“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

- Os 125 anos da câmara municipal de Blumenau




- Blumenau foi Fundada em 2 de setembro de 1850, por Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau.
- As dificuldades de colonizar uma nova terra desafiaram os dezessete primeiros imigrantes. Rapidamente Blumenau foi despontando no cenário industrial, político e cultural, acelerando o seu ritmo de crescimento.
Dos 10.610km², o território de Blumenau está reduzido a 519 km², resultando em dezenas de novos municípios.
- Pelas belezas naturais, pelo povo tenaz e brioso, pelo seu pioneirismo, fazem de Blumenau uma cidade bela, que conta hoje com um pouco mais de 300 mil habitantes, ressaltando sua qualidade de vida, destaques na indústria, comércio, serviços e uma das melhores rendas per capita do País. Pelo seu pioneirismo - destaca-se como a primeira cidade do estado a ter uma emissora de rádio e de televisão, Rua XV de Novembro a primeira a receber pavimentação, e iluminação pública.
- Câmara municipal de Blumenau
História:
- Para falar a respeito da Câmara Municipal de Blumenau, devemos voltar, historicamente, ao ano de 1880, quando, através do Decreto Nº 860 de 04 de fevereiro de 1880, foi criado o Município de Blumenau, pelo desmembramento das freguesias de "São Pedro Apóstolo de Gaspar" e "São Paulo de Blumenau" do Município de Itajaí.
- Conforme era dito no referido Decreto, a sede seria a Freguesia de São Paulo, que foi elevada à categoria de vila, sob a denominação de "Vila de Blumenau". Tal documento dizia, ainda, que tão logo os moradores erguessem uma edificação, a "CÂMARA MUNICIPAL" passaria a atuar e seria instalado o novo "Termo" da referida vila. Enquanto a Câmara não aprovasse o seu próprio "Código de Posturas" e este não fosse referendado pela Assembléia Provincial, a sua administração obedeceria às normas constantes das posturas do Município de Itajaí.Com base nestes apontamentos a posse do primeiro e, por extensão, dos demais vereadores, deu-se a 10 de janeiro de 1883. É a partir dessa data que a Câmara Municipal de Blumenau teve iniciada sua história.
A Câmara Municipal de Blumenau teve como seu primeiro Presidente José Henrique Flôres Filho - (foto) até 07/01/1887, e Vereadores : Luiz Sachtleben, Otto Stutzer, Jacob Zimmermann, Francisco Sálvio de Medeiros, José Joaquim Gomes e Henrique Watson.
O atual presidente é o senhor José Luís Gaspar Clerici.2007/08.
- Em Julho de 1886, realizaram-se as eleições para a segunda Câmara Municipal, oportunidade em que ocorreram muitas desavenças, procedendo-se à nova eleição em agosto do mesmo ano. Os eleitos somente tomaram posse em 10 de setembro de 1886, ocasião em que foi eleito presidente da Câmara o Vereador Guilherme Scheeffer e vice-presidente Leopoldo Hoeshl.

- A Câmara de Blumenau foi criada pela Lei N.º 1109, de 30 de agosto de 1886, assinada pelo Presidente da Província, Francisco José da Rocha. Em 07 de janeiro de 1889, Gustavo Salinger foi eleito presidente da Câmara. Foi sob a sua presidência que, em 25 de novembro de 1889, a Câmara blumenauense aderiu à República, já proclamada e aceita em todo território nacional.
- Em 07 de janeiro de 1890, terminado o primeiro ano de sua gestão, foi substituído na presidência da Câmara por Henrique Clasen, até então, vice-presidente. Este, no dia 18 de janeiro de 1890 (data de instalação da Intendência), entregou a presidência da Câmara ao Dr. José Bonifácio da Cunha ( 5º administrador de Blumenau), nomeado pelo primeiro governador republicano do Estado para o cargo de presidente da "INTEDÊNCIA MUNICIPAL", órgão criado após decretada a dissolução das Câmaras Municipais. Foram nomeados intendentes, além do Dr. José Bonifácio da Cunha, Henrique Clasen, Frederico Rabe, Gottlieb Reif e José Agostinho Pereira.
Após promulgada a constituição Estadual, foi designado o dia 31 de agosto de 1891 para eleição do Superintendente e Conselheiros Municipais. Foram eleitos Dr. José Bonifácio da cunha (superintendente) e conselheiros Luiz Altenburg, entre outros. Em 1º de janeiro de 1892, o Dr. José Bonifácio da Cunha assumiu o exercício do cargo de superintendente municipal. Gustavo Salinger e Augusto Müller foram escolhidos, respectivamente, presidente e vice-presidente do CONSELHO MUNICIPAL.
- Em 16 de abril de 1895, tomaram posse como Conselheiros Municipais: Pedro Cristiano Feddersen (presidente), Luís Abry, Frederico Wilde, Ricardo Voigt, Aléssio Frainer, Pedro Schmidt, Paulo Zimmermann, André Campregher e Henrique Klug. Com a promulgação da nova "Constituição Estadual", de 26 de julho de 1928, ocorreram alterações administrativas nas áreas municipais, tais como: a Superintendente Municipal passou a denominar-se "Prefeito"; o Conselho Municipal foi denominado de "CÂMARA MUNICIPAL", cujos Conselheiros passaram a chamar-se "VEREADORES".
Para saber mais consulte www.camarablu.sc.gov.br/
Fonte: arquivo histórico José Ferreira da Silva/Câmara municipal de Blumenau. Arquivo: Dalva e Adalberto Day

Um comentário:

  1. Tudo bem, prof. Beto, será que lembras de mim?! Sou um tecnico do Terra que lhe atendeu esses tempos, é que só agora consegui acessar com tranquilidade a Internet e lembrei do link que o sr. me passou, pô eu não sabia que o sr. era tão importante!!!
    Achei muito legal o seu blog, bem interessante, já coloquei nos meus favoritos, entrarei com frequência para saber as novidades... Lhe desejo felicidades e muita sorte na sua busca!!!
    Um Abraço!!

    att,
    Cesar Cardoso
    Suporte Técnico Terra
    *********************
    cesar.ocardoso@terra.com.br

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...