“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

- Grupo de Teatro da Artex

Grupo de Teatro da Artex em ação, em 1977. Em apresentação, a peça O Médico à Força, de Molière (Le Medecin Malgré Lui), escrita no século XVII. Peça francesa, sátira em que uma pessoa comum da sociedade (lenhador) se passa por um médico para obter vantagens na sociedade. As apresentações do grupo ocorriam no antigo Salão e Cantina da Artex. (Foto: Arquivo de Adalberto Day e Álvaro Alves de Andrade).
Publicado no Jornal de Santa Catarina - Sábado/Domingo 27/28//setembro/2008,coluna Almanaque do Vale;jornalista Sérgio Antonello; Edição nº 11428
Peça escrita no século XVII pelo dramaturgo francês Molière, “Não hesita em classificar esta peça como a melhor farsa de Molière, acrescentando que o interesse da peça ultrapassa o tema que aborda, pelo seu tom satírico, as suas situações e diálogos só possíveis quando saídos da pena de um grande mestre do teatro”.
Diga-se desde já que é uma peça hilariante.
Um simples lenhador, Sganarelo, é levado pelas circunstâncias a exercer a Medicina. Molière aproveita a peça não só para ridicularizar os médicos do seu tempo, mas também para ridicularizar os pais que tantos entraves colocavam às inclinações amorosas de suas filhas. Sganarelo, um simples rachador de lenha, vê-se forçado a exercer a Medicina quando é obrigado a deslocar-se a casa de Geronte para lhe curar a filha Lucinda, enamorada do jovem Leandro, e vítima de amores contrariados pelo pai.
- Peça : Os mistérios do sexo
A imagem de 1978 mostra o grupo de Teatro da Artex, com a peça “Os mistérios do sexo” de Coelho Neto.Uma comédia que conta a história de uma mulher que realiza uma mudança de sexo para fugir de um casamento. As apresentações do grupo, eram realizados no antigo Salão e Cantina da Artex – atual Ambulatório Geral . Schwester Marta
Arquivo de Adalberto Day e Álvaro Alves de Andrade.

Um comentário:

  1. Valeu Adalberto!
    Ontem "peguei" um colega de trabalho "fuçando" seu blog...
    Foi algo mais ou menos assim:
    Ele comentou: "Interessante esse blog... adalbertoday.blogspot..."
    Eu me intrometi: "Opa, conheço esse blog... é muito bom... tem algumas histórias do futebol de Blumenau que você tanto gosta..."
    Pois é, vai virar leitor assíduo...
    Abraço!
    Maurício.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...