“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

- Getúlio Vargas visita Blumenau

Turma da Alameda
Imagem : Darlan Jevaer Schmitt
Antigamente em Blumenau

Os dizeres do Cartaz:
HOMENAGEM DO MUNICIPIO DE BLUMENAU AO EXMO. PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS.
POR OCASIÃO DE SUA VISITA A ESTA CIDADE
O BRASIL DEPOSITA A SUA FÉ  E A SUA ESPERANÇA NO CHEFE DE SUA NAÇÃO.
O QUE FEZ O GOVERNO MUNICIPAL DE BLUMENAU DURANTE O ESTADO NOVO.
- O presidente Getúlio Vargas, acompanhado do interventor Nereu Ramos (Catarinense nascido em Lages, que depois foi presidente do Brasil) e grande comitiva, visita Blumenau a 10 de março de 1940, sendo alvo de calorosa recepção organizada pelo prefeito José Ferreira da Silva.
No Teatro Carlos Gomes realiza-se um almoço com 600 convidados, quando Getúlio é homenageado com uma apresentação da Orquestra do Teatro, regidos pelo maestro Heinz Geyer, que executa o Hino Nacional cantado a oito vozes.
História: - Getúlio Dornelles Vargas nasceu em São Borja (RS) a 19 de abril de 1883. Foi chefe do governo provisório depois da Revolução de 30, presidente eleito pela constituinte em 17 de julho de 1934, até a implantação da ditadura do Estado Novo em 10 de novembro de 1937. Foi deposto em 29 de outubro de 1945, voltou à presidência em 31 de janeiro de 1951, através do voto popular. Em 1954, pressionado por interesses políticos é levado ao suicídio a 24 de agosto de 1954. Com uma bala no peito ele atrasa o golpe militar em 10 anos e“sai da vida para entrar na história”. É até hoje considerado por muitos O MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE EM TODA A HISTÓRIA.
Fonte -   Darlan Jevaer Schmitt/ ACIB – 90 anos de história /Arquivo Adalberto Day
Colaboração José Geraldo Reis Pfau

13 comentários:

  1. ADALBERTO- Meu sogro foi 35 anos Escrivão de Policia e sempre me conta sobre esta visita do Getulio....Naquela epoca meu sogro fazia TODOS OS EMPLACAMENTOS (bicicletas, motos, carros de mola , automoveis etc.) e como era periodo de guerra, eles é que liberavam compra de gasolina.lO Getulio já corria perigo e então meu sogro teve que arrumar a pedido do Secretario de Segurança, uma PLACA FRIA para o carro que levaria Getulio até o RS.O Secretario de Segurança acho que já era o TRUJILO MELLO que era TIO de meu sogro...Acho que Voce e meu sogro deveriam conversar um dia e desenterrar muitas historias lindas que já ouvi...Ele é um ARQUIVO HISTORICO VIVO....Chama-se Tem historias incriveis a contar...
    O Jose Ferreira da Silva é TIO de meu sogro e por coinciencia,PADRINHO de batismo de minha Mãe e grande amigo de meu falecido avô SILVIO SCOZ que era Prefeito de Rodeio e o levou para lá para cuidar do cartorio...
    James Locatelli

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me desta visita,estava com 8 anos e fiz parte dos alunos que ovacionaram o Presidente,foi defronte ao "Hotel Elite",um 5 estrelas da época,defronte ao Teatro Carlos Gomes.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Adalberto

    Já tinha lido sobre esta visita do Getúlio Vargas à Blumenau.
    Mas o que chamou a atenção foi que é "considerado por muitos o melhor presidente que o Brasil teve em toda a sua história."
    Bom, pelo menos um fato de seu governo é de grande alcance e indiscutível: a aprovação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) através do Decreto-Lei 5452 de 1/05/1943 em vigor até os dias de hoje.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Adalberto. Torço pela sua saúde.
    Que resgate histórico legal. Parabéns.

    Abraços

    Geraldo Pfiffer

    ResponderExcluir
  5. Em 1940 a guerra fluía fácil pro lado dos alemães, e Blumenau, o principal pólo germânico no Brasil, que fora o país onde o Partido Nazista, fora da Alemanha, mais continha membros, essa visita veio mesmo à calhar. Depois, quando a guerra começou a endurecer para Hitler, e Getúlio conseguindo, do outro lado, amplas vantagens econômicas, recursos para a construção da hidrelétrica de Paulo Afonso, o alto formo de Volta Redonda, que Graça Aranha conseguiu dos norte-americanos sem custo algum para o Brasil, e “muchas otras cozitas más”. Bem... aí Getúlio virou a casaca, e fincou firme o pé no time dos Aliados.

    ResponderExcluir

  6. Eu era escolar naquela ocasião - quando o reepcionamos. 0 Brasil deve a GV o seu atrazo e o sucesso desta casta que se chama funcionário público.Curt

    ResponderExcluir
  7. Sr. Adalberto, inicialmente parabéns pela iniciativa de criar e manter este blog. Muito interessante e útil para nós munícipes. Aproveitando seu conhecimento sobre os fatos históricos de Blumenau, tomo a liberdade de lhe fazer uma pergunta sobre um caso que aconteceu na minha infância e que marcou muito.
    O Sr. lembra do caso de um menino que desapareceu cujo nome era (não sei se é assim que se escreve) Valdemar Fackner ? Eu sempre tive curiosidade e nunca encontrei alguém que pudesse me dizer o que realmente aconteceu.
    obrigado
    Cláudio Roberto Bittelbrunn

    ResponderExcluir
  8. Amigo Adalberto,
    Excelente postagem, como sempre informativa e ilustrativa. Somente para registrar que o Getúlio se formou em Direito junto com meu avô paterno, em Porto Alegre e como ficaram amigos, fundaram um escritório de advocacia em POA, com a chancela de Vargas & Mattos.
    Anos depois, após o ingresso de GV na política, meu avô tocou sozinho a banca até que resolveram encerrar as atividades. Meu avô prestou concurso para a Promotoria Pública de Santiago/RS, onde conheceu minha avó e se casaram.
    Anos depois, com GV já presidente, meu avô foi nomeado Interventor de MT, sua terra natal, onde permaneceu por três anos e pediu exoneração após sofrer uma atentado no qual perdeu a vida o motorista do palácio. Contava meu pai que a razão do atentado foi pelo fato de meu avô ser contra a divisão do estado, como se processou alguns anos atrás.
    O importante é o trabalho sério que o Amigo faz pelo resgate da história de Blumenau, para o qual penso ter contribuído.
    Forte abraço,
    Flavio Monteiro de Mattos

    ResponderExcluir
  9. um colega escrever que recepcionou o GV e comitiva diante do Hotel Elite. Estive perto dalí - em frente ao prédio do Banco do Brasil. Na época tinha uma residencia e mais tarde a loja de caça e pesca do Willy Mischur e Jacy Campos. GV recebeu o titulo de pai dos pobres mas êle nunca fez jús a este título, basta analisar os direitos trabalhistas dos operários, comparando-os com os dos funcionários públicos. Enquanto o trabalhador se aposenta com o seu último salário - as vez vezes nem tanto - o funcionário público se aposenta com os seus proventos na íntegra.Falar em saúde publica brasileira é palavrão. Estradas, hospitais e escolas, idem. 0 fim de GV foi trágico - aparentemente suicidio - mas que nunca foi devidamente esclarecido. 0 seu pupílo Jango - de triste lembrança - foi pior ainda. Morreu esquecido. Eu ainda teria muito a contar.

    ResponderExcluir
  10. Prezado amigo e irmão,Belo trabalho,como sempre nos arremete a episódios memoráveis da historia.
    BAITABRAÇO
    Antonio Aires

    ResponderExcluir
  11. Sempre é muito bom consultar seu blog para relembrar ou aprender fatos interessantes que aconteceram não só na nossa cidade mas em toda a região do vale. Alem disso mesmo ainda não lhe conhecendo pessoalmente, na vida aprendemos que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

    ResponderExcluir
  12. Adalberto, so posso te parabenizar pela reportagem sobre o grande baichinho Getulio Vargas, pois so vim a nascer em 1944, na rua do Pfifa, hoje Belo Horizonte que vim ao mundo pela mão da querida Schuesta Marta parteira Evangelica gostase da palavra schuesta? ´e criação minha podes colocar no novo dicionario, quanto ao Getulio so posso dizer que sempre o admirei. ABRAÇOS vALDIR sALVADOR.

    ResponderExcluir
  13. Querido amigo Beto. Essa visita do GV a Blumenau, acompanhado do Nereu Ramos, foi-me informado também em detalhes pelos parentes de minha esposa Margot. Ha uma foto da familia dela em que a sua irmã aparece junto ao Getúlio Vargas. Era uma mocinha de 16 anos . Sabia-se também, que o G.V tinha uma inclinação de apoio aos nazistas, que, nessa época estavam no auge de suas invasões pelo continente europeu. Mas, como se sabe, tudo mudou na historia e acabamos mais tarde, declarando guerra à Alemanha. Quando cheguei em Blumenau, estávamos justamente nesse clima. A Alemanha nossa inimiga, forçados que fomos pelas forças aliadas. Antes de ingressar do Banco, tive que assinar um contrato em que me comprometia a atender a uma eventual convocação militar e desligar-me dos quadros do Banco. E no caso de convocação perderia o emprego. Esse contrato era por 6 meses, renovado periodicamente. Até o termino da guerra, em 1945. Era uma sensação muito estranha eu assumir numa agencia localizada justamente numa cidade de influencia alemã, onde, na época, foi proibido o idioma alemão. Mas, passou e ficou na historia da cidade. Um grande abraço meu amigo e parabéns por trazer a publico mais um precioso arquivo seu.
    E.A.Santos

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...