Almanaque Bela Vida
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
- Almanaque Bela Vida Edição nº 4
Mais uma participação na Revista Almanaque Bela Vida - Bairros Garcia e Glória.
A Revista como sempre nos apresenta belas reportagens e destaques de nossa comunidade.
Para entender a bela revista, apresento o Sumário:
Bela Curiosidade 6
Bela Receita 10
Bela Dica de Culinária 12
Bela Piada 16
Bela Saúde Bucal 18
Bela Saúde 19
Bela Saúde Infantil 20
Bela Veterinária 22
Bela Saúde Corporal 24
Bela Cultura 26
Nesta edição de Novembro/Dezembro/2010, Bela curiosidade : Garcia-Glória - página 06 falamos sobre EEB Governador Celso Ramos - e na página 08, sobre a Cooperativa de Consumo dos empregados da Empresa Industrial Garcia - no Grande Garcia - Distrito do Garcia.
__________________
Almanaque Bela Vida
Bela Curiosidade: Glória
EEB Governador Celso Ramos
A imagem mostra professoras do grupo Escolar São José, atual E.E.B. Governador Celso Ramos; Nadir, Evelina, Júlia Strzalkowska, Esmeraldina de Jesus Bacca ( Santiago), mais conhecida como Landi, e Ágata (Águida) dos Santos.
A Escola de Educação Básica Governador Celso Ramos foi fundada em 14 de fevereiro de 1929, com o nome de Escola Paroquial São José (servia de capela para a comunidade – com sede inicialmente na rua Belo Horizonte, em propriedade da família de Carlos Loos).
Dona Júlia Strzalkowska foi a primeira professora da escola. Com seu jeito simples, ás vezes interpretada de forma dura, severa, pelos seus posicionamentos. Mas hoje é reconhecida como uma pessoa que prestou relevantes serviços á educação de nossa comunidade.
Fonte: Adalberto Day, Cientista social e Pesquisador da História
Bela Curiosidade: Garcia
Cooperativa de Consumo dos empregados da Empresa Industrial Garcia
O estabelecimento fornecia gêneros alimentícios de primeira necessidade. Os clientes da cooperativa tinham que se associar e, com isso, as despesas eram descontadas em folha de pagamento. O associado também participava de cotas, dependendo de sua situação e também de consumo. Ao atingir uma certa cota , recebia uma quantia de retalhos e tecidos da empresa.
A Cooperativa de Consumo dos Empregados da Empresa Industrial Garcia foi fundada em 17 de março de 1944, com o apoio do senhor Ernesto Stodieck Jr., diretor. A idéia foi de um grupo de colaboradores que buscava a solução para a escassez de produtos básicos, durante e após a guerra. Localizava-se na rua Amazonas, logo após o Estádio do Amazonas e ao lado da antiga ponte de acesso a Rua Emilio Tallmann. Uma nova fase da Cooper Artex, que foi transferida em 1979 para a Rua da glória, 344. Posteriormente , Cooper Hering – atual Cooper.
Fonte: Adalberto Day, Cientista social e Pesquisador da História
Almanaque Bela Vida Novembro/Dezembro/2010 - ano 1 - nº 4
Editora Bela Vida
Diretor: Edson Peres Gonçalves
Coordenação Geral: Lilian Peres Gonçalves
Revisão de texto: Madalena Parisi Duarte
Contato (47) 3035-3366
Fotos: arquivo de Dalva e Adalberto Day
Um comentário:
Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ana Anssini A gente comprava mesa cooperativa meus pais faziam a lista de compras e eles entregavam em casa tinha que esperar as x dois ou três dias porque todos faziam asim não era como hoje que a gente compra e já leva não eles que faziam e levavam e tinha uma cota não podia passa daquele valor depois descontava no pagamento do funcionário Era um tempo difícil mas também foi bom
ResponderExcluir