"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

sábado, 25 de julho de 2009

- Jornal “O GARCIA” Edição nº 11




Introdução: Adalberto Day

- Nesta edição de Julho/2009, o jornal, continua com belas matérias e merece nossa aprovação e divulgação - Os destaques desta edição são para as Seguintes matérias:
Capa: Manoel Pereira da Silva Jr...O primeiro narrador esportivo de SC, pág. 6.
Artigos: Cantinho da Saudade, Toalhas Felpudas da Artex, pág. 3, - De Olho na Tartaruga , Palavras compostas – Hífen, pág. 9, - Saúde em Movimento, Personal Trainer, por que ter um? Pág. 4,- Imagem do Mês: O Professor Rudolf Hollenweger, pág. 2 . – CONSEG e AMPE discutem questões de segurança do bairro, pág. 3.
Imagem do mês:

Professor Rudolf Hollenweger
A imagem mostra Rudolf Hollenweger, grande personalidade na história de Blumenau e do Garcia. A partir de 1904 existiu na Rua Júlio Heiden, nº 30, uma pequena escola que ficou conhecida como Escola Hollenweger. As aulas eram ministradas por ele que, além de alfabetizar, ensinava vários ofícios. Também era agrimensor, veterinário e músico. Sugeriu ao governo municipal o aproveitamento do manancial das cabeceiras do Ribeirão Garcia para dotar a cidade de água encanada. O professor nasceu na Suíça em 1880 e faleceu em 1949. (Foto: Arquivo de Adalberto Day)
O Cantinho de Saudade:

Toalhas felpudas da Artex
Hoje ainda se houve falar dos artigos com as marcas Garcia e Artex. A Garcia famosa principalmente em Cama – Mesa, e a Artex em tolhas felpudas. A Artex foi a primeira empresa em estampar sobre o felpudo, a produzir o felpudo aveludado e toalhas bordadas em escala industrial.
A SALA 'SECRETA'

Funcionárias da Artex apresentando lançamentos para o Verão. Na época, existia uma sala de tecelagem considerada "secreta". Lá eram confeccionados os bordados Chenille. Trabalharam nessa sala os tecelões Lauro Werner, Hartuwig Oeschler , Egon Bugmann, João Reichert, entre outros. Quando garoto ouvia e ficava muito curioso quando se comentava maravilhas sobre esses bordados, confeccionado nesta sala. Depois com o aparecimento das bordadeiras eletrônicas, aos poucos este encanto desapareceu.
Expediente:
- Criação e Redação: Grande Agência Publicitária Ltda
- Jornalista Responsável : Fernando Gonzaga
- Distribuição Tiragem : mensal e gratuita
- Circulação : Distrito do Garcia, Centro e Região
- Jornalista responsável: Liliani Bento
- Gerente comercial: Carlos Ubiratan
- Diagramação : Yuri Apolônio
- Endereço: Rua Ignácio dos Santos, 83 – Bairro Glória.
- Contatos: 
Fone: (47) 3329 2143
Arquivo: Carlos Ubiratan/Adalberto Day

Um comentário:

Zé Pfau disse...

Genial a postagem das funcionárias no lançamento de coleção da Artex, o ideal seria conseguir alguma dessas senhoras para identifica-las.
Muito bom.
José Geraldo Reis Pfau -Publicitário em Blumenau

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...