“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

- O Bairro Vorstadt


Ponte dos Arcos e Empresa Sul Fabril

- Este bairro foi criado pela Lei nº 717 em 28 de abril de 1956, na administração de Frederico Guilherme Busch Junior, .
A palavra Vorstadt tem sua origem na lingua alemã, que significa antes da cidade/ entrada da cidade.

- Localiza-se na margem direita do rio Itajaí-Açú, sendo que, inicialmente, era constituído por 14 lotes coloniais, conforme consta no mapa da Colônia de 1864. A Rua Itajaí era conhecida por Beco Lauxe e recebeu o nome oficial em 18 de agosto de 1942. Por ela era feito todo o transporte que originava-se do Planalto até o Litoral.
- A ligação entre Blumenau e Itajaí foi a primeira rodovia asfaltada do Estado de Santa Catarina. Paralelamente a Rua Itajaí seguia a Estrada de Ferro, iniciando na Ponte dos Arcos (concluída em 1950 e reformada em 1996, quando é denominada de Ponte Engenheiro Antônio Ávila Filho) seguindo em direção ao município de Gaspar.
- A Imagem a direita mostra o Centro Esportivo Bernardo W . Werner - SESI
- Em 1854 o Dr. Fritz Müller e seu irmão Augusto se transferiram da rua 15 de Novembro para os lotes comprados à margem direita do rio Itajaí-Açú, onde em 1936, sua casa foi transformada em Museu. Charles Darvin chamava Fritz Müller de “o Príncipe dos Observadores” pela contribuição à teoria evolucionista.
- No ano de 1870 foi construída a primeira Casa de Saúde, que veio a ruir em 1874, quando é iniciada a construção do Hospital de Caridade, sendo que o mesmo foi concluído em 1876. Em 5 de janeiro de 1924 passou a ser administrado pela municipalidade. Em 8 de abril de 1948 passa a denominar-se de Hospital Santo Antônio.
Próximo ao Hospital Santo Antônio, em 1877, foi construído um Asilo de Velhos, sendo este demolido em 1974 para dar lugar a um novo prédio do hospital. Os idosos foram removidos para a Casa São Simeão no bairro do Asilo.
- Em 28 de julho de 1893 um Corpo de Voluntários, formado por 128 blumenauenses, chefiados por Gottlib Reif, que apoiavam os republicanos, travaram uma pequena batalha na rua Itajaí (proximidades do Radtke) contra os Federalistas. Houve alguns feridos e poucos mortos entre os Federalistas que bateram em retirada.
- Em 1947 foi fundada a Sulfabril S.A., por Paulo Fritsche, inicialmente funcionando num galpão do Walter Breitkopf. A empresa cresceu com a compra de vários terrenos nas imediações, que foram usados para construção e ampliação da fábrica, incluindo a compra da Fábrica de Tintas Hering, que estava sendo desativada e a área da Delegacia Regional de Polícia.
Fonte: Prefeitura municipal de Blumenau/ SEPLAN Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. Guia de Santa Catarina – Blumenau Online e Adalberto Day

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...