“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

- Osmênio Pfau



Em histórias de nosso cotidiano apresentamos hoje, a história do Senhor Osmênio Pfau (Foto).
Publicado no dia 21/11/2011 Edição N° 12419


ALMANAQUE DO VALE
Jackson Fachini
• Osmênio Pfau
A imagem mostra um ilustre cidadão, conhecido por toda comunidade blumenauense, Osmênio Pfau, natural de São Francisco do Sul. Chegou a Blumenau em 1938 como profissional de futebol do Brasil E.C. - Palmeiras. Em 30 de outubro de 1952, ingressava no quadro de funcionários das lojas Hermes Macedo S.A., chegando.
A trajetória de um vencedor
O texto enviado por José Geraldo Reis Pfau “Zé Pfau”, por mim solicitado, descreve parte da interessante história nos anos 19(80) das Lojas HM em Santa Catarina e de seu gerente Sr. Osmênio Pfau. A HM – Hermes Macedo S/A, foi uma empresa especializada de departamentos, utilidades domésticas e vendedora de pneus paranaense fundada em 1932. Iniciou vendendo peças novas e usadas para caminhões e automóveis. Na década de 70, chegou a possuir 285 lojas em 80 cidades espalhadas por seis Estados brasileiros: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Tinha um slogan: Lojas HM “Do Rio Grande ao Grande Rio!” E para vender pneus, usava outro muito bom: “Pneu carecou HM trocou !” Da pequena loja de 1932, culminou no ano de 1976 como uma das 100 maiores empresas do Brasil e a 1ª no ramo de departamentos com utilidades domésticas.

Revista “O Hermaciano” , em 1980 na passagem de comemoração dos 130 anos de Fundação de Blumenau.
A revista O Hermaciano edição nº 155 em 1980 com o titulo de “130 anos de grandeza” mostrava Blumenau. Dizia que comemorando 130 anos da chegada do filosofo Hermann Bruno Otto Blumenau ao Ribeirão da Velha, onde desembarcou de uma canoa em companhia de outros 17 pioneiros alemães, Blumenau mostra hoje aos visitantes as tradições legadas pelos seus pioneiros, conservadas nas festas, pratos típicos, arquitetura, trajes e outras manifestações folclóricas.
A Imagem de 1941 - mostra o Brasil de Blumenau fundado em 19 de Julho de 1919 campeão citadino de Futebol. Em 1943 por determinação governamental, devido a segunda grande guerra mundial, os clubes com nome de estados, países, e outros tiveram que alterar seus nomes. O Brasil mudou para Palmeiras Esporte Clube - Foto cedida gentilmente por José Geraldo Reis Pfau que por sua vez recebeu do amigo do filho do Cardoso lá de Rio do Sul. Osmênio Pfau pai do Zé Pfau está na foto, é o primeiro pela ordem.
Inserida neste cenário, desde 12 maio de 1952, está a nossa empresa que abriu sua primeira loja em Blumenau em modestos 120 metros quadrados para servir a cidade e a região. Localizava-se onde atualmente é o shopping Beira Rio. Era apenas um começo.
Decoração natalina
A imagem do início da década de 1970 mostra a decoração natalina feita anualmente pelas antigas Lojas HM- Hermes Macedo. A loja localizava-se nos altos da Rua XV de Novembro, uma das mais tradicionais de Blumenau. (Imagem: Arquivo de José Geraldo Reis Pfau e Adalberto Day)
Publicada na coluna ALMANAQUE DO VALE - Jackson Fachini
• Natal em Blumenau
Esta época do ano, quando dias mais longos e noites calorentas empurram os blumenauenses para fora de casa, invoca prazerosas memórias de Natais que vivi por aqui. As ruas dos bairros recebem o barulho das crianças em férias e as calçadas, cadeiras de praia onde sentam vizinhos a compartilhar o fim de tarde. No Centro, o comércio e os bares enchem até bem tarde, e não faltam ciclistas e corredores ocasionais a disputar espaço com os carros. É gostoso esse raro clima diário de confraternização, hoje potencializado pelo Parque Ramiro Ruediger.
Sempre que o calendário marca o início de dezembro e as luzes coloridas do Natal acendem na Ponte de Ferro, recordações da infância surgem sem aviso, não é verdade? Aconteceu comigo no domingo, durante passeio pela programação natalina montada na Vila Germânica.
Lembrei imediatamente da loja Hermes Macedo, a HM, que ficava na XV, ali no prédio onde está o Bremen Zenter. Não eram os desejos infantis de consumo que me despertavam encanto, mas um presépio gigante (assim ele parecia, ao menos), com bonecos em movimento e cenários detalhistas. Era hipnótico. Ainda é.

Tenho viva na memória a expectativa de subir por escadinhas e rampas intermináveis daquele lojão para chegar ao presépio. No caminho, outro motivo de encanto (ok, aqui admito a sede consumista): os pianos em miniatura da Brinquedos Hering ficavam expostos e qualquer um podia sentar e tocar. Imagino os pobres vendedores, pacientes ouvintes de pirralhos pianistas dando lambadas dissonantes nas teclas, iguaizinhas às de instrumentos de verdade. Ainda posso ouvir o som.

A HM fechou em 1997, levada pelo dominó de falências que varreu grandes redes varejistas brasileiras. As sensações despertadas por ela em milhares de crianças com aquele presépio, porém, vivem até hoje.
Só por proporcionar essa duradoura fantasia aos pequenos, o esforço de alguns abnegados para fazer um Natal bacana em Blumenau já vale a pena. Tem defeitos? Tem. Compara-se ao de Gramado? Não. Mas fico imaginando... se um presépio e pianinhos em miniatura marcaram minha infância, que memórias fantásticas os pequenos de hoje guardarão da neve artificial, de bonecos gigantes iluminados e de um verdadeiro presépio humano, formado pelos desfiles?
Na infância o Natal é mais bonito.
Publicada no Jornal de Santa Catarina dia 07/12/2011 - N° 12433
- Colunista EVANDRO DE ASSIS

Cont. José Geraldo reis Pfau
A primeira loja HM fora do Estado do Paraná, conhecida como F-5. Seu desenvolvimento está intimamente ligado à pessoa do Sr. Osmênio Pfau, natural de São Francisco do Sul, nascido em 09 de novembro de 1918 e falecido em 15 de agosto de 1999 - chegou a Blumenau em 1938 como profissional de futebol do Brasil E.C. – hoje (1938) Palmeiras – ganhando 200 mil réis por mês.

Em 30 de outubro de 1952 ingressava no quadro de funcionários de Hermes Macedo S.A., tendo sido admitido pelo Sr. Willian Castelain para exercer as funções de chefe de escritório, passando rapidamente ao cargo de Gerente.
Enquanto crescia, expandindo seu fabuloso parque industrial. Seu florescente comércio e crescente movimento turístico, nossa empresa sentia que estava chegada a hora de transferir-se para um local mais amplo, onde pudesse atender seu grande número de clientes com todas as linhas que tradicionalmente comercializa.
Foto/Vicente Bittencourt  enviada por Miguel Wisintainer –HM em construção
Observação de José Geraldo Reis Pfau.

Na década de /12/05/1952, a Loja HM foi no lado direito de quem sobe a XV (hoje Pittol) . No prédio vizinho era o Banco do Brasil. No outro lado da rua  era HM bicicletas e lambretas. A loja vizinha, subindo a XV, era a loja Caça e Pesca de Willy Mischur.

Em 30 de outubro de 1962 a nova Loja HM foi inaugurada no  alto da rua XV.


É até hoje motivo de orgulho para os blumenauenses. Paralelamente surgia a primeira agencia da F-5 – Itajaí, cujo pessoal foi todo treinado durante estagio em Blumenau. Aliás, uma característica que muito orgulha aquela filial é o fato de praticamente todos os Gerentes e principais funcionários das lojas de Santa Catarina, serem oriundos da F-5, muito deles tendo a iniciado suas carreiras de hermacianos em posições modestas, galgando posições de destaque balizando-se por seus superiores.
As boas festas de todos os anos da HM


Destaque-se também, que o quadro de colaboradores da Hermes Macedo S;A. em Blumenau, já contou em seu departamento jurídico com os concursos do Dr. Jorge Bornhausen ¹, hoje governador do Estado de Santa Catarina e do Dr. Renato de Mello Vianna², atual prefeito Municipal de Blumenau.
Carros alegóricos 
Brinquedorama
Uma das marcas registradas de Blumenau é a comemoração natalina com feérica iluminação as margens do Rio Itajaí Açu, fachadas decoradas, presença de milhares de turistas e alegres festividades com bandas típicas alemãs. 
As Lojas HM participam desse calendário turístico com o seu Desfile de Chegada do Papai Noel. Carros alegóricos especialmente preparados pela seção de decorações, centenas de participantes, banda de música, fanfarras, alegorias, cenas cômicas e outras atrações levam as ruas de Blumenau praticamente toda a população, incluindo as das cidades próximas, explodindo de entusiasmo crianças e adultos. É um dos pontos altos do Natal blumenauense. Comandando a equipe hermaciana, atualmente com 180 funcionários e acumulando a Gerencia Regional de Santa Catarina, com jurisdição sobre Blumenau, Itajaí, Lages, Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Tubarão, Criciúma, Araranguá e Brusque está a figura simpática do Sr. Osmênio Pfau – filho de alemães e portugueses, grande colecionador de samambaias – seu “hobby” nas horas vagas – orgulhoso de seus 5 filhos, todos formados e seus 7 netos. Um homem tranquilo, satisfeito consigo mesmo e com os hermacianos que criou e encaminhou na empresa. Que começou, participou e viu crescer e participa ativamente para que as lojas HM sejam, cada vez mais, integradas a comunidade, gozando de excelente conceito, perfeitamente identificada com Blumenau e sua boa gente. Nossa reportagem agradece as atenções recebidas dos companheiros hermacianos de Blumenau, especialmente seu Gerente Comercial Sr. Rui Jorge Fernandes. Cumprimentando a todos pela magnífica presença das Lojas HM nesta cidade-cenário onde impera a beleza, a alegria de viver, de trabalhar, de participar e promover seu progresso.

Coral Hermes Macedo (Curitiba)
Para saber mais sobre as Lojas HM – Acesse:
Dr. Jorge Bornhausen¹, hoje governador do Estado de Santa Catarina e do Dr. Renato de Mello Vianna² 1980 ano do texto
Texto e reprodução Revista Hermaciano de 1980 - José Geraldo Reis Pfau/publicitário em Blumenau. 

41 comentários:

  1. Bom dia meu amigo.

    Que show essa postagem. Foi uma loja, um comércio que só me traz boas lembranças.


    Abs, Claus Jensen

    ResponderExcluir
  2. Adalberto Day
    Que saudades daquele tempo. Era esperado o Natal para ver o papai noel na HM. Tudo passa....
    Alexandra

    ResponderExcluir
  3. Lembro-me, com saudades, da velha e saudosa HM. Era um tempo em que Blumenau ERA Blumenau, onde as pessoas respeitavam-se, onde todos construíam algo melhor para a cidade.

    Como era linda nossa cidade, nos tempos das grandes e ótimas lojas...

    HM, Moellmann, Hering, Willy S.... acabou.

    Minha primeira bicicleta foi comprada na HM. Por que me lembro tão bem? Porque mesmo de braço quebrado, seguia pedalando pelas tranquilas ruas do centro de Blumenau...

    Ah, velha e boa Blumenau... que saudades que tenho de ti.

    ResponderExcluir
  4. Mauro Bremer,

    Adalberto Day maravilha de lembrança, e dizer que Gramado veio aprender conosco, hj é referência no Natal..........

    ResponderExcluir
  5. Mais uma bela lembrança, principalmente para nós, a criançada que aguardava o Natal e o Papai Noel da HM.
    Não há como esquecer a Coroa do Advento e os presentes, sonhados e recebidos.
    Muitas vezes desfilamos com a Banda Joaquim Floriani (Pedro II), dirigida pelo Maestro Ari de Araujo Rosa. Com o clarinete ainda me lembro das músicas.
    Adalberto, faço um pedido especial: gostaria de receber uma cópia da foto com o carro alegórico seguido da Banda do Pedro II.
    Um grande abraço a toda "crinçada" de 40, 50, 60, 70 anos ou mais.

    Paulo Rogério Pedrini
    paulo_pedrini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Era tradicionalíssimo na época, as crianças iam na loja para tirar a foto com o Papai Noel e apreciar a decoração de Natal.
    Hercio Pruss

    ResponderExcluir
  7. Hoje se faz aquela maravilha de festa na Vila Germânica, com desfiles e etc. Acho que o desfile deveria ocupar a rua Quinze. Se la fazem a confraria da cerveja, tão debatida pela população e pelos comerciantes, e nada é feito pelo poder publico, porque não editar estes grandiosos desfiles de antigamente por toda a Quinze? Nem os enfeites colocados por toda a Quinze são mais com aquela beleza de antigamente. Esta reportagem traz, para quem viveu aquela época muinta nostalgia e alegria.Parabens pela postagem.

    ResponderExcluir
  8. A Loja Hermes Macedo marcou época em nossa cidade. Fui um dos seus clientes durante muitos anos, sempre pagando em suavissimas prestações e muito bem atendido pelos seus simpáticos funcionários.

    Braz dos Santos

    ResponderExcluir
  9. Adalberto Day
    Que bacana!!!! Lembro super bem! Famosa Lojas HM. Eu era criança! Obrigada! :)
    Michèle Fouquet

    ResponderExcluir
  10. Adalberto
    seu blog é maravilhoso. Matei saudades de muitas coisas.Até a decoração natalina da rua XV.Que hj deixa um pouco a desejar a desejar.
    Alexandra

    ResponderExcluir
  11. Amigo Adalberto.

    Obrigado pela mensagem e, tenha certeza, o progresso nas ações do NATAL em Blumenau, procurando resgatar o que já existia nos anos 90, só foi possível graças ao compromisso assumido pela iniciativa privada, com destaque à CDL, que coordena o Natal desde 2009 e tem o total apoio do setor publico
    Receber o reconhecimento de profissionais como você, fique certo, contribui, para cada vez mais, para continuarmos atendendo a expectativa do blumenauense e dos turista.

    Acredito que continuando este processo o Natal será, dentro de alguns anos, o maior evento turístico da cidade e região.

    Aproveito para desejar a você e teus familiares UM FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO repleto de PAZ, SAUDE E FELICIDADE.

    Um grande abraço

    José Eduardo Bahls de Almeida Secretário de Turismo de Blumenau

    ResponderExcluir
  12. WERNER HENRIQUE TONJES,wh@tonjes.com.brsegunda-feira, 26 de dezembro de 2011 às 17:47:00 BRST

    TENHO GRATAS LEMBRANÇAS DO AMIGO OSMENIO PFAU. EU TINHA COMPRADO UMA RURAL WILLYS E BEM NA FRENTE DA CASA DO SENHOR PFAU HOUVE UMA PANE ELÉTRICA E O VEÍCULO AMEAÇAVA PEGAR FOGO.DESESPERADO ,NÃO CONSEGUIA DESLIGAR O CABO. O SENHOR PFAU SOLICITAMENTE DESCEU A ESCADA DE SUA CASA E COM A CHAVE INGLESA PRONTAMENTE DESAPARAFUSOU A CONEXÃO EVITANDO PROBLEMAS MAIORES.

    ResponderExcluir
  13. QUE SAUDADE DAQUELES TEMPOS DE HM. LÁ MINHA MÃE COMPROU A MINHA TÃO SONHADA BICICLETA BARRA FORTE, E VIM PEDALANDO PRA MINHA CASA ALI NO BOA VISTA.
    E O PAPAPI NOEL E O PRESEPIO....
    TUDO PASSOU, QUE PENA!

    ResponderExcluir
  14. Adalberto LI TUDO! Sou carioca e lembro de ir nas lojas com meu Pai, no Rio. Foram fortes mesmo! Parabéns pela reportagem...


    Marques Vainchencker

    ResponderExcluir
  15. "Seo Pfau" um figura fantástica, exemplo de humildade e honestidade que tive a oportunidade de conhecer...Ricardo da Conceição

    ResponderExcluir
  16. Conheci o sr. Osmenio muito de perto. Fui funcionário dele em 1964. Era um homem bom e de grande sensibilidade.
    Edgar Nascimento

    ResponderExcluir
  17. Grande natais na HM feitos pelo Osmenio.
    Rubens Heusi

    ResponderExcluir
  18. Grande chefe, trabalhei com ele
    Rolf Oscar Hoeltgebaum

    ResponderExcluir
  19. Conheci Sr. Pfau pois meu falecido irmão gêmeo, Jair trabalhou na loja HM. Sr. Pfau pessoa exemplar em todos os sentidos.
    Ademir Borba Correia

    ResponderExcluir
  20. Foi muito bom os 9 anos que trabalhei com Sr. Pfau na HM
    Ingelore Knoth

    ResponderExcluir
  21. Com grande orgulho fui um Hermaciano fiz muitas vendas para o senhor Pfau
    Waldir Mafra

    ResponderExcluir
  22. Sr. Pfau. Quem não gostava dele levanta o dedo? Se. Maravilhoso. Eu ainda criança falei com ele na Hermacia.
    Jose Luiz Felsky

    ResponderExcluir
  23. Pessoa muito respeitada,trabalhei na Firma HM,, entre 1957 até 1960, gostaria de continuar trabalhando, mas casei nesse ano e meu marido não queria que eu continuasse no trabalho. O Sr. Osmênio Pfau na época era gerente, foi uma pessoa fantástica e muito competente !!
    Ingrid Von Der Heyde

    ResponderExcluir
  24. 0Amigo Beto, agora complicou o que falar, o que dizer, que historia contar da grande H.M., comandada pelo Gigante Sr. Osmenio Pfau como Gerente Geral, primeiro eu digo ele so conseguiu fazer tamanha grandeza por ter ao seu lado uma grande e baixinha esposa para o apoiar,e ensentiva-lo e seus filhos maravilhosos, Beto ele era muito sabio na escolha da equipe de colaboradores como ele os chamava seus (vendedores), que para minha maior felicidades eu fui um deles por um periodo de 8 anos,e sou empresario hoje pele que eu aprendi seguindo seus conhecimentos e conselhos Beto vou parar que da H.M. e do Sr.Pau não existe termino nem sua morte para mim parou eu ainda sou seu seguidor procuro me cumunicar com ele abraços Valdir Salvador

    ResponderExcluir
  25. Boa noite Adalberto!
    Estava pesquisando algumas empresas e vi que em Blumenau se instalou a primeira loja de Santa Catarina do Grupo HM.
    Fiquei encantada e saudosista pelo modo com o sr. Hemes tratava os colaboradores dele! Fez refletir-me o quanto a gestão dele era humaniza. Um visionário. Vi algumas matérias sobre a loja na rua XV. É muito importante esse trabalho que faz, muitos voltam ao passado de uma maneira nostálgica e muito feliz. Parabéns!
    Carla Ferreira

    ResponderExcluir
  26. Nelsinho Pereira
    Um inesquecível blumenauense!

    ResponderExcluir
  27. Peter Bauschat
    Acabou sendo Gerente da H M. Meu avalista qdo meu escore era baixo, para meu crédito . Não esqueço dele Sr Pfau

    ResponderExcluir
  28. Regina Lucia Reis Pfau
    Nosso amado pai foi e sempre será um exemplo de cidadão do bem que amava Blumenau.Temos orgulho de sermos suas filhas porque o seu legado jamais será esquecido, principalmente os desfiles ,arcos natalinos e brinquedorama que encantava todos.Saudades!

    ResponderExcluir
  29. Andre Sada

    Meu grande amigo e em especial o filho dele, Luís Henrique. Fomos estudantes juntos e compartilhamos momentos de infância, primário e ginásio. Moravam na rua parece-me S.José., a do Cemitério. Nunca mais pude encontrá-'los, o que muito lamento

    ResponderExcluir
  30. Fernando Pfau
    Meu tio Osmenio, era o gerente Hermes Macedo. Trabalhei nessa época no setor de Artes. Eu fazia pinturas em madeira para datas festivas. (Dia das mães. Páscoa, Natal etc..). Éramos uma equipe. Legal.

    ResponderExcluir
  31. Ruth Zahler Passold
    Conhecia ele mto bem qdo era gerente das lojas HM,gente bonissima e sempre mto atencioso com.os clientes e funcionários

    ResponderExcluir
  32. Maria Elisa Reis Luciani
    Saudoso tio Pfau! Sempre alegre, brincalhão, tratando com muita afabilidade a todos os que o procuravam.

    ResponderExcluir
  33. Maria Helena de Caetano
    Nosso vizinho durante mtos anos. Boas lembranças do Sr. Osmênio e da D. Lourdes. Saudades de todos vcs, Regina Lucia Reis Pfau .

    ResponderExcluir
  34. Sôninha Schossland
    Pessoas idôneas e respeitadas da Blumenau de antes. Ainda por cima, palmeirense. Seus filhos são meus amigos.

    ResponderExcluir
  35. Marilídia Bayer Gomes
    Conheci.
    Formou uma família do bem.
    Parabéns pela sua trajetória

    ResponderExcluir
  36. Renato Vianna
    Grande e saudoso Osmenio Pfau. Comandou o Hermes Macedo de Blumenau com competencia e sensibilidade de multiplicar os clientes dessa Loja tao tradicional. Fui responsavel pelo contencioso dessa Loja. Leonsrdo Peiter, Egon Bernardt , sestren e o Estanislau Stolaischesk foram seus liderados e que marcaram suas passagens pela Empresa. Minhas homenagens e gratidao a esse ilustre blumenauense.

    ResponderExcluir
  37. Lise Rodrigues Ferreira
    Nossa que maravilha!!
    Seu Pfau era meu vizinho.
    Íamos lá ver TV qdo ninguém ainda tinha em Blumenau.
    Era chiquérrimo na época.
    Minha irmã era muito amiga da Bernadete a Dete, filha dele.
    Era uma família muito querida .
    Ele era gerente da loja Hermes Macedo que era top nos anos 60.

    ResponderExcluir
  38. Leandro Ilmo Buelck
    Saudades dessa época, Foi meu primeiro GERENTE, no meu primeiro emprego 1969, dia 10 de julho, ingressei no quadro de funcionários da firma HERMES MACEDO S/A, " Lojas HM S/A, Filial de nr.5, Blumenau SC,
    Foi um dos grandes nessa Empresa, aprendi muito com ele, podia escrever, dezenas, centenas, talvez milhares, de.palavras sobre o Sr.Osmênio, mas fica aqui, o meu MUITO OBRIGADO, pela oportunidade que essa pessoa colocou na minha vida.

    ResponderExcluir
  39. Trabalhei na HM de 1958 a 1965 onde passei por muitos cargos, entre eles Estatística, propaganda, Correspondente da Revista "O Hermaciano, Presidente do Hermácia, setor Pessoal, Chefe do Escritório e por último fui transferido a Itajaí para abrir uma Agência que devido ao sucesso passou a ser o exemplo que culminou em muitas filiais novas, já que até aí so tinha 8, a F-* Paranavaí. Como na época havia a Lei de Estabilidade após 10 anos. o que as empresas evitavam, foi-me proposto um acôrdo que me foi benéfico para poder comprar minha casa própria. Horst Otto Mödinger

    ResponderExcluir
  40. Ingelore Knoth
    Conheci ele pessoalmente pois foi meu gerente na HM por quase 10 anos. Pessoa digníssima, respeitada por todos funcionários.

    ResponderExcluir
  41. Denise Ramos Eltermann
    Ser humano incrível. Formou uma família maravilhosa, da qual sinto muita gratidão, carinho, amor e amizade pela Regina Lucia Reis Pfau e Lena, sem desconsiderar, é claro, Dete, Ike e Zé.
    Minha reverência à todos

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...