“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

domingo, 22 de agosto de 2010

- Hospital Santo Antônio 150 anos

Hospital Santo Antônio de Blumenau

Localização:
Rua Itajaí, 545 – Bairro Vorstadt - CEP 89015200 – Blumenau - SC

Histórico:
1850
Durante o início da colonização do município, o fundador Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau dedicou atenção especial à assistência dos imigrantes. As dificuldades, perigos de acidentes, afogamentos, mordidas de animais, picadas de insetos, epidemias e doenças tropicais, exigiam um tratamento que fosse além da assistência caseira. Assim sendo, em 1857, Dr. Bernardo Knoblauch foi contratado como primeiro médico da colônia.
1860
Dr. Blumenau, consciente da necessidade de um atendimento médico hospitalar eficiente, apresentou um orçamento que previa a construção de um “Hospital e arranjos internos de enfermaria, camas, roupas, etc”.
Partindo de uma organização fundada pelos imigrantes, mediante aprovação dos estatutos pelo Governo da Província, instituiu-se no dia 22 de agosto a Kranken-Unterstutzungs Verrein - Sociedade de Mútua Assistência em Enfermidades.
Os colonos eram atendidos pelo médico nas residências, fazendo-se cada vez mais necessária a construção de um Hospital, constantemente solicitado pelo Dr. Blumenau.
1870
Não havendo nenhuma resposta positiva em relação ao Hospital pelo Governo da Província, a Sociedade de Mútua Assistência em Enfermidades construiu uma modesta Casa de Saúde, na atual Rua Itajaí.
1874
A modesta construção ruiu em 22 de fevereiro de 1874 em conseqüência de um forte temporal. Foi iniciada, então, a construção de um Hospital apropriado, mediante autorização do Ministério da Agricultura, em 27 de abril de 1873.
1876
Foi concluída a construção, toda de carpintaria, com frontal de tijolos e coberto de telhas e muro. Contava com enfermeiras, cozinha, latrinas, depósito de cadáveres e pertences. Já no primeiro ano, foram realizadas 16 cirurgias.
Denominado de Hospital da Caridade, hoje Hospital Santo Antônio, teve como seu primeiro médico o Dr. Francisco Valloton, que atuou até o ano de 1886.
1879
Até este período toda assistência médica era gratuita. A partir de 1879, porém, foi permitido ao Hospital receber pagamentos dos doentes que tinham mais posses. As despesas com a administração e conservação do Hospital eram arcadas pela diretoria.
1880
A Colônia se emancipou. A diretoria do Hospital de Caridade foi dissolvida, requerendo Dr. Blumenau que a administração do Hospital fosse entregue à Sociedade de Mútua Assistência em Enfermidades. A entrega foi autorizada em 16 de dezembro de 1882.
A Sociedade realizou inúmeras melhorias no local, como a construção de um novo edifício em frente ao antigo, reforma e mudanças de uma parte do prédio em asilo. Foram médicos do Hospital no período: Dr. Francisco Valloton, Dr. Bonifácio Cunha e Dr. Hugo Gensh.
1918
A administração do Hospital foi entregue à Superintendência do Município, que passou a ser dirigida por uma comissão presidida pelo juiz de Direito, Dr. Pedro Silva.
1936
A enfermagem e administração foram entregues às irmãs da Irmandade de São Francisco, com sede na colônia de Angelina. Elas se dedicaram com carinho aos cuidados dos enfermos até agosto de 1978.
1943
Lançada no governo do Prefeito Dr. Afonso Rabe a pedra fundamental do novo Hospital, após demolição do antigo que jazia em completa ruína.
1948
O Hospital passou a denominar-se Hospital Santo Antônio, em 08 de abril.
1950
Sob administração do Prefeito Frederico Busch Jr., foram iniciadas as construções de novas áreas como: Maternidade, Pediatria, Otorrinolaringologia e um Pavilhão para quartos particulares
1968
O Hospital Santo Antônio e a Escola de Auxiliar de Enfermagem foram incorporados à Fundação Universidade Regional de Blumenau, passando a fazer parte das atividades do Centro Bio-Médico e visando à criação de um curso de medicina.
1970
Concluídas as obras do Hospital Santo Antônio. Sua capacidade de 80 leitos foi distribuída em 12 enfermarias, 20 quartos, Pronto Socorro Infantil e Consultórios Pediátricos.
1971
O Hospital Santo Antônio, Hospital Infantil e a Escola Auxiliar de Enfermagem foram desligados da FURB devido à criação da Fundação Hospitalar de Blumenau, entidade de direito público dirigida por um Conselho Curador nomeado pelo Prefeito.
A Fundação não teve continuidade nas suas atividades por falha institucional, voltando o Hospital a funcionar em estado precário, permanecendo assim até 1983.
1983
Uma grande enchente atingiu a cidade de Blumenau e o Hospital Santo Antônio, obrigando à desativação do Hospital em setembro de 1983.
1984
O Hospital foi reativado com diminuição de aproximadamente 50% da sua capacidade de internação.
1985
Novas e importantes mudanças foram introduzidas: nova sala para serviço de Eletroencefalografia, construção e ampliação no prédio de internações para instalação da nova cozinha, quartos dos plantões médicos e UTI.
1988
Foram reformadas as Ala Ana Néri e lavanderia. Iniciaram-se as obras da Ala São Camilo. Em agosto, entrou em funcionamento o Centro de Processamento de Dados do Hospital.
1989
Foi construída a Central de Ambulância. Uma campanha para angariar fundos para o Hospital foi realizada, com o mote “SOS Santo Antônio”.
1991
Inauguração das novas instalações da UTI Pediátrica. Os ambulatórios médicos foram demolidos, cedendo local para as obras do novo Pronto Socorro.
1997
Início da campanha “Santo Antônio pela Vida”, com o objetivo de melhorar o espaço físico insuficiente e equipamentos inadequados.
Foram inauguradas também as seguintes obras: UTI Pediátrica, Primeiro Andar, Pronto Socorro, Recepções, Cozinha, Raio x, Internação e Radiologia.
1998
Foram realizadas as seguintes obras e reformas: Travessia de Cabos de Tubulações, Pintura das Fachadas dos Prédios, ampliação do Berçário, Capela, Almoxarifado, Compras e Manutenção, SAME, Sala de Treinamento, Farmácia, Maternidade, Unidade Intermediária Neonatal, Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico.
1999
O restaurante do Hospital foi reformado, bem como a sala de treinamento e o jardim interno. O Hospital obteve o certificado de Filantropia.
2000
O HSA conquistou o título de “HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA” em 5 de setembro. Foi realizada a construção da passarela para o transporte e locomoção dos pacientes hospitalizados.
2001
O Hospital Santo Antônio recebeu a colaboração do Governo Estadual com a doação de camas, respiradores e berços aquecidos.
Houve a troca da Superintendência e Administração do Hospital (a partir de agosto) marcando uma nova fase administrativa
2007
Grande marco na História do Hospital. Em 13 de junho, dia de Santo Antônio, o Hospital inaugurou um prédio de três andares, construído com recursos doados pela Prefeitura Municipal.
A obra contemplou um novo Pronto Socorro, Centro Cirúrgico, UTI Neonatal, UTI Pediátrica, Quimioterapia, Pediatria e outros setores de apoio. As novas instalações possibilitaram atendimento mais ágil e humanizado aos pacientes.
Para saber mais acesse:

http://www.hsan.com.br/conteudo/default.aspx?s=9
Arquivo HS. Antônio/Adalberto Day

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post mantendo assim viva a memória desse espaço tão importante para a vida do blumenauense e moradoress do Vale do Itajaí.
    Seu blog é sempre um importante resgate daquilo que passou e é em nossa cidade.
    Abs, Sr. Adalberto.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!

    Me chamo Gustavo e trabalho no Hospital Santa Isabel de Blumenau.

    Temos costume de fazer a cada dois anos uma gincana envolvendo todos os nossos colaboradores.

    Esse ano a nossa intenção é fazer uma Gincana das Gerações.

    Precisaríamos de uma história, ou uma sequencia histórica que remetesse à locais (pontos de Blumenau).

    Por exemplo, o primeiro Hospital de Blumenau foi localizado aonde.

    Se você pudesse nos ajudar, agradeceríamos muito.

    Obrigado.

    Gustavo.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...