“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

- Natal Alles Blau em Blumenau

Novamente podemos apreciar uma bela decoração nas principais ruas de Blumenau em 2009. A secretaria de Turismo/Prefeitura de Blumenau e CDL,vem se esforçando, para que a cada ano possamos evoluir e quem sabe em um futuro breve, chegarmos próximo as festividades natalinas da cidade de Gramado RS, que se inspirou em nossa cidade. Todos os órgãos gestores de nossa cidade se envolveram em um esforço grandioso de recuperação desde a tragédia de nov./2008, para que a economia possa girar.
Este ano já estivemos em Gramado, assistindo aos eventos natalinos, e posso dizer em breve seremos idênticos ou melhor que eles, “foi de nós que copiaram em 1986”.
O Natal na minha Infância.
Meus avós, pais todos cultivam essa tradição que representa o nascimento de Jesus. A cidade se enfeitava, os presépios eram sempre as atrações principais, acompanhada do “bom velhinho”.
- Mas as festas natalinas começavam mais cedo, no dia 6 de dezembro, onde a figura de Bispo Nicolau, que viveu e pontificou na cidade de Myra, na Turquia, no século quatro. São Nicolau era rico, mas costumava ajudar pessoas pobres, que estivesse em dificuldades financeiras, colocando sacos de moedas, nas chaminés das casas. Uma vez ao atirar pela chaminé, essas moedas teriam entrando em uma meia, daí o termo “pé de Meia”. E foi assim que aprendi com minha avó Ana e meus pais, que a figura do Papai Noel teria se inspirado no Bispo Nicolau.

- No dia 24 de dezembro véspera de Natal, já cedo íamos ao mato cortar uma arvore (ou na casa do Senhor Djalma e Ingeborg (Inha) Fontanella da Silva, ou ainda na Frau Bachmann, mãe do meu amigo Walfrido – da antiga Rua 12 de outubro) para depois durante a tarde enfeita-la com bolas coloridas e como não havia luzes “piscas-piscas” eram colocados velinhas também coloridas para iluminar o pinheiro. Muita alegria e confraternização entre os moradores das Ruas próximas onde morávamos: Almirante Saldanha da Gama, da Glória, 12 de outubro, Belo Horizonte, Progresso, e Vila. Mas um natal desses não foi tão bonito, pois uma velinha de cera ao cair nas vestes de nossa vizinha e colega Sandra, pegou fogo em suas vestes e lhe causou graves queimaduras em seu pequeno corpo, já que era uma garotinha de uns 10 anos. Era um dia especial, se colocava a arvore somente no dia 24, devido ao calor sempre predominante, a ramas murchavam facilmente.
- Em nossas ruas do bairro Garcia e Glória, eram colocados enfeites coloridos em toda extensão das vias públicas, da Rua Amazonas e Rua da Glória. Também havia sempre um presépio em forma de personagens de tamanho natural, colocado na antiga Praça Getulio Vargas, no início do Progresso, Glória e final do Garcia. E as músicas natalinas que ouvíamos bem cedo provenientes dos auto-falantes da casa Nº. 111 da Rua 12 de Outubro, residência do Senhor David Hiebert, mais conhecido como Russo, (hoje praça Getulio Vargas).

LOJAS HM - Hermes Macedo -década 70
- Essa era a década principalmente dos anos de 1960, esperávamos ansiosos os presentes, que naquela época era raro, era costume os pais dar o mesmo presente, durante alguns dias, e depois os guardava para o ano seguinte. Da mesma forma as bonecas eram recolhidos alguns dias antes do Natal, e as mães as vestiam com roupinhas novas, para dar novamente as filhas na noite véspera do Natal. Os carrinhos eram todos de madeira, mas a bola para jogar o ano inteiro no clube doze (no Morro) há essa não podia faltar, e não era recolhida, ganhava todos os anos.
- E o presépio lindo que data mais ou menos 1942, era da minha avó Ana, guardamos em nossa residência desde 1976 quando nos casamos e “tomamos posse desta tão linda ornamentação”. A confraternização era linda entre os moradores, em nossa aldeia social, morávamos nas casas pertencentes a E.I.Garcia. Não Faltavam os lindos cantos natalinos, pura nostalgia e que cultivamos nos dias de hoje mantendo a tradição.

História
Há 16 séculos na Turquia, havia um menino rico que não suportava ver a miséria existente. Então decidiu distribuir brinquedos, alimentos, roupas.
O Papai Noel foi inspirado no Bispo Nicolau, que viveu e pontificou na cidade de Myra, na Turquia, no século 4. São Nicolau era rico, mas costumava a ajudar pessoas pobres, que estivesse em dificuldades financeiras, colocando sacos de moedas, nas chaminés das casas. Uma vez ao atirar pela chaminé, essas moedas teriam entrando em uma meia, daí o termo “pé de Meia”.

Quando cresceu se tornou bispo “São Nicolau” (dia de São Nicolau comemorado em 06 de dezembro) e continuou com sua generosidade. Foi através dele que surgiu a lenda do Papai Noel na Finlândia, já com trenó, renas, descendo as montanhas geladas. Mas foi na França que surge o termo “Papai Noel” depois imitado pelos Italianos que antes chamavam o bom velhinho de “Babbo Natale”. O Cartão de Natal surgiu na Inglaterra em 1843. Mas foi em 1849 que começam a serem comercializados, tornando-se populares. A figura do Papai Noel, foi elaborado pelo cartunista Thomas Nast, da revista Harper”s Weekly em 1881.
                                   Prefeitura de Blumenau dez/2009A tradição de arvores de Natal foi a partir do século XVI em 1525 na Alemanha, pelo pastor protestante Martinho Lutero.. Já o presépio acredita-se é desde o século 8 em Roma, e mais tarde em 1223 São Francisco de Assis fez o primeiro presépio vivo que se tem noticia. O dia 25 de dezembro começou a se comemorar o nascimento de Jesus a partir do ano 353, até então eram em diversas datas.
Noite feliz

A canção mais popular da noite de Natal nasceu na Áustria, em 1818. Na cidade de Arnsdorf, ratos entravam no órgão da igreja e roeram os foles. Preocupado com a possibilidade de uma noite de Natal sem música, o padre Joseph Mohr saiu atrás de um instrumento que pudesse substituir o antigo. Em suas peregrinações, começou a imaginar como teria sido a noite em Belém. Fez anotações e procurou o músico Franz Gruber para que as transformasse em melodia.A versão brasileira da canção também foi feita por um religioso: o Frei Pedro Sinzig. Também nascido na Áustria, em 1876, estudou música em sua terra natal e veio morar na cidade de Salvador, na Bahia, em 1893. O frei naturalizou-se brasileiro em 1898 e se destacou como um grande incentivador da música religiosa no país. Em 1941, criou a revista Música Sacra e fundou a Escola de Música Sacra, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro. Frei Pedro é autor de várias músicas do mesmo estilo e livros sobre o assunto e também atuou como consultor e conselheiro de muitos compositores, inclusive de Villa-Lobos, que dedicou a ele a canção "Missa S. Sebastião". Frei Pedro morreu na Alemanha em 1952.

Mensagem:
Dentro de alguns dias, um ano novo vai chegar a esta estação. Se não puder ser seu maquinista, seja o seu mais divertido passageiro. Procure um lugar próximo a janela e desfrute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer com o prazer de quem realiza a primeira viagem. Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir. Procure curtir a viagem da vida observando cada arbusto, cada riacho, beiras de estrada e tons mutantes da paisagem. Descobre o mapa e planeje roteiros. Preste atenção em cada ponto de parada e fique atento ao apito de partida. E quando decidir descer na estação onde a esperança lhe acenou, não hesite. Desembarque nela os seus sonhos. Feliz Natal e feliz ano de 2010
Arquivo de José Geraldo Reis Pfau /Pfau Comunicação e Adalberto Day


11 comentários:

  1. Bom dia Adalberto, tudo bem?

    Parabéns pelo seu trabalho, é de muito orgulho para a cidade!

    Boas festas para você e sua família!

    Um abraço,

    Raquel Moritz

    ResponderExcluir
  2. Natal é época de Paz, reconciliação, harmonia. É época em que o homem parece realmente reconhecer que tem semelhantes, tem irmãos. É tempo de balanço, de registrar na coluna "crédito" o nome de todos os que foram amigos. É tempo de orar por aqueles que, menos amigos, esqueceram a fraternidade e, supostamente, nos fizeram mal. É momento que serve de reflexão do passado, de viver o presente e, sobretudo, de projetar o futuro. É uma data que nos faz lembrar o nascimento de Deus em nós, Deus conosco. Um bebê, na humildade de uma manjedoura. Deus que se faz humilde e vem ser um de nós, pelo ventre de uma mulher. Também é a ocasião em que notamos, ao nosso lado, muitas das injustiças da vida, muitos que foram e são excluídos. Um brado parece querer sair de nossa garganta. Cala-nos. A sede de justiça, de divina justiça, aflora a nossos lábios. Aí, vêm os votos de felicidade, fraternidade, de amor, caridade e paz.

    Que Neste Natal possamos to dos, planejar o futuro sabendo que somos irmãos e que aquilo que para nós desejamos, deveria ser feito a cada um de nossos irmãos. Como uma partilha. Como na mesa de uma grande família em que o pão, por mais que seja dividido, sacia a todos porque é igualitariamente, por todos, dividido.

    Que Deus me permita continuar usufruindo, no ano vindouro, e em todos que haverão de vir, a tua irmandade, a tua amizade.

    Que o Menino Deus te abençoe sempre,
    Amor Paz e Bem que não custa nada a ninguém!

    Grande Abraço,
    Caminha

    ResponderExcluir
  3. Prezado amigo.Com estas imagens,fizeste-me ter um aperto no peito,pois são imensas as saudades desta cidade que aprendi a amar.E devo isto a treis grandes amigos,Lauro Bacca,Mabeli e Você.
    Opa,quase esqueço de Fritz Müller.

    ResponderExcluir
  4. OI TIO...

    LEGAL SOBRE AS HISTORIAS SOBRE O NATAL! , ADOREI VER A FOTO DA FRENTE DA LOJAS HM... ADORAVA IR FAZER VISITA AO SETOR DE BRINQUEDOS ESTRELA. TEMPO BOM!!

    PARABÉNS PELO TRABALHO!!!

    BJSSS

    ELAINE

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de matéria! Lembranças de infância são alimento da alma.
    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  6. Beto,
    Desejo a você e todos os teus familiares um Feliz Natal. Que no Ano Novo você continue com esta inspiração maravilhosa, presenteando os leitores com as tuas postagens.
    Agradeço a Deus pelo teu talento e amizade.
    Abraçoirmão.

    ResponderExcluir
  7. Adalberto

    Feliz natal pra vc e toda sua familia.

    Parabens pela tua cronica sobre o natal em teu blog, voce consegui retratar fiélmente a emoção que viviamos nesta data e lembrastes bem ,daquelas velas coloridas que iluminavam o pinheiro. Só podiamos ver o pinheiro enfeitado, na hora de adentramos na sala cantanto a musica Noite Feliz.Nossos pais com tão poucos recursos finaceiros, nos proporciavam um natal emocionante e inesquecivel.Hoje tento reproduzir aquele natal da minha infancia na rua 12, que meus pais organizavam na noite de 24 de dezembo. Aqui na minha sala ja esta montado um pinheiro, arvore natural, com bolas coloridas, para receber meus meus 3 filhos com meus 4 netos. Ah obrigado por citar o nome de meu pai.


    Quem sabe o papai noél hoje a noite nos traga um bola numero 5 de presente, então amanha a gente se encontra la no campo do 12. combinado? rsssss

    ResponderExcluir
  8. Amigo Adalberto e familia,
    Que este NATAL seja o mais rico de todos em bençãos, sinais e maravilhas, e, que 2010 venha com muita paz, saúde, alegria para todos.

    São os votos de Edemar Annuseck e Familia

    ResponderExcluir
  9. O meu nobre e querido amigo. Com essa você humilhou. Que bela e incomparavel mensagem.Toda a minha família que hoje aqui está presente com a graça de Deus, assistiu-a maravilhada. Confesso que não tenho como retribuir à altura uma tão espetacular mensagem . Que coisa linda, e é de nossa querida Blumenau. Comoveu-me. So me cabe retribuir essa especial e imerecida deferência.Que o Pai Celestial abençoe a você e sua querida família numa ocasião tão espécial como esta de hoje. Faço sinceros votos que esse próximo ano lhe seja mais favoravel e ,que que seus planos e seu tão desinteressado empenho em prol do bem estar dessa feliz comunidade da qual voce faz parte, se concretizem totalmente e o mais rapido possivel. Quanta dedicação amigo Beto. Acho que voce já merece ser mais feliz nos seus objetivos.
    Eutraclinio A. Santos

    ResponderExcluir
  10. Beto,
    Mais uma vêz cumprimento pela matéria oportuna e interessante e verdadeira.
    Abraço, Feliz Natal.
    Zé Carlos.

    ResponderExcluir
  11. Caro Adalberto Day!
    Inicialmente obrigado pela crônicas que nos tem brindado sobre Blumenau e nossa região Garcia.
    Pesquisando sobre este compositor Frei Pedro Sinzg (Noite Feliz). Descobri que o mesmo já trabalhou em Blumenau. No site http://www.revista.akademie-brasil-europa.org/CM16-06.htm tem uma foto da igreja matriz antiga, de um ângulo que eu nunca tinha visto antes. Vale uma pesquisa aprofundada (rsrsr).
    Por outro lado foi uma grata surpresa descobrir a obra imensa deste franciscano que nos deixou entre outras o belíssimo hino " Cantico do Sol", uma oração de São Francisco.
    Abraços
    Sidnei M. Dalfovo

    sidnei@dalfovosistemas.com.br
    http://sidneidalfovo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...