“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

- Natureza ainda mais bela

Em histórias de nosso cotidiano apresentamos o Senhor Ernesto Simon, destaque em Reportagem do Leitor – Jornal de Santa Catarina do dia 27 de julho de 2005.
Atualmente o homem de mil e uma utilidades continua com seus projetos e renovando a cada dia seu jardim, ou de quem o procura.
2005 
Com habilidade e destreza nas mãos,
Ernesto Simon transforma parques
E jardins em obras de arte.
Todos os dias, logo ao amanhecer, nosso primeiro contato matinal é com a exuberância da natureza.
Ao buscar o jornal, eu e minha esposa nos deparamos com essa bela paisagem. Quem nos presenteia e toda a comunidade que não se cansa de observar, olhar, bater fotos e se encantar com o paisagismo radiante é o senhor Ernesto Simon, morador da Rua Júlio Heiden, no Bairro Progresso, em Blumenau, bem em frente a nossa moradia.
Com habilidade costumeira e paciência, o “homem de mil e uma utilidades artesanais e profissionais” realiza trabalhos de grandeza em diversas residências de todo o Vale do Itajaí.
2014
          Há pouco tempo, foi sua vez. Criou em sua morada um jardim com direito à cachoeira, árvores e peixes ornamentais. Quiosque, piscina e outras obras ainda estão em obras (sempre inovando), pois a criatividade de Ernesto Simon sempre o remete a mudanças.

          Nascido em Gaspar em julho de 1942, na localidade de Arraial, Ernesto Simon é blumenauense por adoção desde 1962. Na intenção de estar sempre presente naquilo que mais gosta de fazer – o contato com a natureza -, na cidade se dedica à arte de criar e recriar coisas belas.
2014
          A valorização dessa atividade artesanal e profissional, pela sua importância na conservação de belas paisagens, remeteria a cidade em um breve futuro a retornar o slogan  de Cidade Jardim.

Portanto deveria ser incentivada pelo poder público, como foi em outrora, com incentivos fiscais, tributários, e até contínuos concursos dos mais belos jardins da cidade e bairros.
******
Um exemplo temos com o Projeto Cores do Ipê
José Geraldo R. Pfau, Adilson Tadeu Machado,Jean Carlo Michel

Projeto Cores do Ipê
No final de 2007 iniciamos o projeto criado pelo Médico Adilson Tadeu Machado que se caracteriza num movimento de plantio de arvores, predominantemente Ipês no Vale do Itajaí. A estratégia é semear a maior quantidade de árvores em locais particulares e públicos, com critério e orientação. A escolha dos Ipês se justifica já que é uma árvore que tem capacidade superior de absorver o gás carbônico e contrasta com a beleza de suas cores no intenso verde da parte de Mata Atlântica existente no Vale do Rio Itajaí.
Plantio da primeira muda de Ipê nas margens do Rio Itajaí Açú aconteceu no sábado dia 03 de novembro de 2007 às 16h45min pelos Srs. Adilson Tadeu Machado (Clubinho), Jean Carlo Michel (Jeep Club) e José Geraldo Reis Pfau (Clubinho). Concentradas a maioria na Avenida Castelo Branco (Beira Rio). Hoje são mais de 130 plantas entre elas algumas já com floração.
Personalidades e amigos são convidados, estão tendo a oportunidade de plantar mudas neste projeto. As ações, os destaques em matérias divulgadas na imprensa e as fotos, bem como outros destaques de projetos semelhantes são frequentemente publicados na rede social através do blog http://coresdoipe.blogspot.com.br/.
O projeto Cores do Ipê foi inscrito e fez parte de um trabalho de pós-graduação da FURB das aluna de Arquitetura e Urbanismo Sra. Arquitetas Cristiane Otte Corrêa e Tábata Gesser no ano de 2012. Em todo o mundo, 165 ações como esta foram selecionadas e estão divulgas no site. É um trabalho brilhante, um exemplo a ser seguido por todo o mundo.
O site http://www.imacitychanger.org/imacc/ é da agência das Nações Unidas de compensações humanas que é dirigido pela Assembleia Geral da ONU para promover socialmente e ambientalmente cidades sustentáveis, com o objetivo de oferecer práticas de sustentabilidade urbana para uma sociedade melhor.
Há pretensões de continuidade, com outras variedades de mudas também e de participar da arborização da nova margem esquerda que está sendo criada em Blumenau.

Texto enviado por José Geraldo Reis Pfau/publicitário em Blumenau. 

10 comentários:

  1. Muito bom. Parabéns Adalberto, os cumprimentos ao Sr. Ernesto, ao nossos amigos Adilson e Michel e a todos que com o simples fato de valorizar a natureza, podemos transformar nossa cidade e as nossas casas em lugares com uma vida mais bonita.
    José Geraldo Reis Pfau (CLUBINHO)

    ResponderExcluir
  2. Adalberto,

    Apesar do meu silêncio, continuo acompanhando tuas matérias no blog.
    Que bela iniciativa essa do plantio de Ipês, hein?

    Abraço grande,
    Antunes Severo

    ResponderExcluir
  3. Adalberto
    Pessoas abnegadas e com alto grau de cidadania.Parabéns!

    Rubens Heusi

    ResponderExcluir
  4. SR DAY.
    MAIS UMA MATÉRIA MARAVILHOSA.
    PESSOAS QUE ESTÃO AJUDANDO A COLORIR O MUNDO COM AS FLORADAS DOS IPÊS.QUE MAIS PESSOAS POSSAM SEGUIR ESTAS PEGADAS...PARABÉNS,PARABÉNS MESMO MUITA ENERGIA PARA CONTINUAREM E DIVULGAREM ESTA IDÉIA.
    ABRAÇOS GASPARENSES.

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Adalberto,
    Fantástico exaltar o trabalho deste Sr. muito pelo fato de ser totalmente artesanal, eu diria que este tipo de trabalho é para poucos.
    Pois sabemos que os trabalhos de uma forma geral, quando feito com amor são mais admirados, e consequentemente ficam mais perto da perfeição, quando não perfeitos.
    Também já fiz meu próprio jardim em outros tempos conheço o processo, mas nada comparado com o trabalho deste Sr., parabéns por mais um belo texto.

    ResponderExcluir
  6. Demonstração de cuidado não só com o bem estar social, mas também com a natureza. Parabéns !!

    ResponderExcluir
  7. Alo amigos de diverços nomes,Sr Zé Pfau me enchi de coragem e vim te elogiar pelos teus ypes amarelos como sabes uns gostam do ype amarelo, outros dos rouxos e ai vai ,eu por exemplo me preocupo demais com nossas arvores frutiferas, que estão indo a estinção como por exemplo a famosa Gabibiroba com tua idadade de menino que eu conheço não te diliciase com seu sabor,e a Grumichama, o famoso Bacpari aquele frutinho de casca amarela parecido com coco, o Inga Macaco,o Inga Feijão,o Araça,a Amorinha cheia de espinho de beira de estrada eu tenho aqui em casa como todo dia pois da o ano inteiro,o maracuja dos bichos ele erA PEUQENO ,a FAMOSA pIXIRICA QUE NOS FICAVA COM A BOCA TODA ROXA, AMORA DE CERCA QUE SERVIA PARA CHA, ISTO TUDO ESTA NOS FAZENDO FALTA, ABRAÇOS vALDIR sALVADOR

    ResponderExcluir
  8. Olá, bom dia!
    Lembrando que hoje é o dia do Meio Ambiente - 05 de junho.
    E estas duas inciativas de pessoas que conheço vem nos iluminar e mostrar o quanto é bela a natureza.
    Abraços ao Ernesto, ao Dr Adilson e ao Michel, aliás 3 abraços.

    ResponderExcluir
  9. Maravilhosas e dignas de todo o apoio, as iniciativas de arborizar a nossa cidade, Adalberto. Parabéns a estes cidadãos que com seu gesto desinteressado servem a todos nós. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Elogiável iniciativa essa, amigo Beto. Deveria ser seguida por muita gente. Em minha propriedade, já cumpri meu dever. Já tenho plantadas 5 dessas árvores, todas florescem em setembro e enfeitam muito o ambiente. Agora estou a cata de ipês de outras cores, como o rosa e o roxo. Também essa valeu Beto. Gosto imenso da natureza.
    Eutraclínio Antônio dos Santos

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...