“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

- A "Rua do FANTASMA" em Blumenau


Histórias de nosso cotidiano.
Por Carlos Braga Mueller escritor e Jornalista.
A rua Rua Ângelo Dias.
Chamava-se antes Gespensterstrasse (Rua dos Fantasmas) no centro, depois Travessa 4 de Fevereiro , chamando-se atualmente de rua Ângelo Dias.
- Fantasmas sempre assombraram as ruas de Blumenau antigamente. Ficou na história da cidade, já como lenda, a imagem de um estranho personagem que perambulava pelas ruas, sempre tarde da noite, envolto em pesadas roupas também escuras, para parecer ainda mais tétrico.

A Rua Ângelo Dias, no centro, chamava-se antes Travessa 4 de Fevereiro.
E graças a esse vulto estranho, que costumava aparecer mais vezes por ali, a rua ficou conhecida também como a Rua do Fantasma. É o que conta a lenda urbana que surgiu por volta de 1920, 25 até 1930, que ficou na retina dos blumenauenses daqueles tempos !...
Porém alguns mais afoitos foram em frente e resolveram tocaiar o fantasma. Descobriram então, dizem os mais velhos, que se tratava de um sacerdote que, altas horas da noite, visitava uma pessoa que lhe era muito cara. E para não causar escândalo, escondia-se na penumbra da escuridão, quando todas as casas já haviam se recolhido e as ruas estavam desertas.
Mas alguém viu, outro também, e na espreita acabaram vislumbrando de vez em quando o vulto, que aparecia só a noite na Travessa 4 de Fevereiro e cujo destino era sempre a mesma casa.
Quem era esse personagem na história da cidade ?

Ninguém queria sequer pronunciar o seu nome, porque segundo consta era importante na época.
E como lendas são lendas, ficou tudo perdido pelo espaço; na boca do povo, mas sem qualquer registro.
Por isto, o que estamos contando pode ter um pingo de verdade, mas também pode ser fruto apenas da imaginação de alguns blumenauenses. Quem pode provar?
Arquivo de Adalberto Day/Fonte da foto: (divulgação) personagem Silas, monge, no filme O Código da Vinci, que era atormentado com o estigma de fantasma, apelido que ganhou na infância.. Texto Carlos Braga Mueller/Escritor e jornalista.





Veja o vídeo:

5 comentários:

  1. Estive em Blumenau desde 2ªf até ontem, na hora do almoço. E é bem verdade que, apesar de abafado, o tempo já estava nublado.
    Quanto a Lei Seca, ouvi que a justiça já está considerando- a inconstitucional e deve se manifestar quanto a isso.
    Aproveito a oportunidade para parabenizá- lo pelas matérias que vêm sendo inseridas em seu Blog.

    Forte abraço.

    Barreira.

    ResponderExcluir
  2. Beto
    Sensaciomal a matéria que o sr. Carlos Braga Mueller nos apresenta, isso fará com que novas pesquisas sejam feitas. As lendas fazem parte de nosso cotidiano como vc cita. Quem sabe possamos ter novas histórias.
    Parabéns sr. Braga e Beto Day

    ResponderExcluir
  3. . Beto, muito parabens pela sua pagina, � muito �til para a gente se informar, mas o que eu queria era saber se o senhor pode me dar alguma pista de Jens Jensen, filho de Wolfgand e parece que era irm�o de Joana e de Jeanete de Blumenau.
    � que sou da equipe de coordena�o para o encontro de ex-alunos do colegio e esta � a �nica pessoa que n�o consigo locazlizar, por favor, se o senho puder me dar um telefone ou paassar o meu e-mail para ele obrigado.
    Klaus

    ResponderExcluir
  4. Professor... que história fantástica... além da sua já conhecida forma envolvente de contá-la... a vontade que me dá é investigar a fundo, colhendo nomes e informações precisas, afinal, com o seu jeito único de contar, já mergulhei nos longuíquos anos 20.

    Abraço,
    Ricardo

    ResponderExcluir
  5. Allllo Bettttto, ouviu o eco ? assim como a cerração de um lado na folha da Banana de encontro com a luz do farol do carro repesentava um vulto branco a balançar e o que se via um fantasma, o amigo as escuras a trair seu companheiro, sem ser visto era um Fantasma dito pelo povo,antigamente saia as ruas a noite os Pedofilistas a abordar escolares notunas e operarias do segundo turno de trabalho, (Rua Ararangua) foi prova dos atos até os maridos pegarem os suppostos Fantasma, As Rãs Gigantes vindas de SãoPaulo para um viveiro no Morro da boa vista ningem passava a noite no local, (Mulheres e mocinhas) era o grande Fantasma,Eu especialmente quando ia ao um Velorio os dias seguintes eu tinha medo de Fantasma, então esta provado e confirmado Fantasma é puramente medo de cada um depende o tamanho.......ha ha ha ha ha lindo abraços Valdir.

















    paulo

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...