“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sexta-feira, 23 de julho de 2021

- River Plate

Foto divulgação
Depoimento dado pelo cientista espacial e astrônomo professor ¹José Manoel Luís da Silva (Zezito), nascido em Pirassununga, São Paulo em 26 outubro 1933. Foi um dos 22 cientistas brasileiros que integraram a equipe da NASA durante o projeto Apollo, que levou os astronautas a pousar na lua no dia 20 de julho de 1969 com a Apolo 11.

Sua família veio residir em Blumenau – bairro do Garcia em abril 1939, seu pai Manoel Luís da Silva era militar (Sargento músico) e foi para a reforma como Major (foi um dos precursores do 32BC estabelecido em 29 de abril de 1939 no bairro Garcia) ano e mês que veio prestar serviços no então 32BC - 23 RI (BI). Moravam em casa alugada do Sr. Johann Magnus Iten (11/07/1882 – 01/09/1956), na Rua Amazonas n. 4.191 (foto) onde nasceu a filha mais jovem Maria da Penha nascida em 17 de fevereiro de 1941, parto efetuado pela Schwester Martha Kunzmann , casa que depois foi adquirida pela família Hinkeldey em 1945, e eles foram morar na parte de trás da residência em uma casa de madeira até 1952. A casa em que morou a família Hinkeldey ainda existe, tombada pelo patrimônio histórico de Blumenau. 

River Plate do bairro Garcia, formado por jovens garotos que atuaram entre Janeiro1948/Janeiro1952. Criado pelo hoje Coronel da reserva José Manoel da Silva conhecido como Zezito (reside em Curitiba há muitos anos e Garciense de coração) me ligou algumas vezes contando detalhes do time e da vida cotidiana quando moravam no Garcia. O nome foi também escolhido por ele, por duas paixões, torcedor fanático do Club Atlético River Plate da Argentina (melhor Clube da América do Sul da época) e torcedor fanático pelo  Vasco da Gama do Rio de Janeiro ambos utilizam a faixa em diagonal. Também atuou seis partidas amistosas no Club Athlético Paranaense como meio campista e lateral esquerdo. Foi cadete da Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN -. Abandonou a carreira de jogador para seguir a carreira militar.
Cadete José Manoel Luis da Silva (Zezito) – AMAN / 1958 

O time foi formado por grandes craques que atuaram em diversas equipes de Blumenau.

A base do time: Guy, Nilson Bitencourt, Zezito, Ivo Mass, Nilson Greuel, Nino, Jali, Ipiranga, Osmar Galm (Marinho), Valmor Seiler, Felipinho. Faziam parte do elenco também, Eurico e Gaspar.

Foto divulgação (idêntica ao River Plate do Garcia
Estádio do Amazonas (década 1950)
Atuavam no estádio do Amazonas de propriedade da Empresa Industrial Garcia. As cores do uniforme eram na cor Branca com distintivo uma estrela solitária (idêntica ao Botafogo F.R.).

Alguns clubes que eles enfrentaram nesta época:

Torino do Centro; São Paulo do Garcia; Bom Retiro; Nacional do bairro Glória.

Alguns nomes que jogaram com sucesso em outras equipes:

- Zezito, meio campista no Juvenil Palmeiras de Blumenau entre 1949/1951, e Club Atlhético Paranaense.

- Ivo Mass, lateral direito, Juvenil do Palmeiras, no Amazonas Esporte Clube entre 1953/1961 quando faleceu em um acidente automobilístico.

- Nilson Greuel, Bicampeão pelo G.E. Olímpico do campeonato estadual de futebol de 1964 (faleceu 17 de julho de 2021 aos 86 anos).

- Ipiranga, jogou no Progresso e no G.E. Olímpico, jogador fantástico. Também jogou basquetebol no clube Ipiranga, onde surgiu seu apelido.

- Valmor Seiler, segundo o senhor José M.L. da Silva, foi um dos melhores jogadores que viu atuar, depois de Pelé e Garrincha. Faleceu jovem com 18 ou 19 anos       eletrocutado.

- Felipinho, ponta esquerda extraordinário, que atuou no Amazonas final dos anos de 1954 até 1962. Habilidoso, ligeiro e fazia gols de “Bicicleta”.

- Marinho jogou no Guarani.

Os artilheiros eram: Nilson Greuel, Felipinho, Ipiranga, Valmor Seiler.

Segundo José M.L. da Silva (Zézito), jogaram 47 partidas contabilizando 47 vitórias, a maioria com goleadas. 

Fotos do arquivo de Zezito:

Torneio de basquete - quadra G.E. Olímpico

   O Ipiranga foi o campeão. Final: Ipiranga 34 x 26 Grêmio Estudantil Blumenauense. Zezito foi o cestinha da partida. Da esquerda para a direita: em pé , Staimbak, Néfe, Werner Greul. Agachados: Vila , Zezito e Evaldo.

7 de setembro 1951 – Gaspar.- C. A. Tupi  4 x 1 Palmeiras   ( juvenis). Duas semanas depois a revanche em Blumenau na Rua das Palmeiras , com atuação primorosa do Zezito , elogiado pelos jornais da época , o Palmeiras venceu por 3 x 2. Jogadores do Palmeiras com a camisa branca , da esquerda para a direita, Hercílio ( de gorro ), Zezito, Jali (de costas ) e Carlinhos.  

    Palmeiras 3 x 3 Beira-Mar - clube de jogadores adultos da praia da Armação, Novembro 1951, estádio do Palmeiras, que na ocasião havia recebido um Circo para espetáculos noturnos, Da esquerda para a direita : em pé – Bob, Jali , Gordinho , não recordo , Zipf , Darci , Zezito , Baumgarten , Hercílio , não recordo ; agachados : Itinho ( excelente goleiro  titular ), Ivo Maas , Marinho , Horst, Luizinho , não recordo e Carlinhos,

¹Coronel José Manoel Luís da Silva

Graduado pela Universidade Federal do Paraná, em física e matemática.

Depois que foi para a reserva, trabalhou em astronomia e observação, no Observatório Nacional do RJ – entre 1968/1972, pela NASA – E.U.A., onde estagiou em algumas oportunidades. Ainda presta relevantes trabalhos para a NASA, com suas observações. Diretor do Observatório e Planetário do OACEP e Presidente do CACEP.

Fonte; Coronel José Manoel Luís da Silva; arquivo José Manoel Luís da Silva; Adalberto Day 

4 comentários:

Daniel disse...

Muito interessante.
Obrigado por compartilhar.
Abraço
Daniel Minuzzi de Souza

Zuqui disse...

Meu caro Adalberto!! Mais a linda história do nosso glorioso Garcia. Todavia, agora entendo o porquê do texto ( torcedor do Vasco assim como você e meu finado pai), brincadeira a parte, que riqueza de detalhes em sua história, parabéns e muito obrigado por compartilhar!!

sergio luiz buchmann disse...

Bom dia Professor e querido amigo Adalberto Day. Quando leio e fico olhando essas fotos históricas,fico triste. Triste por,uma cidade com tanta história e tantos bons jogadores nós não termos uns Grande time em nossa cidade. Time de Série A ou B do Futebol Nacional. Até mesmo ganhando um ou outro Estadual. Não dá pra entender meu querido amigo.

DJALMA disse...

Está parte do River Plate desconhecia. Mas como já tivemos o prazer de conversar pessoalmente, qdo colocamos um assunta à baila ou qdo mostramos para a comunidade, como é o seu caso, que sempre tratou de maneira diversificada suas relações com a maneira de se comunicar com o mesmo, sendo através deste blog e também das saudosas palestras e exposições (e acredito ser o principail historiador e Pesquisador do bairro). Agora nós traz assuntos relatados, de suma importância, pelo senhor José Manoel Luiz da Silva, que vem apenas à ornamentar cada vez mais as suas pesquisas. Parabéns pela contribuição, Sr " ZÉZITO ". Está colocando em boas mãos seus relatos.Expondo cada vez mais relatos como este, se o glorioso quiser, mais histórias e assuntos irão aparecer, para o nosso deleite. E que o projeto que estamos planejando aconteça.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...