“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sexta-feira, 6 de março de 2009

- Eleição do novo Conselho Local do A.G. Garcia Marta Elisabetha Kunzmann

Introdução: Adalberto Day
Parabéns Conselho Local A.G.G.Marta Elisabetha Kunzmann – Eleição Novo Conselho. No dia 03/março/2009, eu e minha esposa Dalva fomos prestigiar a composição e eleição do novo Conselho Local do AGG-Ambulatório Geral do Garcia. Os trabalhos sob o comando do então Presidente Carlos Alberto Salles de Oliveira e Marilene Sasse Preuss, transcorreu na maior harmonia e transparência. A importância deste Conselho, é fundamental para o bom relacionamento e funcionamento do nosso AGG.
Por Carlos A.Salles de Oliveira
Na luta pelo resgate e implantação do novo e correto Projeto do Ambulatório Geral do Garcia, dentre os membros da Comissão mais atuantes estão os “Conselheiros” do Conselho Local de Saúde do próprio Ambulatório, que plantou, desenvolveu e vem liderando o vitorioso movimento desta implantação e, continuará sendo o propulsor das ações, que cobrará a execução da futura complementação deste imprescindível Projeto. Previsto na lei federal que rege o SUS e lei municipal de nº. 018 e demais decretos complementares e, composto da união entre os Profissionais da Saúde e Usuários, este Conselho é um colegiado autônomo, permanente, consultivo, fiscal e deliberativo, com a finalidade precípua de possibilitar a participação organizada da comunidade na administração dos serviços que são prestados neste Ambulatório Geral, visando à melhoria da qualidade de vida da população. É, na realidade, o principal sustentáculo no controle funcional deste Ambulatório, verdadeiro guardião dos direitos maiores dos usuários - executor do “controle social da assistência da saúde pública”, para a garantia do bom atendimento à saúde, que é o interesse maior de todos que dele se utilizam.
Histórico:
Teresinha, Nestor e Carlos
Sob a liderança e incentivo da Gerente, Assistente Social Sra. Teresinha Pavesi Kistenmacher, o Conselho Local foi implantado em 2002 no Ambulatório Geral do Garcia, ainda nas antigas instalações, improvisadas, do Centro Social Urbano Hercílio Deeke, da Rua da Glória. Passou por um período de adaptação, com o aprendizado e formação de Conselheiros, através de encontros, palestras e cursos específicos, com a finalidade da preparação, capacitação e aperfeiçoamento de conselheiros. Sob a liderança do presidente, Sr. Luiz Nestor Pohlmann, que coordenou o colegiado no período de 2005 e 2006, este Conselho obteve o impulso gerencial que necessitava e, através da correta organização e funcionalidade operacional, teve surpreendente amadurecimento, desenvolvendo competentes ações de encaminhamento e solução para uma infinidade de problemas crônicos e, de difícil solução. Nestor como é mais conhecido por todos, impecavelmente educado e capacitado, com facilidade de relacionamento e profundo conhecedor dos meandros de acesso aos mais diversos órgãos da administração pública, trouxe significativa contribuição na melhoria das atividades do Ambulatório. O presidente Sr. Deuclécio da Silva e o vice-presidente Sr. Carlos A. Salles de Oliveira e secretária Sra. Marilene Sasse Preuss assumiram, na seqüência e, com a facilidade de um Conselho já bem organizado, idealizaram a criação da “Comissão Pró-Construção do novo AG Garcia”, a qual, juntamente com outros membros de Conselhos Locais, foi então criada, no âmbito do Conselho Regional de Saúde do Garcia. A esta Comissão incorporaram-se várias outras personalidades e lideranças do Grande Bairro e da nossa cidade. Através desta união de conselheiros e comunidade, trilhou-se um árduo caminho na vitoriosa luta pelo resgate da grande obra do novo Ambulatório Geral do Garcia e, esta Comissão, ainda ativa, aguarda a normalização da situação calamitosa em que se encontra a nossa cidade, pós tragédia de novembro/2008, para cobrar e acompanhar a complementação deste grandioso Projeto.
Hoje:
Em 03 de março de 2009, conforme devidamente previsto através do edital de convocação, amplamente divulgado e convite a todas as entidades sociais da região de abrangência do novo Ambulatório, ocorreu a Assembléia que elegeu o novo Conselho Local, para o biênio 2009 e 2010. Foi um evento muito bem organizado e tudo transcorreu na mais perfeita ordem. Todos que lá compareceram, atuais candidatos, antigos conselheiros e convidados foram muito bem recebidos, tudo num clima de respeito e harmonia e, dessa forma, conseguiu-se recompor o colegiado com 15 conselheiros titulares, mais os suplentes. Sr. Carlos A.Salles Oliveira, então presidente desde maio de 2007 dirigiu os trabalhos e a eleição, que assegurou a continuidade deste Conselho com a seguinte composição: presidente: Lindacir Luzia Ruchinski; vice-presidente: Lourdes Zimmermann Cenci; secretária: Marilene Sasse Preuss; demais conselheiros: Juçara de S.G. David, Edson Patcher, Lucimara Z. Carli, Sebastião C. Chiarardia, Marilea Zimmermann, Elza Maria Pitz Leite, Aires Anselmo Serpa, Sandra Pottmeier, Maurício Machado, Fernanda Colombi, Tânia Regina Moraes e Carlos A. Salles de Oliveira.
Da forma como tudo aconteceu houve a valorização dos louváveis e voluntariosos atuais conselheiros e, ao mesmo tempo, ocorreu a “boas vindas” aos novos indicados, através do ambulatório, os representantes dos profissionais da saúde e, através das mais diversas entidades, os representantes dos usuários.
Parabéns ao Conselho Local do Ambulatório Geral do Garcia pela garantia da continuidade e, também, a todos os Conselheiros que o transformaram em atuante, arrojado e vitorioso.
Arquivo de Adalberto Day

3 comentários:

  1. Fiz parte desse Conselho Local de Saúde do Ambulatório Geral representando a Pastoral da Saúde da Paróquia Santo Antônio, como conselheira titular da representação dos Usuários, em duas formações deste colegiado: período de 2005/2006 e 2007/2008 e, continuo ainda a disposição deste, participando como suplente. Também sou representante dos Usuários na representação Entidade Religiosa com Assistência na Área da Saúde, como Conselheira, no Conselho Municipal de Saúde de Blumenau. Ingressei na Comissão Pró-Construção do novo AG Garcia quando da sua constituição, no princípio de 2007, onde contribuo até hoje atuando como secretária e, tive a honra de lutar pela grande obra do novo Ambulatório Geral do Garcia. Pretendo que este nosso trabalho venha a servir de exemplo, para que a nossa comunidade tenha consciência da importância de participar e contribuir, para o bom andamento e desenvolvimento da assistência à saúde pública, principalmente os que dela usufruem.
    Dou as boas vindas e parabenizo ao novo Conselho para o mandato 2009/2010, desejando que tudo corra bem e que tenham sucesso nessa gestão e, muita seriedade e garra na vigilância e apoio na assistência à saúde e nas atividades do nosso ambulatório.
    Neste dia, 08 de março, dia internacional da Mulher aproveito para desejar parabéns a todas as mulheres da nossa comunidade e convoca-las a vir para a luta, ajudar-nos na grande tarefa que é o controle social na assistência social da nossa bela cidade de Blumenau.

    Diana T. E. Salles de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amigo Beto pelo que vcs estão fazendo pela saúde aí no Garcia. Sei o quanto é importante um posto desses num bairro. E sei mais ou menos como esses postos funcionam, pois, meu filho que é médico e atende tbm nesses postos pela Prefeitura, já teve oportunidade de mostrar-me seu funcionamento. É preciso zelar pelo seu bom funcionamento.. Um grande abraço.
    E.A.Santos

    ResponderExcluir
  3. Hello
    purchase acomplia online
    Just go ahead and try it out with faith.
    [url=http://eriecyam.org/]acomplia 20 mg[/url]

    “Acomplia” is it a new word for you.
    http://eriecyam.org/ - acomplia prescription online
    Just go ahead and try it out with faith.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...