“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

terça-feira, 1 de abril de 2008

- Fogo na Prefeitura de Blumenau


- Foi na noite do dia 8 de novembro de 1958, que um clarão visível a longa distância, por volta das 22:00 horas assustou os blumenauenses. As labaredas que se projetaram de fogo, para o alto, destruíram a parte da prefeitura em que funcionava o Fórum da comarca de Blumenau. Todo arquivo e grande parte da documentação são consumidos pelas chamas que também destroem a valiosa biblioteca que pertencera ao juiz Drº Amadeu da Luz. A ação rápida do corpo de bombeiros da Empresa Industrial Garcia, da fábrica de Gaitas Alfredo Hering S.A. e da Casa Hoepcke S.A. e o 23º Regimento de Infantaria,Impedem que as chamas se propaguem por todo o prédio, salvo assim, a sede do paço municipal. O incêndio concretizou duas iniciativas positivas para Blumenau: A guarnição dos bombeiros da cidade concretizada no mesmo ano – e o projeto de construção de um novo prédio para a prefeitura que seria inaugurada em 1982, como também uma reforma concluída em 2001 da antiga prefeitura.
Foto do dia 09 de novembro/1958 um dia após o incêndio -
Foto enviada por Marlene Hüskes/Antigamente em Blumenau Acervo Oscar Handke
- A imagem mostra a guarninação do Corpo de Bombeiros da Empresa Industrial Garcia, que auxiliou no combate as chamas.
- Segundo relatos daquele dia, as pessoas comentavam em tom irônico: “Agora que queimou minha certidão de casamento, estou livre novamente”; “Me livrei das dívidas e delitos”. Ninguém ficou ferido no incêndio, até por ser um sábado a noite. O incêndio teria começado na parte do prédio que hoje corresponde ao mausoléu da família colonial, mas as causas até hoje são um mistério. Existe suposições como um curto-circuito, incêndio criminoso para eliminar documentos importantes e a quem atribui a uma singela cafeteira.
A imagem mostra a reforma feita na antiga prefeitura de Blumenau (hoje fundação cultural de Blumenau), entregue a comunidade dia 08 de novembro de 2001, 43 anos depois do incêndio de 1958.
História:

- O edifício que abrigou a antiga prefeitura do município reflete, com suas ampliações e destinações, um pouco da trajetória da cidade. Por trás do prédio localizado no início da Rua XV de Novembro, e que já abrigou os poderes Executivo e Judiciário de Blumenau, esconde-se um modelo original construído em 1875, além das marcas deixadas pelas reformas de 1918, 1939 e pelo incêndio de 1958.
O primeiro prédio foi construído pelo fundador da colônia, Doutor Blumenau e projetado pelo arquiteto Heinrich Krohberger, projetista principal da colônia, que, entre outras importantes obras, desenhou a Igreja Evangélica Centro.
A imagem mostra a fase final de conclusão da nova Prefeitura de Blumenau, entregue a comunidade em 02 de setembro de 1982.
Arquivo: ACIB – 90 anos de memória/Jornal de Santa Catarina 08 de novembro de 2001/Adalberto Day

7 comentários:

  1. Muito boa a matéria do incêndio da Prefeitura. Parabéns.
    Essa lenda sobre o que queimou precisariamos um dia levantar. Jornais da época devem relatar quais os cartórios e quais os documentos que realmente estavam no incêndio. Lembro de quando fiz a pesquisa sobre a maternidade Johannastift - Casa do Comércio, conversei com o já falecido Braga do cartório e ele disse que muitas informações de nascimentos - na época se foram naquele incendio.
    José Geraldo Reis Pfau

    ResponderExcluir
  2. oi adakberto gosto muito do seu blog tem muita coisa interesante eu fiz um blog também. o nome dele é historias de blumenau mais eu não esqueci o mais importante botei a fonte para as pessoas que entrarem no meu blog e acharem interesante entrarem no su também a esqueci de te contar teno 13 anos ta ok obrigado chau.

    ResponderExcluir
  3. fantástica essa memória, Sr. Adalberto. Pomerode (na época Distrito de Rio do Testo) perdeu muitos de seus registros nesse incêndio. Não sabia como tinha ocorrido, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Sergio Cunha Valiosos documentos se perderam, Beto. Lamentável!

    ResponderExcluir
  5. Edmundo Edi Este investimento valeu apenas.Se fosse atualmente alugariam um local para pagar aluguel como a Câmara de vereadores fez.

    ResponderExcluir
  6. Juliano Cesar Pereira Acompanhei desde a fundação...
    Meu pai amado, trabalhava na prefeitura antiga, nesta época.
    Quantas saudades.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...