“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

- Blumenau x Flamengo, no SESI.

Colaboração especial de Maurício Neves de Jesus de Lages SC - Grande desportista e advogado, acesse:
A História do Futebol de Lages e Região
Foi no dia 26 de julho de 1989 pela copa do Brasil, que o Flamengo derrotou o Blumenau Esporte Clube no estádio do SESI, pelo Placar de 3 x 1.
- BEC 1 x 3 Flamengo 26 de julho de 1989
- Copa do Brasil Estádio do Sesi/Blumenau - Público pagante: 8496 - Gols: Alcindo, Nando e Zico para o Flamengo; Walbert para o BEC - A delegação do Flamengo ficou hospedado no Hotel Himmelblau.
- O Jogo foi arbitrado por Luiz Cunha Martins e auxiliado por Loenel Antônio Pandolfo e Jorge Ciro Bauer Scheiffer.
- O Blumenau atuou com :Leandro, Alaércio, Silva,Gassem e Zé Antônio, Derval, Serginho( Itamar) e César Paulista, Osmair , Mirandinha e Cide(Walbert) – Técnico Zé Carlos.
- O Flamengo atuou com: Cantarelli, Leandro Silva, Gonçãlves, Rogério e Leonardo, Ailton, Marquinhos e Zico(Marcelinho) Alcindo, Nando (Reanato) e Zinho Técnico Tele Santana
O Flamengo só precisou explorar algumas falhas infantis e até desespero do Blumenau no segundo tempo para vencer por 3 x1. O Blumenau até que começou bem o jogo, marcando bem o galinho de Quintino Zico, fazendo com que o time carioca prendesse a bola em seu campo, tentando atrair o adversário e conseguir espaços. No segundo tempo o time carioca mostrou sua superioridade e conseguiu os espaços necessários para conseguir uma bela vitória e colocar o time rubro negro em amplas chances de conseguir a vaga no Maracanã.
Telê Santana e Zico no SESI
- Em 29 de julho de 1989, o BEC entra no gramado do maior estádio do mundo pela Copa de Brasil.
- Mesmo sem título ou nada parecido, o dia 29 de julho de 1989 está entre os mais importantes da historia do futebol de Blumenau. Aliás, o time da cidade, o Blumenau Esporte Clube, até perdeu neste dia. Mas não foi uma derrota qualquer. Naquela tarde de sábado, o tricolor da Rua das Palmeiras enfrentou o Flamengo de Zico no templo do futebol brasileiro: o Maracanã. Os cariocas venceram por 3 a 1 e eliminaram os blumenauenses da primeira Copa do Brasil, da qual o BEC participava por ter sido vice-campeão estadual em 1988. O rubro-negro já vencia por 3 x 0 (dois gols de Bugica e um de Zinho) quando, aos 28 do segundo tempo, o atacante Veneza,que havia entrado há pouco, marcou o gol mais importante da sua carreira para o Blumenau E.C..
- A única vez que o BEC venceu o Flamengo foi em um amistoso no Estádio do Sesi
- BEC 1 x 0 Flamengo no dia 30 de julho de 1985, com Zico e Cia.
- Outro amistoso ocorreu no Estádio Aderbal Ramos da Silva no 6 dia de junho de 1991
- BEC 0 x 1 Flamengo, Gol: Djalminha
Arquivo: Jornal de Santa Catarina-Giovani Vitória Jornalista/Adalberto Day /Mauricio Neves de Jesus. Advogado e professor universitário/Lages SC

10 comentários:

  1. Beto,
    Terias a súmula do jogo do Maracanã?
    Boa leitura para começar o ano, heim?
    Abraço,
    Valdir

    ResponderExcluir
  2. Adalberto, ótima lembranças vem à tona com este post! Obrigado pela deferência e pela referência. Vi que o Valdir pediu a ficha do jogo do Maracanã, eu tenho ela em Lages. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Uma passagem que me marcou foi na manhã do dia do jogo, quando estávamos saindo do hotel para buscar os ingressos na casa de um amigo. Encontramos o Telê Santana na 7 de setembro, e pedi para tirar uma foto com ele. Ele foi muito simpático, e fez questão de tirar uma foto com o hotel de fundo. E me disse: - Meu filho, um dia quando você for velhinho não vai mais lembras direito de onde tirou suas fotos... Mas com o hotel de fundo, não tem como não identificar que foi nessa cidade linda.
    Grande Telê faz muita falta a esse futebol insípido de hoje.

    Abraço,

    Mauricio Neves de Lages SC

    ResponderExcluir
  4. Que bacana ver a minha reportagem do SANTA, editada pelo falecido Luis Carlos Correa, publicada em seu Blog. Não guardei esta reportagem histórica.

    Acompanhei cada passo do Flamengo, na cidade, naqueles dois dias. Mesmo sendo Fluminense e torcendo para o BEC.

    Nesta matéria deve ter a foto do Telê e o Zico concedendo autógrafos no hall de entrada do Himmenblau.

    Tinha a expectativa de ir para o jogo no Rio, mas diante do resultado ruim, o SANTA cancelou nossa viagem. Foi um pena.

    Somente agora, 21 anos depois realizei meu sonho de conhecer o Maraca. E com 90 mil tricolores, na final da Libertadores.
    Obrigado Alberto por trazer esta reportagem. Vou imprimir e guardar com carinho.

    abraços,

    GIOVANI VITÓRIA
    JORNALISTA
    GERENTE DE COMUNICAÇÃO DA FMD

    ResponderExcluir
  5. Opa!
    Ao ler a postagem, eu recordei desses jogos. Eu era apenas um menino, mas lembro muito bem do clima que foi criado na cidade. Meus pais foram ao SESI torcer. Meu pai, vascaino, torceu pelo BEC, mas minha mãe, flamenguista torceu pelo rubro-negro. O Blog continua bom. Parabéns!

    Abraço!


    Michael - Jornal O Garcia

    ResponderExcluir
  6. Adalberto, queria tirar uma dúvida com você, meu tio jogou no BEC, nos anos de 88, 89 e 90, jogou como juvenil, mas participou, como reserva de jogos memoráveis como o Jogo pela copa do Brasil contra o Flamengo de Zico e Telê, eu até pouco tempo, tinha uma bolsa de viagem do BEC, que ele me deu, uardava como um tesouro, mas acabou sendo roubada em 2001, quando morava em Joaçaba .1 o nome dele é Cláudio dos Santos, mas acho que no BEC era chamado de Paulista ou Paulistinha, bem mas o que eu quero saber é o seguinte, faço coleção de camisas, e gostaria de saber se consigo comprar em Blumenau a camisa do BEC, mas não a que tem o escudo circular, mas sim a com o escudo do tempo que meu tio jogava. Caso tenha por favor me diga o local, pois eu moro em São Carlos, próximo a Chapecó, mas meus pais moram em Ibirama, e posso pedir para eles comprarem para mim.

    No aguardo, e desde já parabéns pelo Blog..


    Gustavo dos Santops Brasil

    ResponderExcluir
  7. Parabens pelo seu trabalho, Adalberto. Deu para mergulhar no tempo e ainda ver uma foto ao lado do mestre Tele Santana. Abs Zico

    ResponderExcluir
  8. Amigo e grande Zico foi você que deixou a pouco um comentário em meu Blog? por gentileza é importante saber.

    -Telê e Zico no Sesi

    Adalberto Claro que foi. Volto a reiterar meu agradecimento (enviei ao Valdir) pelas palavras carinhosas em relação a Família Antunes.Abs Zico
    ----- Original Message -----
    From: Adalberto Day
    To: Arthur A Coimbra - ZICO
    Sent: Thursday, April 02, 2009 10:02 PM
    Subject: Comentário

    ResponderExcluir
  9. Caro amigo e mestre DAY
    Sendo voçe o nosso mestre e por ser uma pessoa que valoriza aqueles que cuidam e mantem viva a preservaçao da historia, daqueles que um dia contribuiu de alguma forma possitiva para o crescimento e formaçao do individuo e da nossa naçao, eu fui solicitado a dar algumas informaçoes sobre minha modesta caminhada na vida esportiva e foi postado, achei muito legal, primeiro pelo interesse dessa pessoa na minha historia e depois pelo trabalho que ele se propoe desenvolver e como voçe e o nosso mestre volto a dizer sem nenhum medo de errar, gostaria que se for possivel acesar esse endereço e desse um apoio a essa pessoa que me pediu algumas informaçoes , desde ja agradeço e estou sempre a sua disposiçao.

    sumulastche.wordpress.com (sem o www)

    ResponderExcluir
  10. Ola Sr Adalberto naquela época assisti ao jogo no sesi e um ou dois dias antes ao treino no proprio sesi,morava no bairro Bela Vista e pude ver toda a grande equipe do flamengo e o trabalho das radios do Rio de Janeiro Globo e Tupi.O Jogo de volta no Maracanã foi tao importante para a cidade e para o clube que foi transmitido ao vivo pela rbs tv numa tarde noite me parece num sábado de 89.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...