“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

- Bombeiros do Garcia

Bomba motor F600, utilizada pela guarnição do Corpo de Bombeiros da Empresa Industrial Garcia, em 1960. Em primeiro plano o senhor Odeval Husadel, um dos componentes da gloriosa guarnição, e os demais bombeiros em treinamento. Os bombeiros eram avisados do sinistro por uma sirene, cujo sinal podia ser ouvido em um raio de aproximadamente três quilômetros. (Foto: Arquivo de Adalberto Day e Jonas Vargas Husadel)
Publicado no jornal de Santa Catarina, segunda 03/08/2009 N° 11695 , coluna ALMANAQUE DO VALE jornalista Sérgio Antonello
Foto do Ford A 1929, o mesmo que aparece na foto (abaixo) junto com os bombeiros, foto do dia da venda pela Artex ao senhor Alfredo Gonçalves da Luz
História:
- A Empresa Industrial Garcia mantinha uma equipe de bombeiros considerada uma das melhores de Blumenau, que prestaram relevantes serviços à comunidade não só do Grande Garcia, mas de toda Blumenau. Essa equipe de corpo de bombeiros era formada por funcionários da empresa, e que também residiam próximo as casas da própria empresa. O bombeiro era avisado pela sirene que tocava várias vezes e bem forte e, como moravam próximo a empresa, conseguiam ouvir até uma distância de 3 Km. O período de atuação dessa guarnição de bombeiros da Empresa Industrial Garcia, foi anterior a implantação da corporação de bombeiros de Blumenau, que iniciou suas atividades a partir de 13 de agosto de 1958.
Muito organizada, a corporação de Bombeiros da E.I. Garcia atuou de 1930 a 1974, quando da incorporação pela Artex S/A , sendo esta a mais antiga organização de corpo de bombeiros de Blumenau, e não como consta no Livro “ACIB 100 anos construindo Blumenau” ao dar referencias a antiga Fábrica de Gaitas Alfredo Hering como sendo a pioneira. Eu tinha muito orgulho de ter o meu pai, Nicolao Day ( em pé entre FORD 1929 e a Bomba, de braços junto aos quadris), como um dos bombeiros da empresa, profissão muito bonita e importante para a sociedade.
Arquivo de Adalberto Day

2 comentários:

  1. Adalberto

    Bacana e emocionante..... tu falando com orgulho do seu Nicolao. Parabéns. É muito lindo essa emoção de um filho. Oportuno novamente. O Bombeiro no Garcia já foi matéria de seu BLOG. Terias algum "heroi" desses ainda vivo ? Terias como ter mais historinhas ... eles devem ter participado de grandes epopéias como o incendio da Prefeitura. historinhas o povo adora.
    José Geraldo Reis Pfau

    ResponderExcluir
  2. É incrivel hoje...09/08/2009,
    dia dos pais.
    quando já não tenho meu pai
    aqui comigo, me fez recordar
    que meu pai, meu heroi tambem
    foi bombeiro da Artex.
    Não tenho muita certeza da data
    mas sei que ele trabalhou a vida
    inteira lá. hoje ele teria 72 anos.

    A.Sterz.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...