“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

- Garcia x Hering


- Hoje vou comentar sobre uma polêmica, que se arrasta por muitos anos entre os historiadores e pesquisadores, a primeira indústria Têxtil de Blumenau. Desde garoto ouvia minha avó que nasceu em 1901, dizer que a primeira indústria têxtil de Blumenau foi a “Empresa” nome como era conhecida a E.I. Garcia – já interessado em história, fazia várias perguntas á ela. Ela dizia que ouvia seu pai falar de uma indústria que começou por volta de 1868 com o nome de Grevsmuhl, (Johann Heinrich Grevsmuh),que era morador desde 1860 da região do final da Rua Amazonas, ele o meu Bisavô trabalhou por volta de 1885, quando o nome da empresa já era “Tecidos Roeder”. Esses dados são da história oral, pois quando a Empresa Garcia foi absorvida pela Artex em 1974, os poucos documentos existentes, desapareceram outros foram queimados na caldeira da empresa. Sou sabedor desse fato, pois trabalhava em Recursos Humanos desta empresa, e não foram só documentos, fotos principalmente. Em minhas pesquisas outros ex funcionários afirmaram este fato lamentável, inclusive, três me doaram fotos, que havia levadas para casa.

Empresa Industrial Garcia em 1885 e Cia. Hering em 1950.
- Faço este relato, pois um dia fui questionado por um aluno, que não sabia da existência sequer da empresa ARTEX, imagina da GARCIA. Como esconder os embriões de uma bela história, a semente plantada desde 1868... como esquecer, a Artex fundada em 1936, pelo Brusquense? (Não Polonês da cidade de Lódz)  Theophilo Bernardo Zadrozny e que teve a participação de três empregados da Empresa Industrial Garcia (Otto Huber. Max Rudolf Wuensch , Albert Hiemisch )?. . – A Coteminas hoje detentora destas duas empresas, só existe porque existiu um começo, e este começo não pode ser esquecido. É no mínimo insensato negar tais fatos, e jogar fora toda uma história de sucesso de uma comunidade que foi a primeira a se organizar, antes mesmo de Dr. Blumenau chegar à colônia.
História
A primeira indústria que se instalou no bairro Garcia e mais antiga de Blumenau, foi a Ex-Empresa Industrial Garcia em 1868, na Rua Amazonas nº 4906 – CGC – 82.647.298, fundada por Johann Heinrich Grevsmuh ,August Sandner, Johann Gauche, associaram-se com um tecelão, conhecido como Lipmann (já possuía teares desde 1865) que ajudou a montar alguns teares e deram impulso na primeira indústria têxtil de Blumenau, com o nome de: “Johann Henirich Grevsmuhl & Cia.”. (Confirmado no documentário do Centenário da CIA Hering em 1980, e no livro Colonização e Industria no Vale do Itajaí ¨O modelo catarinense de desenvolvimento – de autoria Maria Luiza Renaux Hering; 1987 e No livro As Raízes da Industrialização, grupos empresarias catarinenses – origem e evolução, págs. 90,91 – de autoria Ady Vieira Filho;-Florianopolis,1986 -Ed.do autor).
Nomes do que seria a Empresa Industrial Garcia: -1868 “Johann Henirich Grevsmuhl & Cia.”.

-1883 “Tecelagem de Tecidos Roeder”,
-1906 “Probst & Sachtleben”.
-1913 “Empresa Industrial Garcia & Probst”.
- 1918 “Empresa Industrial Garcia S/A”.
- 1974 incorporada pela Artex.(15.02.1974).
- A Cia Hering foi fundada em 1880, por Hermann e Bruno Hering (Hering os dois peixinhos), uma empresa sólida que hoje ainda mantém uma estrutura invejável, um orgulho dos Blumenauenses. Seu primeiro local de funcionamento foi na Rua XV de novembro onde hoje é a Lojas Hering – Schopping “H”.
Texto: Adalberto Day/Cientista Social e pesquisador da história.
Fotos:Livro Centenário de Blumenau 1950 e Reprodução das medalhas Dalva e Adalberto Day

6 comentários:

  1. Olá Adalberto !
    Sábado tive a oportunidade de conhecer seu irmão, o João e a esposa. Ela irmão do Hélio Andrade, seu amigo e nosso gerente da Filial Omino. O Hélio é um colega que nos brinda com o bom trabalho na liderança de uma da nossas filiais e , sábado, merecidamente, conquistou o bacharelado em Administração. Foi uma alegria para todos nós.
    Adalberto, meus cumprimentos pela matéria. É um resgate da nossa história e , particularmente, gostei da citação do reconhecimento de quem nos antecedeu. Antes da Artex, era a Garcia e ..... Sempre tenho esse cuidade e, por respeito e gratidão, no nosso caso, qdo falo da Cooper Filial Garcia, lembro que é a continuidade de um trabalho que outros iniciartam e nós estamos dando continuidade.
    Abraços e parabéns pelo seu trabalho !!!
    Schmitt

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Adalberto,

    Parabéns pelo blog, muita informação.
    Fiquei curiosa.
    Você tem algo escrito sobre a História do Belchior, em Gaspar?

    Se tiveres podes me enviar?

    Luciane Silvia Martins
    luciane@gaspar.sc.gov.br

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Adalberto



    A matéria da Hering & EIG é excelente. Você sabe que meu falecido pai (Ricardo) foi o lado da minha tia Henriqueta – irmã dele – o primeiro funcionário da Fábrica de Gaitas Alfredo Hering. Meu pai trabalhou por lá 41 anos e minha tia 39.

    Eu trabalhei 4 anos de 60 a 64 e meu irmão o Valdir, que foi dono da Orquestra Magnata e atualmente dá aulas de teclado na loja dele a Regimar Musical na XV defronte o Bradesco trabalhou lá acho que uns 14 anos.

    Conta história que dela participou.



    Um grande abraço



    Edemar

    ResponderExcluir
  4. ola Adalberto. Sua filha me contactou :-)
    SOu jornalista, e escrevi um livro contando a historia do Hotel Oasis, do comeco ao final....
    a obra dsera lancada em agosto ou setembro, qdo eu estiver no Brasil.
    O sarau literario foi em agosto d ano passado, talvez vc ate tenha lido algo a respeito no Santa .
    Enfim, ... estou aqui se precisar de infos. meu email eh bettinaer@gmail.com
    Abracos,
    BETTINA RIFFEL
    BOnn, DEUTSCHE WELLE

    ResponderExcluir
  5. Prezado Adalberto,
    Minha avó, nascida em 1909, colecionava selos e moedas, notas... meu irmão tem aqui essa coleçaõ (ou parte dela) com moedas e notas... Se quiser posso fotografar e enviar a vc.

    ResponderExcluir
  6. Aló Beto,

    Tenho curiosidade em saber como foi sua entrevista na CBN. Deve ter sido um assunto bastante interessante.

    Uma bôa semana para voces

    SDS

    Walfrido Bachmann

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...