“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 2 de março de 2011

- Ella Heiden

Histórias de nosso cotidiano
Crônica de Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.
"Quem fala..."....Ella Heiden
Nascida em Ibirama em 26 de janeiro de 1939, veio para Blumenau em 1959. Faleceu dia 30 de janeiro de 2022, aos 83 anos.
Uma pessoa por demais querida em nossa comunidade na Rua Júlio Heiden no Progresso, Dona Ella , já pertence ao nosso folclore, cultura e tradição da cidade de Blumenau, pela sua irreverência.
Logo após o falecimento de seu esposo Alfredo, teve que tomar a frente nos trabalhos caseiros, e de subsistência à família. Seus filhos, Rubens, Rosana, Rogério (meu ex aluno aplicado, formado em Engenharia Civil) também procuram estar sempre ao seu lado.
Nos finais de ano pelos natais, Dona Ella é famosa pelos seus docinhos caseiros saborosos, e também a tradicional venda de pinheirinhos.
A participação de dona Ella em programas de rádios, emociona a todos. Sempre prestativa junto a comunidade em trabalhos comunitários, Dona Ella com seu Fusca ano 1979, cor vermelho nobre...é um dos seus instrumentos de trabalho, e companheiro inseparável.
Amauri e Marciano
O programa de rádio que mais participava, é o esportivo "Show de Bola, na Rádio Blumenau Arca-da-Aliança (não existe mais) , apresentado de segunda as sexta-feira por Amauri Pereira e Marciano Regis, com Belmiro Avancini, Vilmar Minozzo,  Gil Campos e na retaguarda Juliano Russi.

O programa (foi) comandado por Amauri Pereira, era líder de audiência no horário das 17:00 horas. - 19:00 horas. em Blumenau com a participação dos ouvintes, trocando idéias sobre nosso futebol bretão em geral. Serve pra incentivo ao esporte profissional da cidade, através do Metropolitano. Blumenau E.C. (BEC) Mas também espaço para todos os esportes inclusive o amador. 
Dona Ella, se tornou tão querida na cidade, que ouvintes a elogiam todos instantes, e reclamam quando ela passa uns dias sem ligar.
Ao se apresentar à rádio via telefone, quando atendida seja pelo Amauri Pereira, ou Marciano Régis, perguntam dessa forma: " Alô torcedor Boa tarde"...no caso dona Ella responde "Boa tarde"... o Amauri retruca "Quem está falando" ...Ella Heiden....Amauri retruca, "Oiii querida" que felicidade de ouvir a senhora, quanto tempo"...
Um dia desses o Amauri se deu mal, Dona Ella respondeu: "Como quanto tempo" eu liguei ontem concluiu ela.

Normalmente a conversa se estende um pouco sobre assuntos até da comunidade fugindo um pouco do esporte, mas o foco principal da ligação de Dona Ella, é dar um palpite sobre os jogos para concorrer a um premio. Na oportunidade, Dona Ella também da o voto de seu filho Rogério.
Dona Ella ganhou vários brindes da Radio Blumenau: Rádio Portátil, Toalhas, Bonés, Chaveiro para cortar unhas e abridor de garrafas, garrafinhas de água.
Adalberto, Eliomar Russi e Ivo Hadlich 
Também dona Ella liga aos domingos (atualmente 2021 aos sábados de manhã) para a Rádio Clube de Blumenau, no programa "A Voz da Cidade" com Eliomar Russi o Mazinho e o Sheike Ivo Hadlich. Sempre com muita boa conversa.
Visita dia 16/11/14 - Ana, Beto, Ella Heiden e Rogério Heiden
Uma conversa muito agradável com todos, e com meu ex aluno Rogério. 
Arquivo de Dalva e Adalberto Day

10 comentários:

  1. Parabéns por homenagear a Sra. Ella Heiden, Adalberto, reconhecendo o seu valor enquanto ainda está entre nós. Há cerca de um século os pensadores da História Nova concluíram, e com razão, que a história não é escrita apenas pelos grandes vultos, por aqueles que tomam as grandes decisões, mas também pelo povo, por pessoas como a Dona Ella, que não passam desapercebidas na comunidade na qual estão inseridas. Vida longa à Dona Ella! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Adalberto,

    Muito nobre este seu ato de homenagear tão singular figura.
    Felicidades para Dona Ella.

    Abraços,

    Paulo R. Bornhofen

    ResponderExcluir
  3. Prezado professor Adalberto, o grande cineasta japonês Akira Kurosawa, que filmou muito no interior da China, contava que numa daquelas minúscula e longínqua província, no salão de entrada da prefeitura local, notou que a foto do grande timoneiro Mao Tse-tung, estava colocada na parte de baixo da soleira da janela, quase ao nível do chão, quando o natural seria no alto da mais vistosa parede. Quando filmava nessa sala, toda a cidade se espremia na janela acima da foto, e deu pra entender, os simples cidadãos daquela vila seriam mais importantes do que o próprio Mao, logo, deveriam estar, e efetivamente estavam, acima da foto oficial do grande chefe. Vida longa à frau Ella Heiden. Abraços. Cao

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS MAIS UMA VEZ!!!!

    ResponderExcluir
  5. DONA ELLA É MAIS UMA DESTAS FIGURAS QUE FAZEM PARTE DO NOSSO DIA A DIA.E PELO QUE VI UMA PESSOA MUITO DIVERTIDA.
    PARABÉNS POR PRESTAREM ESTA HOMENAGEM.
    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  6. 1. lucianoache

    1. @adalbertoday Essa Senhora é uma figura, no Natal ela tava vendendo pinheirinhos a R$ 20,00, e o Amauri tá pra buscar o dele até agora, rsrs lucianoache @carlos_tonet Dna Hella vai providenciar 3 CUCAS para sortear no programa. Professor @adalbertoday está providenciando.

    ResponderExcluir
  7. Só eu sei os "elogios" que dona Ella me faz....rsrsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  8. alexandrepeters @adalbertoday show parabens

    ResponderExcluir
  9. gsoares10 @adalbertoday Parabéns Adalberto pela reportagem da Dna Hella. Sou ouvinte do Show de Bola e vc colocou todos os detalhes. Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...