“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

- Distritos: do Garcia e Vila Itoupava

Imagens do Distrito de Vila Itoupava
Blumenau possui uma Área de 519,8 Km² , dos quase 11 mil Km² que já possuia.
Área Urbana: 192 Km²
Área Rural : 327,8 Km²
- O municipio é divido em 35 Bairros e dois distritos.
- Os Bairros que constituem a cidade de Blumenau são : Vorstadt , Centro, Ribeirão Fresco, Garcia, Glória, Progresso, Valparaíso, Vila Formosa, Jardim Blumenau, Bom Retiro, Velha, Velha Central, Passo Manso, Salto Weissbach, Salto, Escola Agrícola, Água Verde , Vila Nova, Itoupava Seca, Victor Konder, Boa Vista, Ponta Aguda, Nova Esperança, Itoupava Norte, Fortaleza, Tribess, Fortaleza Alta, Fidélis, Salto do Norte, Badenfurt, Testo Salto, Itoupavazinha, Itoupava Central e Vila Itoupava.
- O Distrito da Vila Itoupava foi criado em 1943, através da Lei Estadual nº 941, de 31/12/43, , na região Norte.
O atual Secretario Distrital da Vila Itoupava é Mário Zimdars.
Em 1º Janeiro de 2013 O Secretário é Erno Bublitz.
- O distrito da Vila Itoupava fica a 25 km do centro de Blumenau e preserva características germânicas como a língua alemã, que de tão falada quase faz do português um segundo idioma. O distrito é auto-suficiente, tem agência bancária, hospital, cartório e etc. Os simpáticos moradores conservam a boa educação de cumprimentar a todos, inclusive os estranhos que por lá passam para vislumbrar tal beleza. Ao longo do trajeto se vê construções antigas, um verdadeiro resgate da memória da Blumenau colônia. Muitas famílias tiram o seu sustento através da agricultura, criação de gado, frango, patos e marrecos. A tranqüilidade é tanta que algumas aves podem ser vistas passeando na rua ou no terreno do vizinho. Estando na região ouve-se o cantarolar dos pássaros, sente-se o cheirinho do café fresco feito no fogão à lenha e do gado pastando. Logo pela manhã, o agricultor leva o boi para trabalhar na terra, sempre acompanhado de seus cães pastores. Ainda no trajeto de rua de barro, pode-se observar o agricultor voltando para casa com o boi que de tão grande chega a dar medo de ficar por perto. Mas quem não tem medo são os cães que aproximam-se dos visitantes para ter certeza de que está tudo certo e ao chamado do dono, voltam para sua companhia. Na Vila Itoupava é o Agro Turismo de Blumenau que oferece aos visitantes uma farta gastronomia de dar água na boca. São queijos, tortas, doces, licores, geléias, conservas e tantos outros produtos artesanais encontrados na região. Nada poderia combinar mais com o convívio na natureza do que andar de bicicleta. Esta região agrícola traz à tona lembranças de muitos adultos, do tempo em que às bicicletas tinham acentos de mola e lanternas a base de dínamo. O ar puro e o contato com a natureza transformam um passeio simples em um dia maravilhoso. Pequenas e simples coisas que tornam a vida mais alegre, inspiram tranquilidade e aliviam o estresse do dia-a-dia em que vivemos.
População: um pouco mais de 7 mil habitantes. Intendente em 2020 Leandro Rodrigues da Silva (Leandro Índio). 
Imagens do Distrito do Garcia e sua sede
- O Distrito do Garcia foi criado pela Lei Complementar Municipal nº 251, de 17 de dezembro de 1999 e regulamentada pela Lei complementar nº 344 de 21 de dezembro de 2001. Sendo seu primeiro secretário Distrital – o Sr. Bráz Roncáglio e tendo como secretário adjunto o Sr. Deusdith de Souza Jr., nomeados pelo Prefeito Décio Néry de Lima em 02 de maio de 2002. Posteriormente com a saída de Souza Jr., assume como secretário adjunto o sr. Pedro Prim. Os bairros que compõem o Distrito são: Garcia, Glória, Valparaiso, Progresso, Vila Formosa . Obs: O Bairro Ribeirão Fresco não faz parte do Distrito.
A sede do Distrito localizava-se no Bairro Glória sito a Rua da Glória nº 686. A partir de janeiro de 2003, o governo estadual do então governador Luis Henrique da Silveira concede em forma de comodato, por 30 anos as antigas instalações da cantina, ambulatório, centro de treinamento e serviço social, da ex-empresa Artex S.A., na Rua Progresso, nº 167 no Bairro que leva o mesmo nome. O início das atividades nas instalações, na Rua Progresso, deu-se em 15 de dezembro de 2003. Em abil de 2004 o secretário Braz afastou-se do cargo para concorrer uma vaga na câmara de vereadr e assume interinamente o secretário Adjunto Pedro Prim. Também por um curto período esteve a frente do Distrito o Sr. Álvaro Correia.
- Em 1º de janeiro de 2005, José Carlos de Oliveira, assume como intendente do Distrito do Garcia.
- Em janeiro de 2007, Sr. Braz Roncáglio assume o cargo como Secretário Distrital do Distrito do Garcia.
- Em abril 2008/Janeiro de 2009 - Assume como secretário Distrital Pedro Prim.
- Em Fevereiro/março/2009 - Assume Pedro Prim como intendente. - Em 19/maio/2009 assume como intendente, Francisco Borba Correia.
- Em 01/janeiro/2013 assume a Intendência do Garcia Antônio Tillmann.
Em 13 de fevereiro de 2014 assune a Intendência do Garcia, Mauricio Goll.
- Em 04 de abril de 2016 assume a intendência do Garcia Jaime Cunha.
- Em 11 de outubro 2016 retorna ao cargo Mauricio Goll.
- Em 13 de fevereiro 2017 Assume o cargo Airton Maçaneiro.
- Em 08 de julho de 2019, reassume o cargo de Intendente do Garcia, Mauricio Goll. 
- Em 2020 Carlos Alberto Bittencourt

*****************************************************
- Praça do Cidadão do Distrito do Garcia: Os serviços da prefeitura mais perto de você. Em 20 de setembro de 2005 o prefeito João Paulo Kleinubing, inaugurou A Praça do Cidadão no Distrito do Garcia. A Praça do Cidadão todos os serviços num só lugar, mais de 400 serviços são oferecidos a comunidade.
- O distrito do Garcia detém hoje um vasto e variado comércio e industrias, as empresas Coteminas e Souza Cruz, são exemplos.
População aproximada de 60 mil Habitantes.
Fonte: Prefeitura municipal de Blumenau/ SEPLAN Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. Guia de Santa Catarina – Blumenau Online e Adalberto Day

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...