Mais uma participação exclusiva e especial do renomado escritor, jornalista e colunista, Carlos Braga Mueller, que hoje nos relata sobre as novas "Telas de cinema".
_______________
NOVAS TELAS VÃO SURGIR EM BLUMENAU
Antigamente falava-se em CINEMAS. Hoje fala-se em "telas". Isto, graças ao sistema multiplex, um conjunto de salas, como no Shopping Neumarkt, onde existe um cinema com 6 telas (6 salas).
Nos anos 60 do século 20 eram estes os cinemas de Blumenau:
No Centro: Cine Busch, com platéia e balcão (1.200 lugares no total);
Como se vê, há 50 anos existiam 05 (cinco) Cinemas e 5 telas em Blumenau.
A partir do momento em que os cinemas de rua, ou seja, aqueles situados em prédios urbanos, começaram a fechar suas portas e novos cinemas foram surgindo nos Shoppings, muitos dos antigos exibidores acabaram cedendo seus lugares paras as novas redes de exibição, verdadeiros tentáculos estendidos pelo país inteiro.
É bem verdade que antigamente já existiam redes poderosas, como Luiz Severiano Ribeiro (no Rio de Janeiro, norte e nordeste do Brasil); Empresa Arco Iris (Santa Catarina e Rio Grande do Sul), etc.
Em Blumenau, com o fechamento de todos os cinemas de rua entre os anos 70 e 90, coube ao grupo gaúcho GNC montar o cinema no Shopping Neumarkt, inicialmente com duas salas. Depois, houve a expansão para as 6 salas atuais no andar superior.
Agora, passadas quase duas décadas, anunciam-se novas situações.
Estão previstos dois novos shoppings em Blumenau, e com eles estão sendo anunciados cinemas.
O Shopping Park Europeu, previsto para a Via Expressa, terá a catarinense Empresa Lageana de Cinemas/Grupo Arco Iris como exibidora, com 5 salas, inclusive uma com o sistema 3D - Terceira Dimensão. A Arco Iris tem muitos cinemas no interior catarinense e gaúcho. Administrou, até o fechamento, os Cines Blumenau e Busch.
Já no Norte Shopping, a ser inaugurado às margens da BR-470, o cinema será explorado por uma empresa mexicana. Trata-se da CINÉPOLIS, a maior rede de exibição da América Latina, que voltou seus olhos para dois países onde o cinema ainda tem muito futuro: Brasil e Índia.
Em Blumenau a Cinépolis promete 7 salas, sendo duas com o sistema 3D.
Esta empresa tem mais ou menos 2.200 salas em 170 conjuntos espalhados pelo México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Panamá e Peru, além do Brasil onde inaugurou em 2009 um multiplex em Ribeirão Preto (Shopping Santa Úrsula). Pretende inaugurar ainda este ano novos cinemas em Salvador, na Bahia. O de Blumenau está previsto para 2011.
Isto faz lembrar os bons tempos do cinema, quando eram exibidos lacrimosos dramalhões mexicanos nas nossas telas. Estes filmes eram distribuidos pela PELMEX - Películas Mexicanas, e tinham atores famosos como Libertad Lamarque e Maria Felix; diretores de peso como Miguel M. Delgado e Emilio Fernandes; fotógrafos premiados, a exemplo de Gabriel Figueroa.
Que saudades das comédias do Cantinflas e Tin Tan !
NOVOS TEMPOS
Enquanto estas 12 novas salas são anunciadas para Blumenau, o Cinema do Shopping Neumarkt está programando uma reforma completa em suas salas, talvez até a redução de 6 para 5 telas, desde que tragam conforto máximo para os espectadores (nada como a concorrência !).
Mas, e a programação, como é que fica ?
FARTURA DE AÇÃO, CARÊNCIA DE FILMES CLASSE "A"
Mesmo com seis telas o Cinema do Shopping em Blumenau teima em exibir só filmes de ação e aventura, ou então infantis. Ah, sim, também comédias românticas chegam até aqui.
Entre final de maio e 20 de agosto deste ano, foram lançados 22 filmes, a maioria de ação e aventura, entremeados por dramas e comédias.
Se você é um cinéfilo e quer conhecer um pouco da produção do cinema europeu, por exemplo, não tem opção.
Em compensação, as telas explodiram com predadores, mercenários e titãs. Todos falando inglês, ou dublados.
Até se compreende: os exibidores trabalham com lucro, sem ele não há cinema que resista !
Então, viva aos filmes descartáveis...mas que rendem boas bilheterias !
E a lei de proteção ao cinema brasileiro, será que foi revogada ?
Texto: Carlos Braga Mueller/arquivo de Adalberto Day
O cinema é uma grande arte. Que bom que novas salas serão inauguradas em nossa região, assim mais pessoas terão a oportunidade de contemplar as novidades cinematográficas... Os filmes são instrumentos que têm a capacidade de tocar a alma, nos ensinam, nos comovem, nos motivam, nos fazem rir, nos fazem ver a vida de um outro ângulo. Abraço.
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar do Cine Garcia, mas não imaginava onde e como fosse. Muito boas as informações. Havia também aqui na Itoupava Seca o Cine Carlitos.
ResponderExcluirTem muita novidade mesmo para os cinéfilos blumenauenses. Sem querer jogar areia nessas boas novidades, mas fica a pergunta: teremos demanda para tanto? Ou teremos tanta opção que alguns não sobreviverão na divisão do bolo? Naturalmente espero que não e tenhamos muitas opções.
A verdade é que hoje as próprias videolocadoras lutam para sobreviver e as razões podem ter convergência com o futuro do cinema. Mas, convenhamos, é uma magia fascinante estar naquele escuro, ao sabor da pipoca, som de todos os cantos e um monte de gente compartilhando a mesma emoção.
Parabéns Carlos Braga, por esse resgate e Adalberto pelo espaço.
Abs
<: Claus :>
Adalberto, como gosto de percorrer as escritas do seu blog. Impressas e encadernadas, honrariam qualquer biblioteca.
ResponderExcluirParabens! Continue ...
Prezado Adalberto,
ResponderExcluirParabéns por acolher no teu blog
mais uma etapa sobre "O CINEMA EM BLUMENAU - Parte XIX" do Carlos Braga.
Lembrando o passado e caminhando em direção ao futuro.
Poderíamos imaginar que algum dia, de filmes em preto e branco teríamos filmes em 3D ?
Grande abraço
Oba! Hoje tem sessão, sim senhor!
ResponderExcluirJá providenciei a pipoca.
Valeu Braga, belo post Beto.
Abraço
Olá Beto!
ResponderExcluirAdoro seu blog e confesso que quando entro nele, é uma luta para sair.
A história de Blumenau e as fotos que você publica são fantásticas!!!
Escrevo para parabenizá-lo pelo belo trabalho e pedir-lhe um favorzinho.
Preciso da relação de todas as ruas de Blumenau, que tiveram seus nomes na época escritos na língua alemã.
Você pode me ajudar?
Um grande abraço e obrigado!
Jaime Stähelin Junior
Amigos do Barney
Parabéns pelas postagens. Já estou seguindo!!!!
ResponderExcluir