“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

- Casa Brasil


Casa Brasil - Inaugurado dia 23 de janeiro de 2008
O Instituto Gene permaneceu na Intendência do Garcia até o dia 22 de junho de 2016.
- Com a presença de autoridades municipais e estaduais e de todos os segmentos da sociedade, foi inaugurada nesta quarta feira a Casa Brasil.
Histórico
- Outro projeto que o setor de Responsabilidade Social do Instituto Gene está desenvolvendo é o Casa Brasil, uma iniciativa do Governo Federal que visa implantar locais para uso comunitário compostos pelos seguintes módulos: telecentro; auditório; sala de leitura; espaço multimídia; oficina de rádio; laboratório de montagem e manutenção de micros; unidade bancária e módulos de representação do Governo Federal.
- A escolha do Distrito do Garcia ( na sede da Secretaria Distrital do Grande Garcia, sito a Rua Progresso, 167 no Bairro Progresso) foi devido ter o maior IDH - Que mede o nível de desenvolvimento humano dos países a partir de indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (expectativa de vida ao nascer) e renda (PIB per capita).
O Governo Federal irá apoiar financeiramente o programa no primeiro ano, sendo que o Instituto Gene, por meio do estabelecimento de parcerias, deverá garantir a sua sustentabilidade a partir de então. São parceiros do Instituto Gene neste projeto a Prefeitura Municipal de Blumenau, por meio da concessão de espaço físico e a Universidade Regional de Blumenau (FURB), por meio da disponibilização de metodologias de ensino para as oficinas e de professores, além da dedicação de acadêmicos voluntários. Adicionalmente, são parceiras algumas entidades como o Comitê para a Democratização da Informática (CDI - Blumenau), a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Blumenau (SINDUSCON).
- Estes são exemplos de projetos que estão sob o escopo de ação da unidade de Responsabilidade Social do Instituto Gene. A expertise conquistada na área possibilita o desenvolvimento de novos projetos correlatos, junto a empresas individualmente ou a consórcios de empresas comprometidas com o desempenho de seu papel social na comunidade em que estão inseridas.
- Cidadania, inclusão social e desenvolvimento.
Esta unidade de negócios visa o desenvolvimento social. Sua criação parte da percepção de que o investimento em desenvolvimento tecnológico deve incluir os trabalhadores diretamente afetados pelas inovações, evitando comprometer o desenvolvimento econômico sustentável, pilar central de sustentação das políticas do Instituto Gene. Partindo desta premissa, este centro procura fomentar ações nas áreas de inclusão digital, social e cultural, geração de trabalho e renda, ampliação da cidadania, popularização da ciência e da arte, propiciando a inclusão social do cidadão e da comunidade onde o mesmo está inserido.
1. TELECENTROS:
Os telecentros são espaços de inclusão digital e social que visam universalizar o acesso público,livre e gratuito aos meios, ferramentas, conteúdos e saberes através das tecnologias da informação e da comunicação. A combinação de computadores e acesso à internet faz com que o Telecentro seja um espaço de uso intensivo de tecnologias para ampliar o acesso da população à Sociedade do Conhecimento. O Telecentro contribui também para promover a inclusão social e o desenvolvimento sócio-econômico local.São espaços públicos equipados com computadores conectados à internet em banda larga. Cada unidade alocada no PROJETO CASA BRASIL deverá possuir no mínimo 10 e no máximo 20 micro-computadores, com software livre. As principais atividades oferecidas á população são:
- Uso livre;Cursos de introdução à informática;Oficinas especializadas.
- O Telecentro deve ser um espaço que proporcione ao cidadão a interação com o poder público, e a interação social com o mundo exterior à sua realidade. Portanto,é imprescindível que o Telecentro da Casa Brasil esteja conectado à internet em banda larga para possibilitar aos usuários acesso às ferramentas, conteúdos e saberes. O acesso à internet para um Telecentro é tão importante quanto os livros para uma biblioteca.
2. AUDITÓRIO
Compreende-se como Auditório, uma sala com espaço para, no mínimo, 50 assentos, equipamentos para áudio e vídeo com caixas acústicas, tela de apresentação e canhão de projeção de imagens. Este espaço servirá para reuniões da comunidade, apresentação de palestras, filmes e demais usos adequados a um auditório de pequeno / médio porte. Sua estrutura poderá estar, ou não, alocada no mesmo espaço dos outros módulos, tendo em vista a dificuldade de um arranjo de espaço para esta determinada função.
3.SALA DE LEITURA
A Sala de Leitura é um espaço que concentrará as doaçõess de livros, revistas, periódicos para a Casa Brasil. Serão organizada rodas de leitura visando incentivar este hábito. Também haverá a organização de encontros de poesias, leituras dramáticas de peças teatrais e textos escolhidos pelos educadores locais. A estrutura da sala de leitura será simples e contará com estantes, mesas e cadeiras.
4. ESPAÇO MULTIMÍDIA (para o meio do Ano)
O Espaço Multimídia é uma combinação de oficinas para criação de conteúdo multimídia (gravação e tratamento de áudio e vídeo, oficinas de produção de conteúdo para a rede e programação em linguagens de software livre) e de difusão interna/externa (sala com recursos de audio/vídeo/web ou oficina orientada à difusão dos conteúdos produzidos nas oficinas do centro). Desta maneira, o Espaço Multimídia se configura como um nó dentro de uma rede, que absorve e difunde conteúdo, interagindo com outros nós da rede.
- Uma oficina é composta por membros que promovem a identificação do grupo com uma tarefa criativa dentro de uma dinâmica emergente de aglutinação por interesse. Assim, uma mesma pessoa pode integrar mais de uma oficina, embora seja estimulante a dedicação e identificação a uma única oficina. Cada uma das oficinas deve ser alocada em um espaço/laboratório. O projeto concebe a existência de 8 (oito) oficinas.
São elas: -Auditório (Oficina Social);Oficina de Texto;Laboratório Gráfico;Laboratório de Vídeo;Laboratório de Áudio;Laboratório de Rádio;Laboratório de Reciclagem;Laboratório Hacker.
5. LABORATORIO DE INFORMATICA E LABORATORIO DE DIVULGAÇÃO DA CIENCIA
O PROJETO CASA BRASIL propõe dos tipos de laboratórios:
-Laboratório de Informática (montagem e manutenção de equipamentos de informática);Laboratório de Divulgação da Ciência.
O laboratório de Informática ensina a montagem e manutenção de equipamentos de informática com a função de oferecer à população a possibilidade de conhecer o funcionamento eletro-eletrônico dos equipamentos de informática (hardware), aprofundando o processo de inclusão digital e preparando os jovens para o mercado de trabalho.
O Laboratório de Divulgação da Ciência são espaços destinados à popularização e disseminação da ciência em todo o território nacional, e possuem a missão de divulgar a ciência através da técnica, da cultura e da arte. As Oficinas de Ciências, comportarão atividades direcionas a popularização da ciência, exposição, experimentos científicos e manifestações artísticas. Dependendo da vocação local e do plano para a utilização do laboratório apresentado pelo Parceiro Estratégico.
6. OFICINA DE RÁDIO
Oficina de Rádio é um tipo especial de emissora de rádio FM, operada em baixa potencia e de cobertura restrita, criada para propiciar informação, cultura, entretenimento e lazer às comunidades.
Algumas unidades do PROJETO CASA BRASIL poderão contar com uma emissora comunitária dependendo da não duplicação de iniciativas, bem como o estabelecimento de parcerias com setores populares já envolvidos com a comunicação comunitária.
Instituto Gene – Horst Nilton Boeving -Secretário Executivo
Fotos: arquivo família Day/ Fonte Casa Brasil –Instituto Gene e Adalberto Day

Um comentário:

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...