“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

- TV COLIGADAS : Pioneirismo e Aventuras.


- Hoje vamos falar sobre o pioneirismo da TV em Santa Catarina, e com orgulho foi em Blumenau, como em tantas outras oportunidades saímos na frente. Em relato exclusivo, o jornalista e escritor Carlos Braga Mueller relata sobre sua participação inicial na TV – Coligadas canal 3 de Blumenau.
- Ela já estava irradiando em caráter experimental imagens produzidas pelo Bebeto Schneider, os excelentes “slides” que anunciavam, na voz marcante do saudoso Carlos Xavier:Por CARLOS BRAGA MUELLER- Jornalista e escritor.
-Corria o ano de 1969. Julho, agosto, e o zum-zum era a estação de televisão que iria começar em breve a transmitir uma programação normal em Blumenau, com shows, novelas e noticiários.
- Já imaginaram? Deixar de ser televizinho, comprar um aparelho de TV só seu, poder assistir imagens locais... Naqueles jurássicos anos da comunicação eletrônica, os sinais da televisão chegavam a Blumenau em forma de chuviscos. Embratel? Estava engatinhando.
- Havia uma repetidora do Canal 6 de Curitiba, instalada no Morro da Companhia Hering, que transmitia a programação da Rede Tupi, dos Diários Associados, então a mais importante das cadeias de comunicação do país. O grupo pertencia ao jornalista Assis Chateaubriand, dono de um império de jornais, emissoras de rádio e televisão. Chatô, como era mais conhecido, foi o pioneiro da televisão do Brasil, tendo inaugurado em 1950 a Tupi de São Paulo e do Rio. Até a nossa Blumenau estava incluída no seu portfólio: possuía aqui um jornal, “A Nação – O Mensageiro das Selvas”, que tinha substituído o “Der Urvaldsbote” quando a guerra proibiu, nos anos quarenta, que se editassem jornais em língua alemã.
Comercial ao Vivo

Mas voltemos à nossa TV:
Aguardem a TV Coligadas, breve.” E este breve como demorava a chegar.
Um colega me disse: “por que você não faz um teste para ser locutor da televisão ?”
Será ? pensei. Experiência de rádio eu tinha. Nove anos de locução comercial no rádio.
E lá fui eu para um teste! Imaginem, com os olhares críticos de Iraní Macedo, diretor artístico da futura TV, e sob o crivo do meu amigo Jeser Jossi, também radialista, na hora do dito teste eu comecei a suar fora do normal.
Mas me saí bem e fui contratado para apresentar telejornal.
Na carteira profissional lá está o registro: TV Coligadas de SC data de admissão: 1º/08/1969.
A emissora deixaria de transmitir só slides para começar uma programação de verdade!
A primeira emissora de televisão do Estado, inaugurada (31 agosto de  1969, em caráter experimental a partir de 06 de maio de 1969) e foi ao ar oficialmente  no dia 1º de setembro de 1969 em Blumenau com o nome de TV Coligadas canal 3. 
Uma data histórica para a comunicação de Santa Catarina.
Muita coisa ainda pode ser contada sobre os feitos pioneiros daqueles tempos. Por exemplo: por que o nome TV Coligadas?
Por que foi contratada a programação da Globo, então uma rede ainda engatinhando ? Por que eu me tornei Carlos Braga na TV?
Com a benevolência do Adalberto Day neste seu espaço dedicado à história, de vez em quando estaremos aqui para contar um pouco mais. Até lá.

5 comentários:

  1. Adalberto
    Excelente o texto do renomado escritor jornalista Carlos Braga Muller, ele realmente para nós blumenauenses foi e continua sendo um ícone da história da TV em Blumenau e Santa Catarina. Todos lembram do tele-jornal Hering e tele jornal Garcia que Braga e o Schreiber se não me engano faziam. Ter a assinatura e participação do Braga Muller, é ter certeza do sucesso em seu blog....
    Parabéns/ Vinicius

    ResponderExcluir
  2. Adalberto
    Muita boa esta matéria do Braga Muller no seu BLOG. A novidade nos meios de comunicação em Santa Catarina despertava interesse de todos do meio. Como publicitário conheci a TV Coligadas, só que em janeiro de 1974, como assessor da direção comercial. Naquela época já estava sendo encerrada as transmissões com os comerciais de TV ao vivo (imagem anexa). Imaginem a garota propaganda falando e mostrando o produto, seu preço, ofertas e o nome da loja. Um tempo em que os comerciais eram pagos por vez e não por segundo exibido. Mas na propaganda como no telejornalismo estava a Coligadas iniciando a criação de uma série de artistas blumenauenses. Estava ainda chegando a tecnologia do video tape. Ainda não se usava o VT nos comerciais. A totalidade de comerciais eram com slides. Ou filmes 16 milímetros de anunciantes nacionais. Com algumas poucas figuras importadas a grande maioria dos funcionários eram locais e com origem nas emissoras de rádios. Aliás as Coligadas eram uma cadeia de emissoras de rádios.
    José Geraldo Reis Pfau

    ResponderExcluir
  3. As primeiras exibições experimentais da TV Coligadas apresentaram a série Lassie. Aliás este cão da raça collie fez sucesso no mundo todo. Sua popularidade já dura mais de 50 anos. Uma série que mostra quanto este cão pode ser corajoso, leal, inteligente, protetor e grande amigo. A série estreou em 1954 e foi produzida até 1974, alcançando uma marca de 588 episódios.

    Nós do Garcia, em especial da Rua da Glória e imediações, tínhamos quase todos em casa uma TV colocada em consignação pela PROSDÓCIMO, loja de eletrodomésticos que mantinha uma filial na casa do Sr. Edelui Massaneiro. Depois de colocado o mel na boca, quem tinha coragem de devolver aquele aparelho maravilhoso que diariamente reunia toda a família diante da TV? E os assalariados como meu falecido e saudoso pai, encorajado pela minha mãe, em 24 parcelas comprou nosso primeiro aparelho de TV da marca PHILIPS. Logo no ano seguinte, víamos ao vivo o Brasil conquistar o tricampeonato mundial de futebol no México: Félix, Carlos Alberto, Brito, Piazza e Everaldo. Cloadoaldo, Gérson e Rivelino. Jairzinho, Tostão e Pelé. O escrete canarinho desfilava ao vivo na telinha da TV COLIGADAS. Um verdadeiro espetáculo.

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana o teu Blog, Adalberto, de utilidade pública, eu diria. Cheguei nele procurando coisas a respeito da seleção catarinense de futebol e achei fotos dela e de times antigos. Procuro o escudo da seleção catarinense. O mais antigo possível, aquele do tempo da Liga Santa Catarina de Desportes Terrestres, a LSCDT. Sabes onde encontro?

    Parabéns e obrigado
    eduardo@officiocom.com.br

    ResponderExcluir
  5. Beto Day
    Onde é que vocês conseguem tantas coisas, essa do logotipo do Canal 3 foi de matar.....legal. Remete-nos aos bons tempos em que a TV coligadas era a menina dos nossos olhos. Parab´nes ao Braga Muller.
    Antonio O. Ernandes.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...