“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

domingo, 1 de agosto de 2010

- Formandas 1959 - 50 anos depois

Foi na noite do dia 30 de julho/2010 que fomos receber um exemplar do livro Formandas 1959 - 50 anos depois...A Blumenau dos nossos verdes anos.
Local Colégio Sagrada Família:
Pude colaborar com algumas fotos e ser citado na página 8.
Eu e minha esposa Dalva, podemos reviver momentos importantes de nossa infância. Já na entrada fomos atendidos muito bem pelos vigias, alunas e direção do educandário.Visitamos vários locais e depois nos dirigimos até o local do evento, auditório que outrora foi uma capela.
Foliando os livros de ex alunos constatamos o nome de minha mãe Augusta que lá estudou nos anos 30, de minha esposa anos 1965,66,67 e de nossa filha.
Encontramos vários amigos, Roberto Carlos Belli, da empresa Artex Sala de desenho e até ex professor Nilton Zoschke de Língua portuguesa que tive o prazer de ser seu aluno em 1968,69,70 - professor brilhante que muito me ajudou na caminhada de minha vida profissional e de cientista social.
A edição desta obra é limitada. Não foi colocada a venda.
Uma doação das autoras. Por isso o valor maior para quem é pesquisador e historiador.
São 40 co-autoras, colegas que se conheceram na infância no Colégio Sagrada Família e continuaram na adolescência estudando neste Colégio até a formatura do antigo Ginásio em 1959. Elas registram passagens, páginas e algumas até sua historia que se iniciando com a identificação de seus avós.
Ilona Berueckheimer - Sira Zoschke Cardoso - Maria Cecília Sada Amorim
Retratam a vida da família dos anos 40, registram o ensino dos anos 50 e revivem a juventude dos ANOS 60, a Juventude dos Anos Dourados.
Em pé: Dalva,Adalberto,Regina, Irmã Ana diretora,Nilton,
Sentadas: Maria Cecília, Sira, Ilona (?)
Foto Jaime Batista da Silva
Pela janela do tempo deslumbramos a vida da nossa querida cidade de Blumenau daquele tempo.
Esta obra também faz um convite para um passeio pela Rua Quinze de Novembro da época através de relatos, também de respeitados jornalistas e escritores tornando histórica essa obra.
Estes são os objetivos desta obra -
Lembrança de 50 anos de formatura de ginásio destas na época de adolescentes, hoje cidadãs com mais de 60 anos.
Repassar a tradição da família para nossos descendentes. Ser fonte de pesquisa e colaborar com Instituições, Bibliotecas, Organizações e Órgãos ligados a Cultura, a Educação para que façam um estudo comparativo da família,do ensino da juventude e da vida de Blumenau daquele tempo com a realidade hoje.
Colaborar relatando vivencias, experiências e realidades de senhoras que hoje continuam no palco da vida atuando com entusiasmo.
Lendo as 40 historias da obra descobre-se qual e o segredo deste entusiasmo destas mulheres da Juventude acumulada.
_______________
- Agradecimentos: Maria Cecília Sada de Amorim
- As imagens por trás das palavras : Cristina Klein Belli
- Bordeaux e Branco: Carlos Braga Mueller
- História se faz assim: Gervásio Tessaleno Luz
- Antigamente era assim: Nilton Zoschke
- E os 40 relatos das formandas, todos relatos fascinantes.
Organização:Maria Cecília Sada de Amorim.
Colaboração: Sira Zoschke Cardoso
Sônia Regina Radtke Papst.
Diagramação e impressão: Nova Letra Gráfica e Editora.
Revisão Cristina Klein Belli
_____________________

História :
A história do COLÉGIO SAGRADA FAMÍLIA foi iniciada em 1895, pelas Irmãs Anna, Rufina e Paula. A elas juntaram-se, já em 1896, as Irmãs Júlia e Roberta, e, em 1897, a Irmã Godeharda. Foram lutas e sacrifícios os primeiros anos, mas de entusiasmo missionário –uma das pioneiras, Irmã Anna, cuja saúde não logrou resistir aos de Chegadas a Blumenau no dia 27 de abril de 1895, após a breve passagem por Brusque, as Irmãs iniciaram imediatamente a sua atividade educacional, atraindo logo um bom número de alunas. Muito depressa se fez sentir a exigüidade de espaço na primeira casa, entravando a expansão da atividade. Após diligente busca, e vencidas grandes dificuldades, foi possível adquirir uma propriedade muito bem localizada, próxima à Igreja e ao convento dos padres franciscanos, os quais, desde que o guardião, Fr. Zeno Wallbröhl, fora buscá-las em Brusque, sempre apoiaram fraternalmente o trabalho das Irmãs.
Para saber mais sobre o Colégio Sociedade Divina Providência Sagrada Família acesse:
http://www.sagrada.net/

Arquivo de Adalberto Day/Jaime Batista da Silva

3 comentários:

  1. Bom dia, Sr. Adalberto e Sra. Dalva,

    Obtive seu e-mail por meio da querida Maria Cecília (um e-mail enviado por ela).
    Gostaria de elogiar o blog e agradecer pela menção ao meu nome como colaboradora do livro da Cecília.
    O blog é um registro vivo da história de Blumenau, que não é minha terra natal, mas é a de meu marido, Roberto Belli, e familiares, por isso, respeito este chão e a ele sou grata por muitas conquistas pessoais.
    Parabéns e um grande abraço,
    Cristina Klein Belli

    ResponderExcluir
  2. Olá Sr Adalberto, será um comentário um tanto quanto estranho. Sou do Sagrada Família atualmente e é exatamente desta reportagem que necessito, espero que possa entrar em contato comigo para eu lhe explicar melhor, pois nao achei nenhum outro jeito de me contatar com o senhor. Estarei esperando a resposta. Obrigado.
    Edson Ernesto Deretti
    ernestoderetti18@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Meuuuu Amigo Beto com esta voce me deu oportunidade,de confessar e dizer o que conhecia naquele magestoso edifio sito a rua 7 de setembro,e eu via diariamente,Beto que coisa linda maravilhosa, quantas saudades, sabes nos digo eu e meus amigos pobres e de clase média baixa , iamos toda as saidas e entradas das belas Alunas, que nos consideravamos um desfile de modas suas passagens, pelos portões,(Se me permite tambem a Blela Dalva) nos ficavamos postados em cima do muro na frente a entrada e ficava até aparecer os alunos ciumentos do Colégio Santo Antonio os internos, e tentavam querer correr com nos e éra aquela gerra hahaha que lembranças.em tempo a quela senhora bonita que esta a direita da mesa é a Simpatica Ilona Bruerkeimmer, isto nos diz que fomos mais uma vez canmpeão por ter em nossa cidade este belo colegio tão bem comservado originalmente, abraços Valdir Salvador.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...