"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

- A Metamorfose do início da Rua da Glória em Blumenau


1941 nova etapa de modificação dos estilos das casas



A imagem de 1946 mostram o início da Rua da Glória - Casas populares que pertenceram à antiga Empresa Industrial Garcia que possuía em torno de 240, alugadas, o preço era simbólico construídas de forma idênticas, pelos empregados da marcenaria da Empresa. As residências eram de boa infra-estrutura e saneamento básico, coleta seletiva de lixo duas vezes por semana. A madeira utilizada nos imóveis era canela de diversas qualidades em sua estrutura principal, nos assoalhos canela, no corpo da casa prevalecia madeira de lei, medindo, 8m por 8m, em seu corpo principal (mesma metragem nos dois pisos), e mais um local de área de serviços, com 8m por 4m perfazendo um total aproximado de 160m².

Uma das poucas casas populares que sobraram pertencente a família Oliveira no início da Rua da Glória
Em seu corpo principal com dois pavimentos, existia o quarto do casal, duas pequenas salas, cozinha, varanda, e na parte de cima, conhecida como sótão, quatro quartos. Ficava todas próximas a empresa que oscilavam em 50m a 1,5 km de distância, permitindo que se ouvisse a sirene tocar e despertar os funcionários.
Alguns empregados participavam de peças teatrais coordenados por eles mesmos. Algumas empregadas eram depois do expediente costureira em sua própria casa. Era costume em quase todas as casas populares da Empresa Garcia, o cultivo de alimentos, os canteiros como eram chamados como também os famosos “galinheiros” todo mundo tinha um, onde existiam galinhas poedeiras e criação própria dessas aves. Era uma verdadeira aldeia formada pelos trabalhadores da Empresa industrial Garcia, que em sua maioria viviam em harmonia.
Imagens de 2008, verificamos a metamorfose após 60 anos. As casas que eram de propriedade da Empresa Garcia, a partir de 1966 são vendidas aos funcionários, e a transformação ocorreu gradativamente. Inicialmente nas próprias casas de madeiras, começam a surgir os primeiros pontos comerciais. Calçados Hass na casa do senhor José de Oliveira, e Lojas Prosdócimo na residência do senhor Edelui Massaneiro. - Hoje a mudança é constante, vários pontos comerciais e de serviços, destaques para o, posto do Distrito Policial, Lojão Progresso e Correio.
Nas imagens acima de 1961, e 2008 - mostramos a partir da Rua 12 de outubro uma antiga transversal da Rua da Glória, onde hoje verificamos uma mudança significativa. Com a demolição das casas, e o ribeirão Grevsmuhl desaparecendo com as tubulações, é construída a nova Praça Getulio Vargas, o Terminal Garcia, e o CSU – Centro Social Urbano e outros pontos comerciais.
História:
Imagem 2009 - Início Rua da Glória
O bairro Glória foi oficialmente criado através da lei nº 03, de 04 de fevereiro de 1938, Pelo prefeito José Ferreira da Silva, o bairro foi oficializado pelo Prefeito Frederico Guilherme Busch Jr. Através da lei nº 717, de 28 de abril de 1956.
O nome Glória foi colocado em homenagem a um antigo clube musical chamado Glória que existia desde 1920, antes era conhecida com o nome de Specktiefe (palavra de origem alemã que quer dizer caminho lamacento ou gorduroso - Speck significa toicinho, tiefe significa profundidade).O nome Specktiefe, foi popularmente conhecido, porque no início da atual rua da Glória, até próximo ao atual CSU, Centro Social Urbano, existiam dos dois lados, pés de eucaliptos, mantendo sempre sombrio esse espaço, e em conseqüência muito lamaçal. O então diretor da Empresa Industrial Garcia João Medeiros Jr., mandou colocar barro vermelho, e essa mistura, o barro lamacento ficou com cor de toicinho.
Arquivo de Dalva e Adalberto Day /Colaboração ângela Maria de Oliveira.

2 comentários:

Blog "O Vagalume" disse...

Excelente de trabalho, Adalberto! Gosto muito dessas comparações de épocas e dessa forma de preservar a memória da cidade de Blumenau.

Abçs Angeline

Adalberto Jorge Klüser disse...

Sou leitor diário do seu blog. Parabéns pelo trabalho! Gostaria de saber se posso enviar alguma pauta para sua análise e possível publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...