A região de Blumenau era habitada por índios Kaigangs, Xoklengs e Botocudos, e mesmo antes da fundação da Colônia Blumenau, já havia famílias estabelecidas na região de Belchior, à margem do ribeirão Garcia e margem esquerda do Rio Itajaí-açu.Em 1850, o filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau obteve do governo Provincial uma área de terras de duas léguas, para estabelecer uma colônia agrícola, com imigrantes europeus. Em 02 de setembro de 1850, (data ficou marcada a partir de 1900 como a fundação da cidade, anteriormente era comemorada a data de 28 de agosto – data que Dr. Blumenau escolheu, por ser a data da entrega dos primeiros lotes na região sul –Garcia)-dezessete colonos chegaram ao local onde hoje se ergue a cidade de Blumenau.
Observação: Na realidade os 17 primeiros imigrantes chegaram em Desterro (Florianópolis) nessa data. Em Blumenau a primeira família a chegar foram os FRIEDENREICH no dia 09 de setembro, os outros vieram aos poucos e até a pé. Mas definiu-se em 1900 que a data seria 02 de Setembro de 1850.
Muitos outros imigrantes atravessavam o Oceano Atlântico em veleiros de companhias particulares. E assim foi crescendo o número de agricultores, povoadores e cultivadores dos lotes, medidos e demarcados ao longo dos rios e ribeirões que banhavam o território da concessão.No princípio, a Colônia era de propriedade do fundador, Dr. Blumenau. Em 1860 o Governo Imperial encampou o empreendimento e Dr. Blumenau foi mantido na direção até a elevação da colônia à categoria de Município, em 1880.Em poucos anos, Dr. Blumenau, dotado de grande energia e tenacidade, fez da colônia um dos maiores empreendimentos colonizadores da América do Sul, criando um importante centro agrícola e industrial influente na economia do país.A Lei nº 860, de 04 de fevereiro de 1880, elevou a colônia à categoria de Município. Entretanto, em outubro, uma grande enchente causou sérios prejuízos à população e à administração pública, com a destruição de pontes e estradas. Com isso, a instalação do Município só foi possível em 10 de janeiro de 1883, quando assumiu o exercício a Câmara Municipal eleita no ano anterior. Depois disso o município recebeu o título de Comarca (1886) e finalmente, em 1928, passou à categoria de Cidade.
grande Adalberto!!!
ResponderExcluirsempre trazendo coisas importantes da história de Blumenau!!!
obrigado!!!
e nem precisa retribuir nada não...
Agora já sei a origem e quem era o cidadão que empresta seu nome a rua onde moro; Frederico Riemer.
ResponderExcluirPelo que sei Paul Kelnner, Julio Richter, Friedrich Geier e Andreas Boeltcher não se fixaram aqui, foram para o Rio de Janeiro.Seria possivel descrobirmos algo sobre eles e seus descendentes?
ResponderExcluirEu lhe parabenizo pelo seu trabalho de incontestável valor para a nossa história.
Excelente iniciativa! Parabéns!
ResponderExcluirEstou a procura de meus antecedentes, sou bisneta da sra. Rose Matilde Kelner, ela veio de Colonia - Alemanha e alguns de seus primos e irmãos foram para Blumenau...
Talvez precise fazer uma viagem para ver os registros em cartório.
Obrigada.
Sheila
ResponderExcluirObrigado por acessar meu Blog. Não conheço essa senhora. Já é a segunda vez que vc faz comentário, e não deixa nenhum e-mail como sugere. Não costumo dar resposta por aqui. Em meu blog a direita está o meu e-mail, ´so clicar.
Abraços
ESte solveu o maior imbróglio da minha vida, sou bisneto de Matilde k, espiritualmente foi minha maior descoberta,muito obrigado Adalberto .
ResponderExcluirOi Adalberto, boa tarde
ResponderExcluirEncontrei seu blog enquanto procurava informações sobre Carl Friedenreich, que acredito ser meu tataravô. Nesse fim de ano achei um acervo de fotos antigas da família com inscrições de alguns nomes, entre eles Mathilde e Ida Friedenreich. Acredito que a Ida seja mãe de Emma, que é mãe do meu bisavô, Murilo.
Vi que você é pesquisador em Blumenau, e gostaria de saber se você sabe de alguma informação, ou de algum material ou local onde eu possa buscar documentos. Gostaria de achar os nomes de todos os filhos de Carl e Minna, e se possível, seus netos e assim por diante. Saber um pouco mais da história da familia.
De qualquer maneira parabéns pelo blog e obrigada pela informação que compartilhou por lá, é uma preciosidade.
Atenciosamente,
Cecilia, de São Paulo.
--
Cecilia Ungaretti
Adalberto, bom dia!
ResponderExcluirTb sou descendente dos Friedenreich e tenho algumas informaçoes sobe eles.
Cecilia, estou tentando fazer contato com voce pelo Facebook. Sou bisneta da Ida Friedenreich Bruhns. Se puder, me adiciona.
Abraços
Wilia Diederichsen
Prezado Adalberto.
ResponderExcluirTenho a satisfação de informar que os primeiros moradores de "Blumenau" não foram com absoluta certeza nenhum destes 17 antes mencionados.
Foram sim meu Tataravo Nicolas Deschamps e seu compadre Peter Muller, isso já em 1.837.
Como imigrantes que vieram da Alemanha em 1.829, junto com aqueles trezentos e tantos ok
E quando chegaram foram primeiramente para São Pedro de Alcantara, e como as terras la não eram boas, vieram 7 anos apõs para o vale do Itajai ok
Grato pela atenção
Cordialmente
Mauri Deschamps
Olá, Adalberto. Parabéns pelo seu trabalho. Gostaria de pedir uma ajuda: informações sobre Fernando Ebert - sua chegada ao Brasil e família. É possível?
ResponderExcluirObrigada desde já, Tatiane
Agradeço pelas palavras de carinho.
ResponderExcluirPara poder responder ou encaminhar para outro pesquisador, preciso que você deixe seu e-mail, ou encaminhe pelo meu familiaday@terra.com.br