"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

- Histórico Gincana Cidade de Blumenau

Fotos: Jaime Batista da Silva
Festa da equipe Capitão Caverna campeã da 19ª Gincana cultural de Blumenau/2011. Segundo lugar equipe Arromba e terceiro lugar Amigos do Barney. Parabéns a equipe vencedora e a todas as equipes participantes.
Uma das provas da 19º Gincana Cultural 2011 era encontrar o Cientista Social Adalberto Day (Eu). Quatorze equipes das dezesseis conseguiram cumprir a prova.
Conforme combinado com a direção da Gincana, fui levado até o Centro de Convivência Casa Santa Ana, localizado na Rua Grevsmuehl, no Bairro da glória, em Blumenau. A obra foi realizada pela comunidade do Garcia, para abrigar idosos e teve como idealizador monsenhor Geraldo Piesik falecido em 03/janeiro/2009 aos 68 anos de idade.
Pela ordem as equipes que chegaram primeiro ao local.
1-      Equipe Arromba; 2- Coringas; 3- Tribo dos Anjos; 4 – Mik Dundee; 5- The Neanderthais; 6- Elite; 7- Capitão Caverna; 8- Safari Blumenau; 9- Ecossistema; 10- SPY; 11- Amigos da Onça; 12- Amigos do Barney; 13- Kamikaze; 14- Os Desgra 99
Meus agradecimentos a todos os gincaneiros, pelo carinho. A minha esposa Dalva pelo seu empenho. Também agradeço em nome do André e Gilson, pela confiança em nosso trabalho e a toda equipe #GCBlu2011
Fotos : arquivo de Dalva e Adalberto Day
História
A Gincana Cidade de Blumenau surgiu no ano de 1993, sendo um evento organizado inicialmente pela Assessoria para Assuntos da Juventude da Prefeitura de Blumenau, sendo realizada em comemoração ao aniversario do município.
No primeiro ano, foram 366, em seis equipes participantes. Hoje, chega a sua 19ª edição ininterrupta, com a participação de mais de 700 inscritos em 16 equipes, além de colabores, que totalizam cerca de 2000 pessoas participando no evento. É importante salientar que boa parte das equipes se mantêm estruturadas o ano inteiro, participando de diversas outras atividades beneficentes.
Apesar de o evento ainda ser apoiado pela Assessoria da Juventude, hoje em dia é organizado pela Liga Blumenauense dos Gincaneiros, composta por 1 integrante de cada equipe, presidida pelo Gincaneiro Gilson da Motta Soares. A criação da LIGA foi um importante passo na consolidação da gincana, que passou a contar com administração independente para garantir estabilidade e continuidade da gincana.
Precedem a gincana as provas com objetivos filantrópicos. Toneladas de alimentos já foram arrecadados ao decorrer da gincana, além de brinquedos, livros, produtos de higiene, agasalhos e cobertores. Todo ano os gincaneiros participam maciçamente do Pedágio da APAE, cobrindo diversos pontos de arrecadação e contribuem com o hemocentro através da prova de doação de sangue.
Já no final de semana do evento, acontecem as mais esperadas provas, compostas por charadas inteligentes que envolvem variedades, conhecimentos gerais, cultura e principalmente a história da cidade.
Do outro lado das equipes está a Comissão de Provas, coordenada desde 1997 (salvo em 2 edições) por André Mrozkowski, responsável pela elaboração e execução das tarefas. A CP vem cumprindo com êxito sua tarefa de fazer desta uma gincana diferenciada, com aspecto distinto das convencionais. As provas que acontecem neste evento se diferem da concepção tradicional de gincana. São provas muito mais complexas, em que as equipes têm que desvendar enredos, geralmente policiais ou de terror, através de interpretação de pistas distribuídas por toda a cidade.
Dentre estas provas, se destaca a prova da madrugada (a mais esperada), que tem duração até as 05 da manhã. Criptografia e sustos rolam a noite toda, inclusive em cenários que são preparados especificamente para esta prova, como sítios ou casas abandonadas, aumentando o suspense. E, por incrível que pareça, muita gente gosta destes sustos.
 Por suas peculiaridades, a gincana de Blumenau acabou virando referencial e modelo para diversas gincanas do Brasil, que buscam suporte em nosso evento.
 Primeira Diretoria - Presidente - Humberto José de Paiva / Vice - Rodrigo Cirino / Primeira Secretária - Dominique Pires Ibbotson / Primeiro Tesoureiro - Rafael Coutinho dos Santos
Diretoria atual - Presidente - Gilson Soares / Vice - Fernando Reinert / Primeira Secretária - Janete Valéria Jensen / Primeira Tesoureira - Dannyle Gomes
FOTOS:
1 - 2006 – Prova do Napoleão 2- 2004 – Prova dos Mosqueteiros 3-  2004 – Prova do Videoclipe ao vivo
4 - Sítio alugado em 2006 para fazer o cenário da Prova da Madrugada 5 - Outro cenário de Prova de Madrugada 6 - 2007 – Provas de Colecionismo
7 - Centenas de Gincaneiros aguardando resultado da GCB na Vila Germanica 8 - 2008 – Prova feira de ciências 9 - 2008 – seqüestro de gincaneiros que durou 4 dias. Estes participantes foram levados para um sítio na Garuva, e sem saber sua localização, cumpriram provas afastados de suas famílias, amigos e do trabalho.
10 - 2008 – Gincaneiros ajudando na catástrofe de novembro 11 - Comissão de Provas 12 -  2002 – Gincaneiros com CARLOS JARDIM
13 - CP em produção de prova largada pela RBS
Arquivo: Gincana Cidade de Blumenau/André M. Mrozkowski 

31 comentários:

Heitor disse...

HeitorbnuHeitor L. Kipfer

Opa seu @adalbertoday Foi só ironia !! .. E que nos primeiros anos era só eco !!! Parabéns pelo Post .. Otimo conteudo #qualidade

Viviane disse...

Viviane Saragoça

Muito legal @adalbertoday, parabéns pelo post sinto uma emoção e orgulho mto grande em fazer parte da #GCBlu2011, e que venha a 19ª #TRIBOOO

@bubieco disse...

Sr. @adalbertoday Você faz parte desta História de Gincana Cidade de Blumenau. Pois bem que me lembro já ajudou a várias equipes no comprimento de provas...

Me Orgulho de ser Guincaneiro Me Orgulho de Ser Ecossistema...
Abraços e Ótimo Post.

Carol - @rromba disse...

Mto bom @adalbertoday Parabéns!!! E vamos la gincaneiros!!!

Extra disse...

Eu sei o que é uma Estrela.. !!! #ECO ..

@Fiel_blu disse...

Bom dia Sr. Adalberto Day!
Parabéns pelo seu trabalho de pesquisa e divulgação da história de nossa cidade.
Orgulho de ser Blumenauense, orgulho de ser gincaneiro. A sociedade blumenauense ainda não tem o conhecimento pleno das atividades sociais que desempenhamos através da Gincana.
Enfim, parabéns pelo post... Benéfico conteúdo #GCBlu2011.
@Capitao_Caverna @Fiel_blu

@MichelleCurbani disse...

Parabéns pelo post sr @adalbertoday, muito legal ver a tradição de anos da Gincana em Blumenau,e poder participar da equipe @capitao_caverna um clássico na história da GCB, é um orgulho! =) Bora Capitão #GCBLU2011

Paulo Mik Dundee disse...

muito bom, sempre com ótimas postagens. vamo gincaneiro sem perder o espírito de gincaneiro e com muita alegria. A equipe Mik Dundee 69 deseja uma ótima gincana a todos.

Tati Deschamps disse...

Muito legal o post! Relembrar o início da GCB e ver o quanto ela cresceu é emocionante!!! Parabéns!!!

Fernanda R. Siegel disse...

Oi Beto, bom dia!

Muito obrigada pela postagem!
É de grande importância ter a tua pessoa aliada à nossa Gincana Cidade de Blumenau.
Sempre nos auxilias com teu vasto conhecimento, tuas informações valiosas, tua disponibilidade e atenção.
Também agora através do teu blog podemos mostrar um pouco mais pra comunidade que nosso trabalho é árduo durante todo o ano. E que propiciamos o benefício de muitas pessoas, além de manter viva em nós a história do nosso município. Isso é muito legal!
Obrigada mais uma vez...
Orgulho de ser gincaneira!
Orgulho de ser Capitão Caverna!
Rumo à 6ª estrela!
Boa sorte a todos! ;)

Abraços, com carinho,

Fernanda R. Siegel.

Filipi Santana de Assis disse...

Muito legal Sr. Adalberto! Parabéns pelas pesquisas que você vem fazendo ao longo dos anos em Blumenau. Você com certeza faz parte da história não só da GCB, mas também da história de Blumenau.

@neanderthais

Izabel Baptista disse...

Parabéns @adalbertoday.... Orgulho de ser Gincaneira... Temos que parabenizar todas as Equipes a CO e a CP.... Sem o esforço de cada um a Gincana de Blumenau... Um grande abraço a todos.. e vamos que a #GCblu2011 começo...Uhullll..Uga uga @capitãocaverna.

@LiaZanca disse...

Primeiramente, agradecemos sua plena colaboração para a Gincana Cidade de Blumenau, é sempre de grande valia.

Desejo a todas as equipes uma gincana regada a muita ALEGRIA e RESPEITO.

Ah, e é claro, deixo aqui meu orgulho de ser @Capitao_Caverna

@shacosta disse...

Parabéns pelo post @adalbertoday,são pessoas como vc que ajudam a divulgar e prestigiam a Gincana.OBRIGADA! Vamos lá @capitao_caverna.#GCBLU2011

Nei Adriano disse...

Muito bom seu Adalberto, como sempre ótimas matérias sobre nossa cidade.

E a cobertura da Gincana Cidade de Blumenau é de suma importância para todos terem conhecimento do que é a gincana, e de nosso auxílio a população blumenauense, não só via doações, mas resgatando e divulgando a memória de nossa cidade.

Abraço

Juliana Scharf disse...

Parabéns Sr.Adalberto!!
Posts mt bons e resgate importante de fatos históricos de nossa cidade!
Obrigada por sua contribuição também na gincana da cidade de Blumenau.
#GCBlu2011
@neanderthais

Danuza Bernardes disse...

Sr. Adalbeto... muito obrigada pela força de sempre!!
É muito importante a sua contribuição para que possamos continuar a resgatar a história de Blumenau!
Parabéns pelo post e pelo sucesso!


Zuza @amigosdobarney #GCBlu2011

coringas disse...

@adalbertoday Grande Parceria na divulgação e na promoção da Gincana de Blumenau. Aquele Abraço da Equipe CORINGAS 97.

Stella disse...

Parabéns pelo blog, sempre com informações interessantes e parabéns pela cobertura da gincana #GCBlu2011 #CapitaoCaverna

@luizdemellocruz disse...

Parabéns pela dedicação às coisas de Blumenau. Além de manter viva uma história de uma cidade, nos enche de informações que sempre são úteis para a gincana.
A @Capitao_Caverna se orgulha em fazer parte dessa história!

Veri disse...

Mesmo não sendo natural de Blumenau, me sinto orgulhosa em fazer parte da historia da GCB sendo que, através de historiadores como você, conheço cada vez melhor a historia desta cidade que adotei de coração.

Que venha a 6º estrela! @Capitao_Caverna

João Gabriel disse...

Show de bola @adalbertoday. É muito interessante lermos sobre a história da gincana e mostrar para a comunidade que a gincana não trata-se apenas de provas internas no final de semana, mas sim de muita ajuda para o povo de Blumenau.
Abraços

#EquipeSafari

@carolresy disse...

Muito Obrigada Sr.Adalberto,por todo apoio e contribuição para com a Gincana de Blumenau. Com certeza você é exemplo de dedicação e conhecimento sobre o nosso município para todos nós.

@neanderthais

Santos disse...

Oi Beto. Muito interessante essa historia da gincana de Blumenau. Sempre ouvi falar dessa gincana, mas, nunca tive oportunidade de conhecê-la em detalhes por sinal, bastante curiosos. Engraçado, às vezes acontecem fatos e ocorrências em nossa sociedade e não se toma conhecimento, a não ser que, através da imprensa aconteça alguma coisa chocante ou mais revoltante. É o que a imprensa costuma explorar. Só publicam o que causa impacto no povo. As coisas agradáveis e curiosas deixam de fora. Aí, é preciso um Beto Day ou um dr Niels para que essas coisas venham a público, como também essa historia do navegador que este último contou em rápidas palavras.
E.A. Santos

Sandro disse...

equipeosdesgra Sandro - Os Desgra
Adalbertoday muito show o seu blog, Blumenau precisa de pessoas como o Senhor....

JAIME BATISTA DA SILVA (Blumenau - SC) disse...

Olá caro amigo Sr. Adalberto Day,
estou orgulhoso de se seu amigo, e saber que vc está ajudando as equipes da Gincana de Blumenau. O seu trabalho é muito importante e já recebi vários elogios falando do seu blog e da tua ajuda importandíssima para Blumenau. Enquanto a cultura de Blumenau está de portas fechadas no final de semana das provas, o Sr. Adalberto Day disponibiliza 24 horas do seu dia para atender via telefone e pessoalmente os integrantes da Gincana de Blumenau. Parabéns amigo e conte comigo e sempre que precisar de fotos, vc tem a minha autorização antecipada ok.
abração
JAIME BATISTA DA SILVA
Blog Fotos e Notícias de Blumenau.

Leandro disse...

bokao_bnu Leandro A. Moraes
mto obrigado ao amigo Adalbertoday pela receptividade que a ELITE007 teve pelo amigo em umas das provas da #GCBlu2011

coringas disse...

Ótima prova com @adalbertoday na Gincana. Coringas chegando em segundo lugar no local! Grande organização.

Anônimo disse...

Boa tarde Adalberto! A correria da gincana ainda não acabou para a organização, por isso falo com você somente agora. Parabéns pela postagem, e obrigado pela divulgação deste evento tão importante para nosso município. Como significativa parte de nossas provas versa sobre a história de Blumenau, seu blog é fonte de pesquisa usual dos gincaneiro, motivo pelo qual ficamos muito orgulhosos e honrados em ver sua participação na gincana, sobretudo de maneira tão atenciosa e dedicada. Um grande abraço da #GCBlu2011 !
André Mrozkowski - Comissão de Provas

Nilton Prade disse...

Adalberto, obrigado por servir de fonte de inspiração a todos os gincaneiros de Blumenau.

Tenho certeza que daqui a vários anos, veremos que a GCB formou dezenas de outros "Adalbertos" com a mesma paixão que você tem em manter e divulgar a memória da nossa querida cidade.

Abraço,

Nilton Prade
@pradenilton
@Capitao_Caverna

Equipe Arromba disse...

equipearrombaEquipe Arromba


Temos que agradecer a receptividade do grande @adalbertoday em uma das provas de domingo da #GCBlu2011. Adoramos a foto no blog! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...