"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

segunda-feira, 31 de março de 2014

- Jarra comemorativa FAMOSC

Publicado no Jornal de Santa Catarina em:
12/02/2014 | N° 13113
ALMANAQUE DO VALE | ÂNDERSON SILVA 
Esta jarra foi feita pela empresa Porcelana Condessa para a IV Feira de Amostras de Santa Catarina (Famosc), que ocorreu entre 23 de outubro e 7 de novembro de 1965. O local onde foi promovido o evento era conhecido como Famosc. Ele foi demolido e teve construído em seu lugar o Parque Vila Germânica. (Imagem: Acervo Adalberto Day, doado por Orlando de Oliveira e Edite de Oliveira Buerger).
História:
A imagem de 1965, mostra o antigo pavilhão "A" da PROEB - na época Administrado pela COEB - Comissão Organizadora de Exposições de Blumenau mais conhecida como FAMOSC - Feira de Amostras de Santa Catarina, demolido em 2005 - Atual Centro de Exposições Parque Vila Germânica, cuja inauguração ocorreu em 05 de maio de 2006.
Acervo de Jadir Soares. Imagem de 1967
A imagem de 1968, mostra o antigo pavilhão A da Proeb. Na época era administrado pela Comissão Organizadora de Exposições de Blumenau mais conhecido como Famosc. A estrutura foi demolida em 2005. Atualmente no local está a Vila Germânica. Observação: A sigla IP é da antiga  Impressora Paranaense.
Onde fica a PROEB? – Lá na FAMOSC... é assim que se indicava o local.
Rua Alberto Stein, 199 – bairro Velha -
Foi criado para abrigar feiras e eventos na região de Blumenau e era chamado inicialmente de FAMOSC (Feira de Amostras de Santa Catarina) A FAMOSC foi orgulho de Blumenau ou antigo denominado Pavilhão "A". Mas a feira de amostras foi abandonada, o Pavilhão "A" virou local de bailes e futebol de salão, Basquete, Vôlei . O turismo perdeu espaço nobre, mas os esportistas, sobretudo de final de expediente e de fim de semana, vibraram com o novo ginásio. Até que surgiu a Oktoberfest. A festa de outubro maior de Santa Catarina nasceu nele.
A 22a. edição da festa em 2005 foi a despedida de gala do velho pavilhão. Depois passou a denominar-se PROEB.
A partir de 2006 após uma grande reforma, o parque recebeu diversas melhorias em todos os seus setores e a PROEB passou a se chamar Parque Vila Germânica, possuindo restaurantes e inúmeras lojas de artigos típicos.
Leiam também:
Arquivo Dalva e Adalberto Day

2 comentários:

Nilton Sergio Zuqui disse...

Meu caro Adalberto,
Como sempre falo , estamos tendo aulas de historia FREE, pois é mais uma belíssima historia.
Alias, quando falamos sobre a cidade, aqui no condomínio onde moro, sabemos quem é filho da cidade ao perguntarmos "Você sabe o que é FAMOSC? ou PROEB?" Então percebemos quem é da cidade ou não!!!

Mónica disse...

Sr. Adalberto muito bonita a jarra comemorativa FAMOSC, tenho um pote redondo igual da mesma época feito pela mesma firma: Porcelana Condessa.Cordial abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...