“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

- 20ª Gincana Cidade de Blumenau

Parabéns a todos os amigos Gincaneiros e seus autores, administradores e organizadores.
Ano especial da Gincana Cidade de Blumenau, por ser a vigésima edição de muito sucesso (24/25Agosto/2012) encerramento 26/08/2012. A cada ano que passa, tanto gincaneiros como a comunidade se interessam mais e com mais qualidade. A aceitação e credibilidade pela comunidade, a cada ano aumenta, sendo este uma conquista para a manutenção de nossa cultura, tradição e história.
Fotos: Jaime Batista da Silva
Equipe Campeã 2012 Safari .
Vídeo da vitoria
Vice equipe Coringa

RESULTADO FINAL DA 20ª GINCANA CIDADE DE BLUMENAU 2012:
1º Lugar: Equipe Safari  (326 pontos)
2º Lugar: Equipe Coringa (296 pontos)
3º Lugar: Equipe Capitão Caverna
4º Lugar: Equipe Arromba
5º Lugar: Equipe Amigos do Barney
6º Lugar: Equipe Amigos da Onça
7º Lugar: Equipe The Neanderthais
8º Lugar: Equipe Ecossistema
9º Lugar: Equipe Elite
10º Lugar: Equipe Mik Dundee
11º Lugar: Equipe Kamikase
12º Lugar: Equipe Tribo dos Anjos
13º Lugar: Equipe Spy
14º Lugar: Equipe Senha
15º Lugar: Equipe Lambda Lambda
Fotos Jaime Batista da Silva
Foi emocionante ser chamado ao palco, pelo André e Gilson, e dizer algumas palavras de coração a todos meus amigos #Gincaneiros cidade de Blumenau.
Fui as lagrimas quando mais de 2mil pessoas gritavam meu nome num coro só : “Adalberto!!! Adalberto!!! Adalberto!!! “Beto!!! Beto!!! Beto!!!...Depois um garotinho de uns 8 anos, com sua mãe veio pedir permissão para bater uma foto comigo, dizendo ser meu fã. Obrigado a todos.
 Foto Dalva Day
Adalberto Beto Day Heitor Leonardo Kipfer 
Foto Josie Cenci
Vídeos por equipes, cujo tema é "Ruas de Blumenau". Cada equipe selecionou uma rua da cidade para contar sobre sua história ou sobre algum fato atual que
lá acontece. Assisti a todos e achei todos maravilhosos, e de importância para nossa cultura e história. 
Amigos da Onça
Amigos do Barney
Arromba
Capitão Caverna
Coringas
Ecossistema
Elite
kamikaze
Lambda Lambda
Mik Dundee
Safari
Senha
Spy
The Neandertais
Tribo dos Anjos
História:
No ano de 1993, A Gincana foi organizada pela Assessoria para  assuntos da  Juventude da Prefeitura de Blumenau  (em comemoração ao aniversário do município), pois naquela época ainda não existia a Liga de Gincaneiros. Na ocasião os irmãos Nico e  Fabrício Wolff  que era o Assessor, que coordenou o evento com a ajuda do Cláudio  (Caco) Peixer  e o Vinícios
Todos eles participaram da primeira edição.
No primeiro ano, foram 366, em seis equipes participantes. Hoje, chega a sua 20ª edição ininterrupta, com a participação de mais de 950 inscritos em 15 equipes, além de colabores, que totalizam cerca de 2000 pessoas participando no evento. É importante salientar que boa parte das equipes se mantêm estruturadas o ano inteiro, participando de diversas outras atividades beneficentes.
Apesar de o evento ainda ser apoiado pela Assessoria da Juventude, hoje em dia é organizado pela Liga Blumenauense dos Gincaneiros, composta por 1 integrante de cada equipe, presidida pelo Gincaneiro Gilson da Motta Soares. A criação da LIGA foi um importante passo na consolidação da gincana, que passou a contar com administração independente para garantir estabilidade e continuidade da gincana.
Precedem a gincana às provas com objetivos filantrópicos. Toneladas de alimentos já foram arrecadadas ao decorrer da gincana, além de brinquedos, livros, produtos de higiene, agasalhos e cobertores. Todo ano os gincaneiros participam maciçamente do Pedágio da APAE, cobrindo diversos pontos de arrecadação e contribuem com o hemocentro através da prova de doação de sangue.
Já no final de semana do evento, acontecem as mais esperadas provas, compostas por charadas inteligentes que envolvem variedades, conhecimentos gerais, cultura e principalmente a história da cidade.
Do outro lado das equipes está a Comissão de Provas, coordenada desde 1997 (salvo em 2 edições) por André Mrozkowski, responsável pela elaboração e execução das tarefas. A CP vem cumprindo com êxito sua tarefa de fazer desta uma gincana diferenciada, com aspecto distinto das convencionais. As provas que acontecem neste evento se diferem da concepção tradicional de gincana. São provas muito mais complexas, em que as equipes têm que desvendar enredos, geralmente policiais ou de terror, através de interpretação de pistas distribuídas por toda a cidade.
Dentre estas provas, se destaca a prova da madrugada (a mais esperada), que tem duração até as 05 da manhã. Criptografia e sustos rolam a noite toda, inclusive em cenários que são preparados especificamente para esta prova, como sítios ou casas abandonadas, aumentando o suspense. E, por incrível que pareça, muita gente gosta destes sustos.
 Por suas peculiaridades, a gincana de Blumenau acabou virando referencial e modelo para diversas gincanas do Brasil, que buscam suporte em nosso evento.
Primeira Diretoria - Presidente - Humberto José de Paiva / Vice - Rodrigo Cirino / Primeira Secretária - Dominique Pires Ibbotson / Primeiro Tesoureiro - Rafael Coutinho dos Santos 
Diretoria atual - Presidente - Gilson Soares / Vice - Fernando Reinert / Primeira Secretária - Janete Valéria Jensen / Primeira Tesoureira - Danielly Gomes 
Meus agradecimentos a todos os gincaneiros, pelo carinho. A minha esposa Dalva pelo seu empenho. Também agradeço em nome do André e Gilson, pela confiança em nosso trabalho e a toda equipe #GCBlu2012
Arquivo: Liga Gincaneiros de Blumenau/Adalberto Day

56 comentários:

  1. ficou muito legal BETO!
    Obrigado e abraço

    André Murilo Mrozkowski

    ResponderExcluir
  2. Prezado Beto, sei que o GIN é uma espécie de bebida oficial dos ingleses, assim como a CANA é dos brasileiros. Eu particularmente não consumo nenhuma das duas, mas talvez juntas... GINCANA... é pode ser!!! Abraços. Cao
    Obs.: sei que você está se recuperando muito bem... parabéns... mas, por favor, parcimônia com a bebida!

    ResponderExcluir
  3. Adalberto Day,
    Nós é que agradecemos a você a Dalva pelo carinho e atenção com que sempre nos atendeu.
    Um grande abraço,
    Adriana M. Oliveira
    Equipe Capitão Caverna

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom o Texto, de grande qualidade para quem não conhece ou é novo na gincana ! Abraços

    ResponderExcluir
  5. Adalberto Day,
    Agradecemos pelo apoio, pela atenção que dedicou a gincana, e com certeza pela contribuição que ainda dará. Lembre-se que você faz parte desta história, então parabéns pelos 20 anos de gincana.
    Rômulo Chiodini
    Equipe Ecossistema

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao histórico. Vale destacar a importância de quem realmente criou a Gincana. São eles: Caco Peixer e os irmãos Fabrício e Nico Wolff. Registrado!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Adalberto pela matéria!!! Eu sou gincaneiro, com muito orgulho!!!

    Gabriel Jacinto
    Equipe @rromba

    ResponderExcluir
  8. Atividade sadia, de pessoas que lutam em prol de uma causa. Mas, por favor, respeitem as regras pré estabelecidas, agindo com correção e lealdade. !
    Braz dos Santos

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Adalberto e Dalva. Tenho certeza que voces estão contribindo bastante nas tarefas dos gincaneiros. Parabéns também a Liga dos Gincaneiros e aos integrantes das equipes que mantém acesa a Gincana, contribuindo muito para o social e para o povo desta querida cidade de Blumenau Participei da equipe Duna em 1996 onde fomos os campeões. Pena que esta equipe foi desfeita, mas muitos integrantes estão espalhados por diversas equipes que hoje participam. Parabéns a todos. Geraldo Pfiffer

    ResponderExcluir

  10. Adalberto Day Como gincaneiro da equipe @amigosdobarney , eu agradeço por todo trabalho pela história de Blumenau!
    Vinícios Ribeiro

    ResponderExcluir
  11. A vontade é grande de estar entre vocês,deve ser um evento de grandes e boas atividades,Parabéns a todos.
    BAITABRAÇO
    Antonio Aires RGS

    ResponderExcluir

  12. Adalberto Day Já li a história da Gincana no seu blog. Muito legal! Nós da equipe Amigos do Barney torcemos muito pela sua recuperação!
    Jaqueline Stähelin

    ResponderExcluir
  13. Adalberto, parabéns pelo apoio que você vem dado a Gincana! Maravilhosa a matéria! Como diz o Jacinto da @rromba, "sou gincaneiro, com muito orgulho" de saber que nossa brincadeira, vai tão longe pelo Brasil a fora inspirando pessoas a fazerem o bem dessa maneira!

    Forte abraço
    Sidnei
    Equipe SPY

    ResponderExcluir
  14. Ahh seu Beto, só agradecimentos.

    Ja parabenizei e parabenizo de novo pelo trabalho. Grande Vascaino, Grande Avaiano. obrigado por todo seu trabalho...

    Lunardelli, Equipe Ecossistema.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite. Agora 03:37 am, estou postando com grande tristeza, para pedir que os organizadores da gincana, e para as pessoas que realmente tenham bom senso , que coloquem limites para as provas impostas. Acabo de vir de Indaial com minha família, quando entro na rua Eng.Paul werner pareço entrar em uma pista de corrida , onde eu a 70 km/h mal consigo ver os modelos dos carros da gincana.
    Penso que a ideia inicial e principal da gincana é integrar, cultivar e não MATAR . E não apenas na rua em questão. Por exemplo tive de parar no sinal da rua Henrich hosang /rua São paulo e apenas 1 carro , eu disse 1 de tantos que passaram parou e respeitou o sinal, porem saindo logo em disparada. Não deixem que um dia de prova queime toda uma imagem de uma atividadade interessante e que beneficia a cidade.

    Dica: seria Mais seguro e interessante colocar uma prova de regularidade ao invés de velocidade na cidade. Pensem nisso mais inteligencia e menos negligencia.

    ResponderExcluir
  16. Oi amigo ADALBERTO PARABENS A VOCE E SUA esposa Dalva, muito bem ca estamos nos, sobre gincana realmente não tenho inveja de quem participa pois tambem fui gincaneiro e tri campeão nosa equipe era muito corajosa e batalhadores, com o nome de equipe POENIX, dois dos chefes eram o Maninho do Café Uru, e o Jeneer ou Jeser e outros Homens de valores que não lembro os nomes mas o importante que ficamos na Historia. . Parabens a todos os jincaneiros e continuem todo o ano em tarefas par todas as intistuicão que estão agradecendo seus trabalhos, e a seus organizadores. ABRAÇOS vAldir Salvador.

    ResponderExcluir
  17. "Muito legal os gincaneiros homenagearem nosso grande amigo Adalberto Day ao final de mais uma gincana!Parabéns Equipe Safari!Campeã 2012!"
    Marcelo Silva

    ResponderExcluir
  18. Quanto a homenagem que o emocionou Adalberto eu penso que o reconhecimento é um bem muito precioso que a pessoa pode conquistar durante a vida, pois se trata de uma conseqüência resultante de diversas outras conquistas, tais como a credibilidade, o respeito, a admiração, o sucesso pessoal, o afeto, o amor. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  19. Fiquei emocionado hoje na Gincana Cidade de Blumenau na hora que o mestre Adalberto Day subiu ao palco e foi homenageado no Setor 2 do Parque Vila Germânica. Mais de 2 mil epssoas presentes gritando o nome do Adalberto /Beto, isto mostra o carinho que todos tem pelo senhor, e digo aqui que vc é um grande professor e a cada dia aprendo muito com o Sr. Muita fé e muita orações para Sr. Abração do amigo Jaime do Blog Blumenau.

    ResponderExcluir
  20. Amigo Adalberto,
    Receba o meu abraço entre os dos seus amigos, com votos de plena recuperação!
    Flavio Monteiro de Mattos

    ResponderExcluir

  21. Gostaria de agradecer ao amigo Adalberto Day pela sua presença ontem junto conosco na Gincana Cidade de Blumenau.
    Leandro A. Moraes

    ResponderExcluir

  22. Adalberto Fiquei muito emocionado ao lhe ver firme e forte em nossa gincana! Obrigado por tudo! Forte abraço e força!
    Vinícios Ribeiro

    ResponderExcluir

  23. Adalberto linda tua presença no fim da gincana hj! Obrigada por td sempre e desejamos melhoras!‏Fernanda Siegel

    ResponderExcluir
  24. MUITO LEGAL
    É ISSO AÍ
    VC MERECE TODO ESTE CARINHO
    PARABENS
    ABRAÇO
    MAESTRINHO

    ResponderExcluir
  25. Adalberto ♫O Beto é um bom camarada, ♫ o Beto é um bom camaraaaadaaa, ♫ ninguém pode negar, ♫ ninguém pode negaaar. ♫ Aeee
    LC Bueno

    ResponderExcluir
  26. Prezado Amigo Beto,

    A Gincana de Blumenau é uma prova para a juventude, mas nada impede que os mais velhos estejam junto, "vestindo a camisa" e mexendo com a "adrenalina".
    Estou há 7 anos participando, e nos últimos três anos faço parte da Equipe Amigos da Onça, com muitas pessoas queridas, entre elas minha filha Daniela e meu genro Evandro.
    Fiquei feliz em ver a homenagem que te prestaram, muito justa e oportuna. Especialmente porque você "vibrou" com a homenagem !
    E também me encheu de felicidade a honrosa classificação da nossa equipe: sexto lugar ! É uma equipe nova, fundada há apenas 3 anos, mas que já mostrou a "garra" e competitividade dos seus integrantes.
    Estamos todos de parabéns: o André pela coordenação das provas; o Gilson à frente da Liga dos Gincaneiros; as Equipes, saudáveis e competentes; os apoiadores (patrocínios são importantíssimos); os colaboradores (os quais não poupamos de incomodar durante as provas, pedindo ajuda); enfim, você Beto, que tem sido uma "bandeira" da competição.
    E já que a hora é de cumprimentar, parabéns BLUMENAU pelos teus 162 anos !
    Abraços
    Carlos Braga Mueller
    Gincaneiro/Equipe Amigos da Onça

    ResponderExcluir
  27. Adalberto Day foi homenageado

    Antes da divulgação dos resultados, a Comissão Organizadora chamou ao palco o cientista social e pesquisador Adalberto Day. A comissão relembrou que Day sempre contribuiu com a gincana e que durante 20 anos foi o braço direito da Comissão de Provas. Sem conter as lágrimas, o cientista falou ao jovens que não tem time do coração, mas que tem todas as equipes torcendo por ele. As palavras fizeram grande parte dos gincaneiros vibrar, aplaudir e gritar o nome do pesquisador.

    – A gincana valoriza a cultura e resgata a história de Blumenau. Me sinto um privilegiado pelo carinho e apoio de todos. Não importa quem ganhou o 1º ou o 15º lugar, são todos vencedores e minhas equipes.

    Além de Day, organizadores e pessoas que fizeram parte da história foram chamados ao palco e receberam homenagem na festa de 20 anos da gincana, que ocorreu há cerca de um mês.

    morgana.michels@santa.com.br
    MORGANA MICHELS
    Jornal de Santa Catarina

    ResponderExcluir

  28. Grande Emoção que ontem apertão a mão desta pessoa incrível, Emocionante Um Grande Prazer, fazer parte do Coro "BETO" "BETO" "Adalberto"
    Heitor Kipfer

    ResponderExcluir
  29. Claus Jensen O seu pai é um grande amigo on line. Assim como tantos blumenauenses, tenho muito carinho pelo que é como historiador e amigo.

    ResponderExcluir


  30. Adrian Marchi ‎Waleska Day, mais que merecida homenagem a Adalberto, parabéns!

    ResponderExcluir

  31. Justa homenagem ao professor e pesquisador Adalberto Day, meu colega de faculdade.
    Valmir Alexandre da Rocha

    ResponderExcluir

  32. Elaine Cristiane Seubert Janke Parabéns tio!!

    ResponderExcluir

  33. Adalberto
    Merecidos reconhecimento e homenagem. Compartilhamos vossa alegria.Alexandre Farias

    ResponderExcluir
  34. Extra disse...
    Grande, Homenagem ao nosso Adalberto! , a todos envolvidos nessa Gincana !

    ResponderExcluir

  35. Adalberto parabéns, o sr é um orgulho para Blumenau
    Carlos Werner

    ResponderExcluir

  36. Adalberto Day
    Parabéns professor, foi emocionante!
    Leonardo Alegri

    ResponderExcluir
  37. Adalberto Day
    Homenagem emoionante e mais que merecida, Estamos torcendo por sua rápida recuperação!
    Adriana Oliveira

    ResponderExcluir
  38. Ficou o ótimo post, mas ainda assim, só estando na Vila Germânica pra perceber a emoção que tomava conta de todo mundo. Vc sabe que todos que estavam lá torem pela sua recuperação, não apenas pelo seu papel de historiador e grande fonte de pesquisa para nós gincaneiros, mas também pela pessoa que vc é.
    Saudações para vc

    Letícia Bernardes
    Gincaneira da Kamikaze com muito orgulho

    ResponderExcluir

  39. Adalberto Day você merece e ponto final.
    Mário Hildebrandt

    ResponderExcluir

  40. e ontem, conheci ao vivo e a cores, o grande mestre Adalberto Day uma emoção que não consigo descrever. obrigado seu Beto, grande mestre
    Luis Lunardelli

    ResponderExcluir
  41. Adalberto Day muito bacana o post! Obrigada pelo apoio sempre! E estimamos as tuas melhoras viu! És muito importante p/ todos nós! Abraço :) nem posso imaginar o tamanho do teu esforço pra estar lá, foi emocionante mesmo, homenagem mais que merecida!
    Foi também uma ótima oportunidade da gente poder agradecer tua atenção conosco. Obrigada mesmo, parabéns e melhoras rápidas:)
    Fernanda Siegel
    Equipe Capitão Caverna

    ResponderExcluir
  42. Parabéns pela homenagem ! Mais do que merecida !
    Sábio o povo que reconhece seus cidadãos ilustres em vida. Não existe alegria maior do que ver que a gente está fazendo um bom trabalho e agradando as pessoas de nossa comunidade.
    Abraços e muita saúde Adalberto !

    ResponderExcluir
  43. Deise Agda compartilhou a foto de BLOG DO JAIME (Notícias de Blumenau).
    SEU ADALBERTO MORA EM NOSSOS CORAÇÕES V

    ResponderExcluir

  44. Adalberto sem você essa gincana não seria nada, obrigado, e melhoras! Tamo junto! :D
    Christian Feuser

    ResponderExcluir
  45. Adalbeerto Day reconhecimento a quem merece!
    Alexandre G da Rocha

    ResponderExcluir

  46. Adalberto Temos orgulho de ter uma pessoa como você, ajudando todos sempre que possivel... Você é integrante de todas as equipes =
    )Cíntia Cristofolini

    ResponderExcluir
  47. Adalberto Emocionante ve-lo ontem na GCB! Parabéns pela força e obrigada por ajudar nossa equipe Amigos do Barney.
    Jaqueline Stähelin ‏

    ResponderExcluir

  48. Adalberto
    Você merece! E nossa torcida continua! Obrigada por tudo que vc faz pela nossa história.
    Sabini S. Roncaglio

    ResponderExcluir
  49. Parabens pela justissima homenagem que você recebeu na Maratona de Blumenau. Indiscutivelmente você merece essa honraria.
    Cordial e forte abraço
    Olímpio Moritz

    ResponderExcluir
  50. Nobre Beto
    Nada mais justo do que a tocante homenagem que recebeste da moçada gincaneira.
    Parabéns meu bom amigo e que o bom Deus continue te abençoando.
    Grande abraço/Osmar

    ResponderExcluir
  51. Adalberto! Quero primeiramente parabenizá-lo pelo blog (o qual tenho acompanhado frequentemente) e pelos trabalhos que você tem realizado sobre a história da nossa cidade. Por isso acho muito justa a homenagem prestada pela Gincana Cidade de Blumenau, realizada no último final de semana.
    Henrique Willecke Passold

    ResponderExcluir
  52. Antonio Aires - toninhoreplicas@yahoo.com.brquarta-feira, 29 de agosto de 2012 às 22:40:00 BRT

    Prezado amigo e irmão,emocionou-me ve-lo nas fotos da gincana.
    Sua emoção deve ter sido enorme,sentindo o calor humanode todos seus reais amigos da querida cidade de Blumenau.
    Parabéns pela força,sinto-me feliz por você.
    O amigo e irmão Antonio Aires.

    ResponderExcluir
  53. Meu caro amigo Adalberto,

    Ovacionar seu nome não é nada mais que justo pelo que vc tem feito por Blumenau, pelo Vale do Itajaí, por SC e pela sua gente. Beto, Beto, Beto precisa ser gritado mesmo e com força para ultrapassar as fronteiras do Vale e mostrar o que vc tem feito de maravilhoso e generoso em benefício da história.
    Parabéns mesmo de longe e sem poder acompanhar de perto suas grandes conquistas,

    Edemar Annuseck
    São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  54. Muito lindo esse acontecimento. Muito impressionante. Voce muito fez por merecer essa consideração tão especial. Conmo isso é gratificante e comovente. Mereceu mesmo e muito mais por tudo o que voce já fez pela comunidade. Parabens e um forte e especial abraço.
    EA Santos

    ResponderExcluir
  55. Seu Beto o Senhor colocou, a legenda da foto com um integrante como Leandro, na verdade o rapaz seria Heitor Leonardo Kipfer

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...