“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 31 de março de 2014

- Jarra comemorativa FAMOSC

Publicado no Jornal de Santa Catarina em:
12/02/2014 | N° 13113
ALMANAQUE DO VALE | ÂNDERSON SILVA 
Esta jarra foi feita pela empresa Porcelana Condessa para a IV Feira de Amostras de Santa Catarina (Famosc), que ocorreu entre 23 de outubro e 7 de novembro de 1965. O local onde foi promovido o evento era conhecido como Famosc. Ele foi demolido e teve construído em seu lugar o Parque Vila Germânica. (Imagem: Acervo Adalberto Day, doado por Orlando de Oliveira e Edite de Oliveira Buerger).
História:
A imagem de 1965, mostra o antigo pavilhão "A" da PROEB - na época Administrado pela COEB - Comissão Organizadora de Exposições de Blumenau mais conhecida como FAMOSC - Feira de Amostras de Santa Catarina, demolido em 2005 - Atual Centro de Exposições Parque Vila Germânica, cuja inauguração ocorreu em 05 de maio de 2006.
Acervo de Jadir Soares. Imagem de 1967
A imagem de 1968, mostra o antigo pavilhão A da Proeb. Na época era administrado pela Comissão Organizadora de Exposições de Blumenau mais conhecido como Famosc. A estrutura foi demolida em 2005. Atualmente no local está a Vila Germânica. Observação: A sigla IP é da antiga  Impressora Paranaense.
Onde fica a PROEB? – Lá na FAMOSC... é assim que se indicava o local.
Rua Alberto Stein, 199 – bairro Velha -
Foi criado para abrigar feiras e eventos na região de Blumenau e era chamado inicialmente de FAMOSC (Feira de Amostras de Santa Catarina) A FAMOSC foi orgulho de Blumenau ou antigo denominado Pavilhão "A". Mas a feira de amostras foi abandonada, o Pavilhão "A" virou local de bailes e futebol de salão, Basquete, Vôlei . O turismo perdeu espaço nobre, mas os esportistas, sobretudo de final de expediente e de fim de semana, vibraram com o novo ginásio. Até que surgiu a Oktoberfest. A festa de outubro maior de Santa Catarina nasceu nele.
A 22a. edição da festa em 2005 foi a despedida de gala do velho pavilhão. Depois passou a denominar-se PROEB.
A partir de 2006 após uma grande reforma, o parque recebeu diversas melhorias em todos os seus setores e a PROEB passou a se chamar Parque Vila Germânica, possuindo restaurantes e inúmeras lojas de artigos típicos.
Leiam também:
Arquivo Dalva e Adalberto Day

39 comentários:

Nilton Sergio Zuqui disse...

Meu caro Adalberto,
Como sempre falo , estamos tendo aulas de historia FREE, pois é mais uma belíssima historia.
Alias, quando falamos sobre a cidade, aqui no condomínio onde moro, sabemos quem é filho da cidade ao perguntarmos "Você sabe o que é FAMOSC? ou PROEB?" Então percebemos quem é da cidade ou não!!!

Mónica disse...

Sr. Adalberto muito bonita a jarra comemorativa FAMOSC, tenho um pote redondo igual da mesma época feito pela mesma firma: Porcelana Condessa.Cordial abraço.

Rubens disse...

Rubens Olbrisch
Local de grandes feiras. Tambem utilizado para jogos de futebol de salão. Joguei e também assisti muitos jogos neste local.

Nilton disse...

Nilton Buttendorf
Eu vi quando começou a montagem

André disse...

André Carvalho
Era a FAMOSC, palco da consagração da nossa belíssima Miss Blumenau, Vera Fischer!!!

João disse...

Joao Carlos Souza
Mostrava a pujança de .SC

Rubens disse...

Rubens Olbrisch
Blog Adalberto Day Realmente dá saudade da nossa juventude, mais voltada a jogos,encontros,e atividades esportivas. Lembro perto deste local existir um campo de futebol, ( talvez seja hoje a feira livre) Eu saí do centro para ir ver jogos ali. Devia ser campeonatos da segunda divisão de Blumenau.

Norma disse...

Norma Riediger Siegel
Fui a muitas feiras na Famosc👏👏

Margareth disse...

Margareth Lafin
Morávamos na Almirante Tamandaré, bem em frente a Alberto Stein, lembro bastante das feiras. Teve uma previsão de falar só fone e se ver na tv. Dizia que seria o fone do futuro.
Muito bom! A minha amostra deve ter sido no final ou meados dos anos 60.

Celso disse...

Celso Machado
Blog Adalberto Day nesse pavilhão acontecia a Festa da Cerveja, um embrião da Oktoberfest. Antes e no mesmo pavilhão ( anos 1960) o Festival da.Cerveja de Santa Catarina. O prefeito era o Carlos. Curt .Zadrozny. A Ouro Promoções, empresa de.eventos do Rio de Janeiro, organizou pelo menos dois. festivais, em 1967 e 1968.

Dorothea disse...

Dorothea Grützmacher
Eu morava na rua João Pessoa bem em frente ao pavilhão, presenciei muitos eventos, feiras, bailes de chopp, as primeiras Ocktober Fest, tudo me vem a lembrança revendo o pavilhão, com saudades daqueles tempos que são inesquecíveis.

Sônia disse...

Sônia Bernardete Rosa
Fui em muitas exposições na Famosc. Uma delas Feira de Ciências do Colégio Pedro II onde participamos com trabalhos. Ainda tenho o certificado de participação da feira.

Ismael disse...

Ismael Soares
Caso exemplar da decadência da paisagem urbana de Blumenau, trocaram uma construção contemporânea, de grande valor histórico e arquitetônico, por um amontoado de cenários pseudo enxaimel, mais parecendo um parque temático infantil, um circo.
Não haverá memória, nem história, nem cultura. Nem futuro.

Marcos disse...

Marcos Junker
Uma bela obra que, depois de desmontada, não se sabe onde foi parar e não vejo o poder público tentar achar, por quê?

Ursula disse...

Ursula Neumann Beiler
Morava em frente. A FAMOSC foi o "playground" da minha infância.

Luiz disse...

Luiz Ricardo Dalmarco
Soni Robinson Witte pois é, sempre me perguntei está mesma questão. Pois quando fotografei o desmanche o máximo que consegui foi uma barra de 15 cm. Quanto ao resto, bem que alguém poderia dizer? Vou pesquisar!

Luiz Cé disse...

Luiz Cé
Nesse pavilhão, aconteceu a primeira Oktoberfest de Blumenau, em 1984...

Armando disse...

Armando Dutra Junior
Era uma. Época de visão de futuro.
Hoje nada se planeja, nada se vê a longo prazo.
Só Fazem puxadinhos...

Alice disse...

Alice Starke Doring
Este Pavilhão de eventos era o mais lindo que estes atuais todos quadrados e com traços de arquitetura germânica falsificada

Leandro disse...

Leandro Ilmo Buelck
Blog Adalberto Day Falaram na época, que essa Estrutura ia ser remontada numa das propriedades da FURB, lá no Bairro Fortaleza,
Mas, acho que tem muito Ferro Velho por lá.

Salete disse...

Salete Moreira
Blog Adalberto Day eu gosto mto.dessas fotos antigas REF.Blumenau, com suas histórias. Obrigada.

Ademir disse...

Ademir Garcia
Junto com a feira de amostras das indústrias, ocorria a feira do gado, ficava nos fundos do pavilhão.

Soni disse...

Soni Robinson Witte
Nasci e me criei no bairro da Velha, lembro, de quando começou a construção, e depois as exposições, foi ali que conheci e tomei o primeiro leite em pacote, foi a frigor que colocou uma maquina de empacota r leite, era uns pacotinhos para amostragem de +- 200 ml, depois adulto morei em frente ao pavilhão.Era muito show ver as exposições, infelizmente também acompanhei o desmonte.

Estevam disse...

Estevam Cunha
A gente conheceu como PROEB, um dia conversando com minha avó sobre o local, ela citou este nome COEB, quando de pronto tentei corrigi-la, a mesma com muito amor e respeito insistiu, e eu calei -me em respeito, mas contrariado. Quando mais tarde descobri que a mesma no auto de sua maturidade e sabedoria, tinha razão...

Regina disse...

Regina Helena Cardoso Keunecke
Lindo era e nos traz boas lembranças pena que destruíram na verdade acabaram com tudo que era belo em Blumenau

Antônio disse...

Antônio Carlos Bragagnolo
É uma pena deixar se acabar pois os prédios mais bonitos eles deixam se acabar

Júlio disse...

Júlio Lange
Anos atrás ainda vi um antigo ônibus da Empresa Nossa Senhora da Glória, onde o letreiro indicava o destino FAMOSC!

Carlos disse...

Carlos Augusto Evaristo Berndt
FAMOSC. éramos vizinhos e acompanhamos tacacá obra da construção , inclusive a do pavilhão B

Airton disse...

Airton Pereira
MEU DEUS ! QUE SAUDADE DESSE TEMPO, ONDE A VIDA TINHA MAIS GRAÇA, POR UM ÚNICO MOTIVO: " MUITO MENOS MALDADE NA MAIORIA DOS SERES HUMANOS,

Edite disse...

Edite E. Post Alves
É por tudo isto descrito acima que eu me manifesto com um jamais, jamais, jamais deveriam permitir a derrubada da Fábrica de Gaitas Hering...lembrar dela é lembrar quantas familias sustentou...quantos dons se manifestaram...quantos objetos ligados à música foram confeccionados.Agora só resta uma rótula qualquer...seja qual foi o motivo, cometeraram um crime pois ali deveria ser espaço para um Museu contando a história desta fábrica...e outros objetos relacionados à música que os imigrantes usavam para alegrar suas festas...

Amaury disse...

Amaury Vicente
Lindo, saudadesl.Prefritos gostavam da Cidade, era diferenciada.Hoje ruas emburagadas Mato tomando conta das calçadas onde existem calçadas, VERGONHA só cobrança.Nao é a nossa linda Cidade das flores .Só obras meia boca.

Anselmo disse...

Anselmo Lessa
Toquei aí.
Tinha uma acústica que exigia muito do técnico de som.
Boas memórias.

Sérgio e Carlos disse...

Sérgio Eduardo de Oliveira
Na década de 80 andei muito de bicicleta em volta desse ginásio. Ao lado tinha uma fábrica têxtil e mais para trás tinha uma pista de autorama do seu Nolte, acho que era assim o sobrenome dele.
· Responder · 9 h · Editado
Carlos Augusto Evaristo Berndt
Sérgio Eduardo de Oliveira têxtil era Tillmann e a pista de autorama sim .era do radialista esportivo Nolte. Que mancava um pouco . Ótima pista. Brincamos muito ali. Morávamos na Mariana Brunemmam

Sônia disse...

Sonia Ruth Anton Bauler
Que lembrança heim? Maravilha

Antje disse...

Antje Kreutzfeld Wilde
Eu tinha a caneca e acabei doanda

Antje disse...

Antje Kreutzfeld Wilde
Eu tinha a caneca e acabei doanda

André disse...

André Carvalho
Belíssima jarra, e a logo, demonstrando a vocação da FAMOSC

Itelvina disse...

Itelvina Lucia Malheiros
Ano que participei da Feira, pela E.I.G.
E lá se vão mais de 55 anos.
Gratidão pela lembrança, Adalberto Day.

Leandro disse...

Leandro Ilmo Buelck
ícone de selo
Blog Adalberto Day Bom dia, Sr.Day, lembro mui bem dessas feiras, pois tinha no paralelo, a FAMOSC, em Blu, a Exposição Agro Pecuária, sob a tutela do Secretário da Agricultura o Sr.Augusto Reichhow, com o apoio fortíssimo da CIA.JENSEN, onde o Sr.Wolfgang Jensen era um dos grandes incentivadores,
Eu, meu pai, meu avó, r muitos amigos nossos , participávamos dessa Exposição Feira, com Aves, Aves ornamentais, e pequenos animais, era um sucesso total, e cada final do Evento, o Sr.Wolfgang Jensem, convidava a todos Expositores, para participar e confraternizar numa bela e suculenta CHURRASCADA, nas dependências do C.C.T.CONCÓRDIA da Itoupava Central, que era perto da Cia.Jensen, patrocinada e paga por esta conceituada Empresa,
Nós da família, éramos mui amigos da sr.Wolfgang, tínhamos um laço de amizade mui grande,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...