“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

- Ponte 25 de Julho

  
Ponte sobre o Ribeirão Fresco, Outubro de 1911. Foto batida a partir do morro da igreja evangélica em direção a Rua das Palmeiras. Acervo Bruno Kadletz.
Ponte 25 de Julho 
No fim da (Alameda Duque de Caxias) , tem a Rua  (mais conhecida como Palmeiras), o seu término na ponte sobre o ribeirão Fresco, (Pastor Brücke - Ponte do Pastor- atual Ponte 25 de Julho´ inaugurada em 25.7.1937 pelo prefeito Alberto Stein. Ponte sobre o ribeirão Fresco. No passado conhecida por Pastor Brücke´, isto é, a Ponte do Pastor´, pois logo adiante situava-se a casa do pastor evangélico) ponto em que a via passa a chamar-se rua Amazonas a partir de 1919.
Esta ponte, cuja construção foi símbolo do desenvolvimento para a época em que foi construída, recebeu esta denominação no ato de sua inauguração, em 25 de julho de 1937, pelo então Prefeito Alberto Stein. Porém, a homenagem somente passou a vigorar oficialmente por meio da Lei Municipal 8.492/2017, proposta por iniciativa da Fundação Cultural e sancionada pelo prefeito Napoleão Bernardes. A homenagem objetivou manter o registro histórico desta obra, batizada em referencia ao Dia da Imigração Alemã no Brasil. Atualmente, de sua estrutura original, resta firme somente sua cabeceira direita, como resquício da história, junto a uma das áreas mais urbanizadas de Blumenau.
Administração 2013/2020
Projeto “Resgatando Nossa História!”                                               
Blumenau, outubro de 2017   
Fotos : Bruno Kadletz   e Adalberto Day      

7 comentários:



  1. Superfã
    Catarina Tecla Mistura Obrigada por relatar histórias de Blumenau que já estava no esquecimento!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Professor! Parabéns por + esse pelo relato. Eu particularmente não sabia que se chamava Pastor Brücke na época,MAS ACHO QUE DEVERIA SER MANTIDO O NOME Pastor Brücke. Obrigado por nos por sempre cientes da historia,e assim sempre fazendo historia. Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente estudo!
    Detalhes da história esquecido pela maioria.
    Estes estudos são muito importantes. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Adalberto!!
    Quão bom é estarmos sempre alimentados destas história. Parabéns por mais um belo texto. Todavia, guardadas as devidas "prioridades" políticas, mantemos a história.

    ResponderExcluir
  5. Edmundo Edi Muito obrigado pela explicação da ponte que liga a Al. Duque de Caxias a rua Amazonas.Nunca eu descobriria esses detalhes de uma ponte muito importante.

    ResponderExcluir
  6. Celso Santos Adalberto Sempre que posso estou consultando. É uma biblioteca virtual de conhecimentos históricos de nossa cidade. Muito Obrigado pelo trabalho e dedicação.

    ResponderExcluir
  7. Luiz Freitas Adalberto sei por experiência, como é gratificante algum familiar de ex atleta lhe dirigir palavras de agradecimento carregadas de certo carinho e emoção, por conta das lembranças e fotos publicadas. Até os fã se emocionam.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...