Hercílio Deeke ano 1965 p. 100 – acontecimento do dia.
ESCUDO ARMORIAL DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU : Adotado através da Lei nº 19 de 21/6/1948. Vide Rel. Neg. Adm. Pref. Hercílio Deeke ano 1964 p. 21. Vide p. 01à 04 do Livro do Centenário de Blumenau- título : “ O Escudo d’Armas do Município de Blumenau”- texto de autoria de José Ferreira da Silva.

LEI MUNICIPAL Nº 1.287, SANCIONADA EM 20 DE NOVEMBRO DE1964 . Somente referida como instituída, in  relatório Neg. Adm. Pref. Hercílio Deeke ano 1964 p. 114- acontecimento do dia.
APRESENTAÇÃO DA BANDEIRA DO MUNICÍPIO : Em 04/4/1965 foi apresentada ao público, por Dona Namy Deeke, esposa do Prefeito Hercílio Deeke- que encontrava-se ausente no Rio de Janeiro - a Bandeira do Município de Blumenau Vide Relatório dos Neg. Administrativos do Prefeito Hercílio Deeke ano 1965 p. 29  onde consta a descrição da cerimônia levada a efeito. 
----------------------------------------------------
Y BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU.  Instituída pelo Pref. Hercílio Deeke através da Lei nº 1.287 de 20/11/1964 Vide Rel. Neg. Adm. Pref. Hercílio Deeke ano 1964 p. 21 e 22.
Y BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU.. Foi pela primeira vez apresentada ao público em 04/4/1965. Vide Relatório dos Negócios Administrativos do Prefeito. Hercílio Deeke ano 1965 p. 100 – “Acontecimento do dia” Apresentação da  Bandeira do Município de Blumenau : Vide Relatório dos Negócios Administrativos do Prefeito Hercílio Deeke -ano 1965 p. 29  onde consta a descrição da cerimônia levada a efeito.
y BANDEIRA DE BLUMENAU.. Foi pela primeira vez apresentada ao público em 04/4/1965. Vide Relatório dos Negócios Administrativos do Prefeito Hercílio Deeke ano 1965 p. 100 - acontecimento do dia.
y BRASÃO DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU : Adotado através da Lei nº 19 de 21/6/1948. Vide Rel. Neg. Adm. Pref. Hercílio Deeke ano 1964 p. 21. Vide p. 01à 04 do Livro do Centenário de Blumenau- título : “O Escudo d’Armas do Município de Blumenau”- texto de autoria de José Ferreira da Silva.
y DR. EDISON MUELLER . Polígrafo, Heraldista, Artista Gráfico. Sócio Benemérito do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. O Dr. Edison Mueller, nascido a 23/4/1938, filho do Sr. Deoclydes Muller, este nascido em 17/01/1909 e falecido em 12/7/1969 e de Rosa Ruth ( Roza Ruti Mueller - Rosinha) do Nascimento, nascida em ...............e falecida, aos 88 anos de idade, em 08/6/2008 em Blumenau SC. Edison Mueller foi registrado como  Mueller enquanto seu pai constava como Müller. Dentre as variadas atividades exercidas, como renomado heraldista e escritor blumenauense, foi também Vice-Presidente da “Fundação Casa Dr. Blumenau” nos anos setentas ( 1972-1977).
y LEI MUNICIPAL Nº 1.287, SANCIONADA EM 20 DE NOVEMBRO DE 1964 . Somente referida como instituída, in  Relatório Neg. Adm. Pref. Hercílio Deeke ano 1964 p. 114- acontecimento do dia.
y   APRESENTAÇÃO DA BANDEIRA DO MUNICÍPIO : Vide Relatório dos Negócios  Administrativos do Pref. Hercílio Deeke ano 1965 p. 29  onde consta a descrição da cerimônia levada a efeito.
y  BANDEIRA DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Logo após o Golpe de Estado em 10/11/1937 (Quarta-feira), deflagrado por Getúlio Vargas, o ditador, num primeiro e muito simbólico ato “Solene” do Estado Novo, determinou a “queima” de todas as  Bandeiras dos Estados em 19/11/1937.

Niels Deeke memorialista em Blumenau Santa Catarina
Arquivo de Adalberto Day

7 comentários:

  1. Bom dia amigo Beto,

    Bela reportagem, parabens.

    Um ótimo final de semana para voces

    Sds.


    WALFRIDO BACHMANN
    Campinas SP

    ResponderExcluir
  2. Ola Adalberto.
    Como é emocionante ler o que o Hercilio Deeke escreveu e o poruquê de cada detalhe de nossa linda bandeira.

    Quando leio um trecho como este, tão rico e cheio de pensamentos de um homem idealista e à frente de seu tempo, me dá mais forças para seguir meu caminho em defesa das pessoas de Blumenau.

    Sou muito honrado de pertencer a esta cidade, se servi-la.

    Esta é a verdadeira essência de SER cidadão.


    Grande abraço
    Adrian Marchi

    ResponderExcluir
  3. Beto,
    Todas as vezes que recebo suas mensagens sobre Blumenau, fico encantada com seu "espírito cívico".
    O Documento: Bandeira de Blumenau me deixou emocionada.
    Se você me der licença, reproduzirei esta beleza escrita pelo prefeio Hecílio Deeke, num PPS, para que todos os meus amigos virtuais, ao lerem esta maravilha, tenham sacudidos seus sentimentos de brasilidade.
    O meu abraço
    Marília
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Adalberto e familia, que bom por ler esta bela reportagem sobre a nossa querida bandeira de Blumenau,parabens para voce que pena os bairros não terem direito a bandeiras pois pode estar certo que o valoroso bairro em que nasci o grande Garcia seria a bandeira mas linda que prvavelmenseria desenhada por voce Adalberto que sei que tambem gostas deste belo bairro, Adalberto de carona com este tua reportagem tenho que te contar que ontem dia 30/08/11,tive o prazer de pela primeira vez ver algumas das peliculas cinematograficas nosso, produtor cinematrografico Sr Wille Sievert, sabes o neto dele pessoa simpatica demais do conta se coloca a disposição de quem melhor quiser ver a esta preciosidade, sem nenhum fins lucrativo que era pedido de seu hopa como diz, faça alguma programação em sue bairro e convida ele para agendar um dia para voce e seus amigos. tenho dito abraços . Valdir Salvador

    ResponderExcluir
  5. Oi Beto. Obrigado mais uma vez por essa excelente pagina, pois, contem dados que são desconhecidos de muitos cidadãos blumenauenses. Considero um gesto por demais elogiavel da sua parte trazer a publico esses importantes e notaveis arquivos, principalmente quando ha autoria do Dr. Niels entre eles. Este agora achei por demais interessante porque consta aqui junto o trabalho de meu colega e genro Edison Muller, eraldista, que elaborou com rara mestria o brazão do municipio. Parabens ao amigo e ao Dr. Niels. Valeu.

    ResponderExcluir
  6. Prezados/as, indiscutivelmente a história de Blumanau vai sendo contada. Parabéns professor Adalberto Day e dr. Niels Deeke. Abraços. Cao

    ResponderExcluir

  7. É dito que as cores originais da bandeira do município deveriam corresponder às cores da bandeira alemã na atualidade. O ''erro'' em questão proporcionou similaridades entre as bandeiras de Blumenau e de Bremen.
    http://okkulterweg.blogspot.com.br/2013/09/bremenau.html

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...