“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

- TVL - TV Legislativa de Blumenau 10 anos

Depoimento do Jornalista e escritor Carlos Braga Mueller em sua participação nos 10 anos da TVL.- TV Legislativa de Blumenau. Instituída a TV Legislativa em Blumenau no dia 1º de fevereiro de 2000, iniciando suas atividades no dia 15 de fevereiro
Em 1995 foi criada, por lei, a figura da TV Legislativa no Brasil, com a finalidade de ser inserida no sistema de TV a Cabo.

No ano de 2000, por iniciativa do então presidente da Câmara Municipal de Blumenau, vereador Deusdith de Souza, foi criada a TVL - TV Legislativa, para transmitir as sessões do poder legislativo blumenauense.
A grade inicial da programação previa, além das sessões da Câmara, a edição diária de um noticioso, e também um programa semanal intitulado "Fala o Presidente", uma conversa com o presidente da Casa.
Com este espírito de informar a comunidade, começou a ser montada a estrutura para viabilizar a TVL de Blumenau.
Para comandar os trabalhos, foi contratado Antônio Amaro de Souza, o Tico, um profissional com vasta experiência na área, com passagens pela antiga TV Coligadas e pela RBS TV.
Foram me buscar para apresentar o noticiário, o TVL Notícias, até hoje no ar.

Como repórteres vieram o Fabrício Wolff, o Marcos Jana e a Cristiane Shoette..
Na busca para se encontrar um estúdio e equipamentos de transmissão mais em conta, a FURB TV venceu a licitação.
E no dia 15 de fevereiro de 2000 foi ao ar a primeira transmissão da TVL de Blumenau, que podia ser captada pelos assinantes da BTV, televisão a cabo.
Eu redigia e apresentava o TVL Notícias e tive uma grande emoção ao anunciar:

"A partir de agora está no ar a TVL, a TV Legislativa de Blumenau !"

O noticiário compunha-se de notícias curtas do que acontecia nas reuniões da Câmara, entremeadas com reportagens focando assuntos levantados pelos vereadores no plenário do legislativo.
Uma das características com que eu finalizava o noticiário era o "Você sabia ?", momento no qual eu sempre informava alguma coisa interessante sobre as atividades do s vereadores ou do poder.legislativo. Uma criação minha, que permaneceu muito tempo no ar, mesmo depois de eu ter deixado de apresentar o noticiário, no final do ano 2000.
No início do ano 2001, com a eleição e posse de uma nova mesa diretora no legislativo, foram feitos alguns remanejamentos.
Assumiu, então, o TVL Notícias o excelente Rodolfo Sestrem.
Para comprovar o pioneirismo da TVL de Blumenau, faço aqui um depoimento importante em relação à TVL da Assembléia Legislativa de Santa Catarina.
Foi um grande orgulho para aquela primeira equipe da TVL Blumenau receber, em meados de 2000, a visita de profissionais da comunicação lotados na Assembléia Legislativa, em Florianópolis, que vieram conhecer o nosso trabalho para implantar a TVL de lá, compartilhando, inclusive, o mesmo canal. Por lei, o canal que a TV a cabo reserva para o poder legislativo deve ser compartilhado pelas Assembléias Estaduais e Câmaras Municipais.
Um fato curioso: quando a Câmara Municipal solicitou à BTV um canal para a TVL, foi concedido o número 64 ou coisa parecida. O Tico ficou bravo, porque era um canal de difícil acesso. Até que resolveram liberar nº 19, onde está até hoje.

Na NET a TVL é sintonizada nº 16.
Depois dos primeiros anos, quando os programas eram gravados na TV da FURB
(hoje FURB TV), a Câmara Municipal passou a utilizar um espaço no auditório do plenário da Câmara Municipal, onde foi construído um mezanino para abrigar o estúdio e as instalações da TVL.
Em fevereiro deste ano de 2010 a TVL completou seus 10 anos de existência. Para marcar a data, foi produzido um programa especial, ouvindo depoimentos de profissionais da comunicação que passaram por ali durante este tempo, como Napoleão Bernardes, Joelson dos Santos, Ana Paula Huschel, Alexandre Pereira.
O que não se pode negar é que o pioneirismo da TVL de Blumenau veio juntar-se a outros fatos marcantes na história das comunicações de Blumenau, como a primeira emissora de rádio de Santa Catarina (PRC-4 Rádio Clube, nos anos 30); TV Coligadas de SC (a primeira televisão do Estado, em 1969), o primeiro jornal off-set (Jornal de Santa Catarina, 1971).
Carlos Braga Mueller/Jornalista e escritor em Blumenau
Arquivo TV- Legislativa e Adalberto Day/Colaboração Antônio Amaro de Souza / Tico

Um comentário:

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...