terça-feira, 8 de junho de 2010
- A Bandeira do Amazonas
A imagem de 1920 mostra a bandeira (frente e verso) do Amazonas Esporte Clube de Blumenau. Essa relíquia foi confeccionada por bordadeiras da Suíça que estiveram visitando a Empresa Industrial Garcia em Blumenau, em 1920.
Na oportunidade conheceram o Clube, que estava completando um ano de fundação (Oficial) e em sua homenagem bordaram e doaram ao clube. Até 1952 foi a bandeira oficial do clube, que era hasteada somente em solenidades oficiais, guardada a sete chaves no Antigo Hotel da Garcia e depois, permaneceu durante muitos anos na casa do Presidente do Clube senhor Alberto de Oliveira, até seu falecimento em 1957. Depois seu filho Alberto de Oliveira (Fininho) a guardou até 1996, quando me doou. Segundo minhas pesquisas com todos os clubes mais antigos que o Amazonas, Vasco, América, Flamengo, Botafogo, Fluminense (Segundo LC Transportes e
Turismos de SA após ler o artigo, percebi um erro, o Fluminense F. Clube, do Rio, possui sim a
bandeira que está guardada até hoje 1905), e tantos outros, nenhum deles possui a bandeira da época de fundação, portanto esta provavelmente é a mais antiga do Brasil.
_________________________________
História:
O Amazonas Esporte Clube, foi fundado oficialmente no dia 19 de Setembro de 1919, porém já existia desde 1911, com o nome de jogadores do Garcia.
O Clube foi extinto em Janeiro de 1975, após a fusão das empresas Artex/Garcia e seu belo estádio foi aterrado impiedosamente para sempre, deixando rastros de revolta a todos os torcedores e fanáticos por futebol em todo o bairro do Garcia e Blumenau. O último jogo neste estádio foi no dia 26 de maio de 1974. Até então era considerada a mais bela praça de esportes de Blumenau e quiçá do Estado.
Para saber mais acesse:
Arquivo Adalberto Day
6 comentários:
Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Beto
ResponderExcluirQue beleza, gostaria da oportunidade de ver ao vivo essa raridade.
Ela precisa ser divulgada e exposta para a admiração de mais pessoas.
Obs: É muito dificil a confecção de camisas do Amazonas, para venda aos saudosistas iguais a mim.
Obrigado por mais essa emoção.
Abraços
Antonio Vieira
Rijan Repres. Ltda
Bom dia Adalberto
ResponderExcluirMuito importante para nossa historia essa bandeira. Parabens por ter conseguido rergatar um simbolo tão raro de um paixão ,que até hoje corre em nossas veias ,com emoção.
Vc pode informar as medidas dessa bandeira?
um abraço e continue garimpando e nos mostrando
russo (carlos Jorge Hiebert)
Balneario Camboriu
Prezado Adalberto,
ResponderExcluirMais uma vez parabéns por manter viva a historia do Amazonas. Até hoje mau pai se emociona quanto falamos do tim e de muitos de seus jogos.
Beto Tillmann
Amigo Adalberto,
ResponderExcluirVocê nos surpreende a cada instante resgatando o glorioso passado do nosso esporte e da história de Blumenau e de quem fez a faz nossa querida "Capital Econômica".
Parabéns!
Você merece todo o reconhecimento de todos nós blumenauenses,
Edemar Annuseck
São Paulo- SP
Prezado Adalberto, a tela com a pintura original da bandeira do Brasil, obra do pintor Décio Villares foi recentemente roubada. É o Brasil que não sabe resguardar sua memória.
ResponderExcluirAbraços,
Cao
Cao Zone
caozone@uol.com.br
Prezado, Adalberto
ResponderExcluirApós ler o artigo, percebi um erro, o Fluminense F. Clube, do Rio, possui sim a bandeira que está guardada até hoje, veja a foto abaixo.
Sem Autor, 1905
[http://www.fluminense.com.br/site/futebol/wp-content/uploads/2011/06/bandeir1.jpg]