“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

terça-feira, 2 de novembro de 2021

- Lojas Prosdócimo

 Memória Digital: Casa Prosdócimo

A Casa das Bicicletas foi inaugurada em Blumenau em agosto de 1935. 

João Prosdócimo & Filhos inauguraram, no dia 3 de agosto de 1935, uma filial em Blumenau - a Casa das Bicicletas. Após 25 anos de atividades, a família lançou a pedra fundamental do novo prédio. No dia 13 de abril de 1959, a empresa comemorou o aniversário de fundação da firma Prosdócimo S/A, que tinha sua matriz em Curitiba e a filial de Blumenau. 
Para marcar a data, a empresa promoveu festividades comemorativas com destaque para um jantar no Tabajara, danças e o discurso do representante da firma, o senhor Frederico Allende.

Na imagem, funcionários no interior da Loja Prosdócimo S.A. no ano de 1950. (Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Revista Blumenau em Cadernos, agosto 1959, p. 152.Tomo II / Acervo iconográfico – Fundo Memória da Cidade – Blumenau – Comércio – Prosdócimo – interiores – funcionários – cla: 5.12.1.P.2.1.1.13b).

A loja Prosdócimo filial na rua da Glória dirigida nas décadas de 1960/70 pela família de Edelui Massaneiro
Em 1984 a marca Prosdócimo começa a desaparecer com a venda de 23 lojas.

A marca Prosdócimo, foi vendida em 1996 para a empresa Sueca Electrolux.

E em Abril de1997 desaparece a marca Prosdócimo

Moeda cunhada em comemoração aos 50 anos de fundação das Lojas Prosdócimo. Acervo digital do Museu Paranaense

Arquivo da foto das casas de Adalberto Day 

6 comentários:

sergio luiz buchmann disse...

Boa tarde querido e bom amigo e eterno professor. As lojas prosdocimo uma das grandes nos anos 60 , 70 , 80 em Blumenau , Curitiba e região. Me lembro quando se comprava TV do peso de um lavadora kkk. NO meado dos anos 80 teve a junção com as lojas Arapua do grupo Fenícia de SP. Eu trabalhava na Arapua na época. Loja prosdocimo mais uma de boas lembranças. Abraço meu amigo.

zepfau@pfau.com.br disse...

Excelente o seu trabalho de guardar na lembrança nomes e empresas da nossa Blumenau. Além do Sr.Allende o Sr Haroldo Gonçalves da Luz foi um dos que dirigiu está organização. E outros. Além do varejo a empresa produzia produtos com a marca Prosdócimo. Uma grande empresa

José Leal disse...

Recebi e agradeço.
Chamou-me à atenção a arquitetura moderna do prédio, já em 1935.
Um abraço.
JJLeal

Zuqui disse...

Meu caro Adalberto!! Que riqueza estas lembranças, pois quando garoto passava em frente a loja da Rua da Glória, com um sonho de um dia ser vendedor, falava com meu tio(você sabe quem) que lá trabalhou um período. Mas pouca atenção eu recebia, pois ainda garoto de pés descalço e com cestinhas de pascoa vendendo hahahaha.... Muito obrigado por nos alimentar destas historias.

Wieland Lickfeld disse...

Estimado Adalberto, muito obrigado por contribuir com a preservação da memória desta empresa que, sem dúvida alguma, é uma referência para todos os blumenauenses, nativos ou por adoção, que já entraram nos 'enta'. Fica um importante registro para futuros pesquisadores da história da empresa. Grande abraço!

Maestrinho disse...

Boa noite caro amigo Adalberto
Comprei nessa loja minha 1ª televisão preto e branco

Minha esposa trabalhou no crediário dessa loja

Abração
Att:
Maestri / LC

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...