"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

terça-feira, 15 de abril de 2008

- Palmeiras Esporte Clube


Foto do Palmeiras Esporte Clube de Blumenau, em 1971. Em pé, da esquerda para a direita, aparecem os jogadores Coral, Jorge, Brito, Kruger, Parobé e Gonzaga. Agachados, Tarcisio, Gauchinho, Chiquinho, Arnaldo e Luís Carlos.
Publicado no Jornal de Santa Catarina - coluna Almanaque do Vale do Jornalista - Sérgio Antonello - 15/04/2008/Arquivo de Adalberto Day e Tarcisio Torres.
– A imagem mostra o Time do Palmeiras de 1971 de Blumenau – Em pé Brito, Parobé, Duia, Jorge, Adão, Sérgio, Gonzaga, Mauro, Tarcísio, Coral e Chico Sâmara. Foto tirada no estádio Aderbal Ramos da Silva, o velho DEBA como era conhecido, apelido dado por Rodolfo Sestrem.

- Parobé e Pelé :

- João Mallmann, o Parobé ex-jogador do SC Corinthians Paulista., EC Juventude, San Lorenzo da Argentina, Comerciário de Criciúma e Palmeiras EC de Blumenau . João Mallmann, natural de Parobé faleceu no dia 17 de outubro de 2011,  aos 72 anos, em Alvorada na grande Porto Alegre, onde residia.
Na foto: Em pé (?) Milsei, Aloísio, Daniel, Nelson Coruja, Mane, Gonçalves, Técnico Major Mauricio Cardoso e outro militar não identificado.
Agachados: Bataglia, Pelé, Parada, Lorico e Parobé, jogadores profissionais na época em que serviam a Escola Militar. Parobé foi um craque. Encerrou sua carreira no Palmeiras EC de Blumenau
- Eu tinha um amigo de nome Oldimar Mohr, que era Palmeiras apaixonado e fã do Parobé, fazia tanta festa após uma vitória de seu clube querido, que todos já sabiam o resultado quando do seu retorno para casa. Além disso, era Flamenguista, e o barulho aumentava. Por essas razões, recebeu o apelido carinhoso de Parobé, todos assim o conheciam, até seu falecimento prematuro aos 57 anos de idade.

História:
Fundado em 1919 com o nome de Brasil Football Club, mudou em 1936 para Recreativo Brasil Esporte Clube e após a 2ª Guerra, passando a se chamar Palmeiras Esporte Clube. Em 1980 passou a ter o nome de Blumenau Esporte Clube .
Arquivo Adalberto Day / Edemar Annusecke/Tarcisio Torres

12 comentários:

EDEMAR ANNUSECK disse...

Adalberto você continua mostrando ao mundo que o resgate da história é uma das coisas mais maravilhosas que ainda nos resta.O Parobé - João Malmann - hoje com 69 anos reside em Alvorada, município da Grande Porto Alegre. Infelizmente não tenho contato com ele desde 1972 quando o lancei como comentarista na Rádio Alvorada de Blumenau. Nos tornamos grandes amigos, mas em seguida fui embora para São Paulo contratado pela Jovem Pan e deixamos de nos comunicar. Recentemente ele foi homenageado pelo EC Juventude (em Janeiro desse ano), pois foi um dos grandes jogadores do time de Caxias do Sul. Estou tentando localizá-lo, quem sabe isso possa ocorrer futuramente. Ele deixou marcada sua passagem em Blumenau pelo futebol clássico e cadenciado que praticava e pela visão extraordinária que tinha.
Parabéns pela matéria e tem outra ele jogou com o Rei. E não é todo mundo que teve esse privilégio.
Um grande abraço

Edemar Annuseck/Curitiba

Anônimo disse...

Muito bom seu BLOG e a forma que registra e homenageia nossos heróis.
Revivemos grandes momentos de infancia e juventude da nossa Blumenau.
Parbéns e obrigado
José Geraldo Reis Pfau
Blumenau Santa Catarina

MARCELO PFEIFER CAMPOS disse...

OLÁ ADALBERTO!!
MEU NOME É MARCELO E MORO EM BALNEÁRIO CAMBORIU SOU FILHO DE HUMBERTO CAMPOS (BETINHO)ELE JOGOU NO ANTIGO CLUBE PALMEIRAS DE FUTEBOL E TRABALHAVA COMO CARTEIRO NA ÉPOCA,INFELIZMENTE JÁ NÃO ESTÁ MAIS ENTRE NÓS MAS GOSTARI DE SABER SE VC CHEGOU A CONHECE-LO E SE TEM FOTOS DOS TIMES DO PALMEIRAS DE BLUMENAL!!
FOI PUBLICADO NO JSC UMA FOTO DELE AO LADO DE UM JOGADOR QUE MACHUCOU O NARIZ EM UMA PATIDA !!TALVEZ VC LEMBRE!!!NÃO TENHO CONHECIMENTO EXATO DA DATA EM QUE ELE JOGAVA MAIS ACREDITO TER SIDO ANTES DE 1970!!!
DESDE JÁ TE AGRADEÇO !!
MARCELOPFEILER@UOL.COM.BR

Anônimo disse...

Adalberto, em primeirolugar que lhe parabenizar pela iniciativa de nos dar êsse previlégio de podermos reviver as grandes glórias do nosso Palmeiras E.C.Sou natural dessa linda Blumenau, fui Mascote,Gandula,Jogador das Equipes de Base dessa agremiação nos anos 60/70.E é muito relembrar, pois saí de Blumenau em 1974 e hoje resido em Florianópolis. Inclusive meu padrinho de Batismo foi um Zagueiro diferenciado do Palmeiras meu querido DeLucas, que continua morando em Blumenau e Navegantes.

Saudações,
Mauro Márcio da Cruz

Anônimo disse...

ficomfeliz por ter conhecido vc desde garoto e hoje faz um trabalho de uma importancia significativa para quem teve a oportunidade de vier aqueles dias

Anônimo disse...

gostaria de saber de voce se ha algum trabalho sobre Artex SA relativo a equipe de futebol America Esporte Clube que disputou a segundona na epoca, inclusive o futebol de salao Artex

Adalberto disse...

Bom dia Anônimo
Tenho sim algumas fotos do América, que atuava no Pasto do América.
Porém você diz me conhecer desde garoto, mas não se identifica. Como poderei lhe contatar? É sugerido deixar o e-mail para que possamos conversar, antes deste espaço existe a exolicação.
Agradeço sua participação, ainda mais por ser um amigo.
Abraços
familiaday@terra.com.br

Henrique Ramos disse...

Olá!
Casualmente tive a felicidade de encontrar seu blog, sou de Blumenau e hoje resido em Balnario Camboriu.
Sou filho de Carlos de Campos Ramos, o Leleco, policial civil e treinador de futebol por amor, com passagens em clubes blumenuenses, Palmeiras, Olimpico, Guarani e Amazonas, e dessa epoca guardo algumas recordações. Gostaria de saber se possui fotos de meu pai.Meu email, basicogg@gmail.com

Prof. Wieland Lickfeld disse...

Muito interessante, Adalberto. Parobé é motivo de orgulho para a história do nosso desporto. Grande abraço!

Sérgio disse...

Grande Palmeiras! Dinho e Leal faziam muitos gols. Quando. vim para o Sul, em 1968, o Leal já estava por aqui jogando no Pelotas; em seguida foi para o Grêmio.
Sergio Roberto Maestrini

Juliano Carvalho Bueno disse...

Parabéns pelo blog Adalberto...Estamos acompanhando aqui de Joinville...

Abraços!!! Acesse quando tiveres um tempo: FEUDALISMOATUAL.BLOGSPOT.COM

sergio luiz buchmann disse...

O Palmeiras foi um dos melhores times de Futebol profissional de Blumenau.Tenho boas lembranças desde o final dos anos 60 até o Bec de 86,88.O fato de não terem sido campeões,a não ser em 86 se não estou enganado,não denigre a a sua historia. Pois todos aqueles que sempre gostaram de futebol sabem de títulos não vieram por (N) motivos. Motivos esses que vai a campeonatos direcionados,e administrações esdruxulas,e incompetentes.Tivemos inúmeros ótimos jogadores ao longo de minhas lembranças. Não vou citar nomes pra não ser injusto, pois pra mim futebol se faz do coletivo,não do individualismo. Grande abraço Professor Adalberto,e obrigado sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...